sábado, 21 de março de 2009

Objeto de Arte – O Buquê (1851)

História: após 1498, com a abertura do caminho para as Índias por Vasco da Gama, começou a corrida pelo comércio com a China. Uma rota regular foi estabelecida entre o Extremo-Oriente e a Europa. No século XVI, o domínio foi de Portugal; nos séculos XVII e XVIII os holandeses, ingleses e franceses disputaram com Portugal o monopólio das porcelanas chinesas, que batizaram de Porcelana da Companhia das Índias.
Orgulho dos Imperadores do Celeste Império, como era chamada a China, a porcelana arrebatou o espírito dos príncipes e cabeças coroadas de toda a Europa. Químicos e alquimistas começaram a ser pressionados para descobrir o segredo chinês. Na Inglaterra, claro, não foi diferente. Como vinha da China, os ingleses a chamaram de “china”. Nas inúmeras tentativas para descobrir como os chineses obtinham aquele lindo material, os ingleses começaram a misturar ossos de gado calcinados (osso: bone) à argila comum e deram à pasta resultante o nome “bone china”. Foi um sucesso, sobretudo na fabricação de louças de mesa, por ser ainda mais resistente que a porcelana dura. Mesmo depois da descoberta e adição do caulim, a maravilhosa louça de mesa inglesa é conhecida como “bone china”.
O objeto: na Rússia Imperial, o amor pela porcelana entusiasmou tanto quanto na Europa Ocidental. O objeto que mostramos hoje é uma das maravilhas guardadas pelo Museu da Fábrica Imperial de Porcelana e é de inspiração inglesa. Conhecido como “O Buquê”, foi criado em 1851 e é feito de porcelana biscuit em duas cores, montada sobre madeira, vidro e bronze dourado.
Fonte: http://oglobo.globo.com/pais/noblat/post.asp?t=objeto-de-arte-buque-1851&cod_Post=170395&a=111

Internautas escolhem novo alvo do telescópio Hubble

E o vencedor é o Arp 274.
A Nasa permitiu aos internautas escolherem o próximo corpo celeste a ser observado, naquele que pode ser considerado um ato de democracia espacial, por parte de uma comunidade virtual. A escolha recaiu sobre um grupo de galáxias em rota de colisão. Do total de 140 mil votos em apenas um mês, 48% escolheram as galáxias espirais catalogadas por Halton Arp. Tratam-se de galáxias pouco comuns, que pelas suas estranhas formas ou composição, são geralmente resultado de interações entre várias galáxias. A interação manifesta já as "distorções promovidas pelas forças gravitacionais". Quando as galáxias interagem e se fundem, as nuvens de gás dentro de cada uma, formam novas estrelas e agrupamentos de estrelas, para além de muita poeira cósmica, o que resulta em belas imagens. Para além do aspecto estético, os astronomos esperam que a observação da Arp 274 recolha pormenores nunca antes observados, de um grande choque galáctico.

O aroma adequado para cada cômodo da casa


Essências recomendadas para o quarto

Lavanda: analgésico, relaxante, antidepressivo e sedativo
Patchuli: afrodisíaco Gerânio: calmante, sedativo e antidepressivo
Sândalo: afrodisíaco Cedro: relaxante e sedativo
Ilangue-ilangue: afrodisíaco e antidepressivo

Essências recomendadas para o banheiro:

Hortelã: estimulante e revigorante
Eucalipto: estimulante e refrescante
Pinho: estimulante
Pitanga: calmante infantil

Essências recomendadas para a sala:

Tangerina: relaxante
Gerânio: calmante, sedativo e antidepressivo
Lemongrass: calmante
Lima: energizante e revitalizante
Grapefruit: restaurador

Essências recomendadas para a cozinha:

Alecrim: energizante
Manjericão: sedativo
Lemongrass: calmante e sedativo
Laranja: calmante
Hortelã: estimulante e revigorante

Fonte:http://casa.abril.uol.com.br/materias/moveis/aromas-trazem-bem-estar-casa-428636.shtml

Você pode explicar estas fotografias?

Site interativo onde você poderá votar dizendo se a foto é original ou "montagem"
Clique na

Blogueiro iraniano morre na prisão de Evin após overdose


Um blogueiro iraniano acusado de insultar lideres religiosos do país morreu de overdose na quarta-feira na prisão de Evin, em Teerã. revelou a Campanha Internacional pelos Direitos Humanos no Irã. Omidreza Mirsayafi, de 29 anos, sofria de depressão e cumpria uma sentença de dois anos e meio proferida em fevereiro, após ter postado comentários em seu blog sobre figuras como o líder supremo iraniano, Aiatolá Ali Khameini, e o finado Aiatolá Ruhollah Khomeini.
O grupo dos direitos humanos exige que os funcionários da prisão sejam processados pela morte de Mirsayafi. A overdose do iraniano, que já havia tentado suicídio, envolveu tranqüilizantes prescritos pelos próprios médicos da prisão. A morte do blogueiro segue outro caso semelhante ocorrido há duas semanas. No último dia 6, Amir Hossein Heshmatsaran, fundador do grupo oposicionista iraniano Fronte da Unidade Nacional, morreu de derrame na cadeia. Familiares da vítima acusaram os funcionários do estabelecimento de negligência.
"Líderes iranianos têm relegado a administração do sistema penitenciário a um grupo de funcionários incompetentes e cruéis, que estão demonstrando sua absoluta indiferença em relação à vida humana", disse Hadi Ghaemi, da campanha protetora dos direitos humanos no país. "Se as autoridades não se mexerem rapidamente para deter os oficiais negligentes responsáveis pelo caso, elas estão reforçando a impunidade e a falta de responsabilidade".

Relator da ONU denuncia Israel por crimes de guerra em Gaza

O relator da ONU para os territórios palestinos, Richard Falk, afirma que há indícios legais de que Israel cometeu crimes de guerra em sua recente ofensiva em Gaza e pede que um grupo de analistas averigue sua denúncia.
Em seu relatório ao Conselho de Direitos Humanos da ONU, que apresentará na segunda-feira, Falk conclui que a ação militar israelense em Gaza não estava legalmente justificada e foi potencialmente um crime de guerra.
Segundo Falk, se não é possível distinguir entre os alvos militares e os civis, como define as condições de Gaza, "então lançar os ataques é inerentemente ilegal e poderia constituir um crime de guerra da maior magnitude sob a lei internacional".
Seu relatório afirma que "os ataques se dirigiram a áreas densamente povoadas, (...) sendo previsível que hospitais, escolas e igrejas e sedes da ONU fossem atingidos pelos bombardeios israelenses, causando numerosas vítimas civis".
Um segundo agravante para Falk é o fato de que todas as fronteiras da faixa de Gaza ficaram fechadas, de forma que "os civis não podiam escapar dos locais atacados".
"Em uma política beligerante sem precedentes, Israel rejeitou a permissão a toda a população civil de Gaza -com a exceção de 200 mulheres estrangeiras- de abandonar a área de guerra durante os 22 dias de ataques que começaram em 27 de dezembro", acrescenta em seu relatório.
"Ao fazer isto, crianças, mulheres, doentes e incapacitados foram incapazes de fugir das operações militares de Israel, e esta condição se agravou pela ausência de locais para se esconder em Gaza, dado seu pequeno tamanho, sua densa população e a ausência de refúgios naturais ou construídos pelo homem".
Na ofensiva, morreram 1.434 palestinos, dos quais 235 eram combatentes, 239 policiais e 960 civis, entre eles 288 crianças e 121 mulheres, segundo as autoridades de Saúde do Governo do Hamas.
Além deles, 5.303 palestinos foram feridos, entre eles 1.606 crianças e 828 mulheres, enquanto 21 mil imóveis foram gravemente danificados, segundo a mesma fonte.
O relator rejeita a defesa israelense de que a ofensiva ocorreu em resposta aos lançamentos de foguetes do Hamas contra seu território.
Segundo Falk, "durante o período de cessar-fogo dos meses anteriores, foi predominantemente Israel quem o violava, e o Hamas quem respondia (...) em 79% dos casos".
Em um desses casos, em novembro, um ataque israelense matou seis integrantes do Hamas, que, segundo Israel, faziam um túnel para sequestrar soldados como Gilad Shalit, refém do grupo que controla a faixa de Gaza desde 2006.
A ofensiva israelense em Gaza, que durou de 27 de dezembro de 2008 a 18 de janeiro deste ano, ocorreu, no entanto, após ataques do Hamas, que rejeitou a prorrogação do cessar-fogo que iria até 19 de dezembro e passou a lançar foguetes contra o território israelense três dias antes.
Na conclusão de seu relatório, Falk propõe uma investigação por "três ou mais respeitados especialistas em leis internacionais de direitos humanos e lei criminal internacional", acrescentando que devem ser examinados igualmente os lançamentos de foguetes pelo Hamas.
Falk acredita que podem se aplicar as jurisprudências dos principais tribunais internacionais (ex-Iugoslávia, Ruanda e Tribunal Penal Internacional).

Fonte:http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL1051578-5602,00-RELATOR+DA+ONU+DENUNCIA+ISRAEL+POR+CRIMES+DE+GUERRA+EM+GAZA.html

Sistema solar poderá ter mais um planeta

O astrónomo da Universidade do Havai, Robert Jedicke, acredita que o Planeta X poderá estar a 15 biliões de quilómetros da Terra.

Quando Plutão deixou de ser classificado como planeta, tudo apontava que o sistema solar estivesse definido, com o Sol e os seus oito planetas. No entanto, o astrónomo Robert Jedicke, da Universidade do Havai, avançou recentemente com a teoria de que possa existir um novo planeta no nosso sistema solar, ao qual chamou "Planeta X".A crença nasceu a partir da observação da órbita de alguns corpos celestes localizados na Cintura de Kuiper, entre 4.500 e 7.500 milhões de quilómetros da Terra. Segundo o astrónomo, os corpos têm movimentos elípticos, semelhantes aos dos planetas, o que leva a crer que exista um corpo maior, que orbite o Sol, para além dos 7.500 km de distância da Terra. Segundo o investigador, essas órbitas poderão ser resultado "de perturbações de um objecto maciço muito distante".Esta opinião não é para já consensual. Alguns astrónomos defendem que o lento afastamento dos planetas em relação ao Sol pode estar na origem das estranhas órbitas dos corpos celestes de Kuiper. O investigador estima que o hipotético planeta possa estar a 15 biliões de quilómetros da Terra. A esperança do astrónomo reside agora no Pan STARRS, sigla inglesa para vigilância telescópica panorâmica e sistema de resposta rápida, um projecto que tem como objectivo fulcral a monitorização dos céus em busca de asteróides que possam estar em rota de colisão com a Terra.Quando o sistema entrar em funcionamento, em 2010, Jedicke planeia rastrear todas as imagens por ele captadas em busca de algum sinal do Planeta X. Se o Planeta X existir, os cientistas terão que rever as suas teorias de formação do sistema solar, já que isso poderia sugerir uma formação dos planetas muito anterior àquela que se aceita hoje

Fonte:http://www.expressodasnove.pt/interiores.php?id=3522

Cuba está na agenda da Cúpula das Américas, diz líder de Trinidad

A crise financeira global e a situação de Cuba serão discutidas durante a Cúpula das Américas, afirmou na quinta-feira o primeiro-ministro de Trinidad e Tobago, Patrick Manning, que será o anfitrião do evento entre 17 e 19 de abril.
Segundo ele, diversos líderes presentes deverão levantar um debate sobre o fim do embargo econômico dos Estados Unidos a Cuba e a integração do país à região, já que o tema "está nos lábios de todo mundo", disse.
No entanto, os participantes evitarão criar embaraços sobre o assunto, especialmente para o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, que anunciou sua presença.
"Nós não estamos procurando criar disputas em Porto de Espanha (capital do país). Nós esperamos que as coisas se movam suavemente. Nós não queremos encurralar ninguém, e queremos assegurar o avanço da causa da democracia e da integração no hemisfério ocidental", afirmou Manning a jornalistas, depois de se reunir com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Palácio do Planalto.
"Nós não tentaremos encurralar especialmente o presidente dos Estados Unidos, que parece estar honrando muitos dos comprometimentos que fez", acrescentou.
O primeiro-ministro de Trinidad e Tobago demonstrou otimismo com a possibilidade de Cuba vir a ser convidada para participar do evento no futuro, mas evitou dizer quando e descartou fazer um convite para a cúpula do próximo mês.
"Seria prematuro. Nós não temos esse plano neste momento", disse.
Manning também demonstrou expectativa em acompanhar o pronunciamento de Obama para os presidentes da região. "Parece que ele está fazendo todas as declarações certas", comentou.
Em relação à crise financeira global, o primeiro-ministro de Trinidad e Tobago disse que certamente os líderes dos países presentes tratarão do assunto, mas ponderou que o tema não deve constar do documento final do encontro.
"A reunião dos países do G20 em Londres no próximo mês será bem mais importante nessa matéria, então melhor esperarmos para ver o que resultará disso antes de ver como isso será endereçado na cúpula (das Américas)", destacou. "Vamos esperar."
PETROBRAS
Manning revelou ainda que conversou com o presidente Lula sobre as negociações de acordos bilaterais de cooperação na área de energia. O Brasil quer importar gás natural liquefeito (GNL) de Trinidad e Tobago e os dois países estudam também fechar parcerias na área de exploração de petróleo em águas profundas e refino. Participaram também da reunião de Lula com Manning o chanceler Celso Amorim e o presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli.
Aproveitando a visita de Manning, Lula enviou nesta quinta-feira ao Congresso um acordo assinado em julho de 2008 com Trinidad e Tobago com o objetivo de evitar a dupla tributação, prevenir a evasão fiscal e incentivar o comércio e os investimentos entre os dois países. Cabe ao Congresso analisar o acordo antes de ele ser ratificado.
Fonte:http://oglobo.globo.com/mundo/mat/2009/03/19/cuba-esta-na-agenda-da-cupula-das-americas-diz-lider-de-trinidad-754904250.asp