quinta-feira, 10 de abril de 2008

Fotos sub-aquáticas

Vagando pela web deparei-me com um dos ensaios fotográficos mais incríveis que vi nos últimos tempos. O trabalho foi realizado pela fotógrafa Zena Holloway, que clicou tudo debaixo d’água.
As fotos dispensam comentários e falam por si só.
Veja o site da artista:http://www.zenaholloway.com/gallery/2/start

Mãe de Da Vinci era escrava oriental, afirma historiador

A mãe do pintor renascentista Leonardo da Vinci, chamada Caterina, pode ter sido uma escrava que um nobre florentino deixou como herança para o pai do artista, Piero da Vinci, e com a qual este teve um filho --Leonardo-- quando estava casado com outra mulher.
Assim deduz, baseado em documentos da época, o historiador italiano Francesco Cianchi, que apresentou hoje o livro "Caterina Sclava".
O coordenador do projeto, Alessandro Vezzosi, disse que a hipótese de que Caterina, a mãe de Leonardo, tenha sido uma escrava procedente do Oriente foi divulgada pela primeira vez por Renzo Cianchi, pai de Francesco.
A partir do fato, conhecido e aceito pelos especialistas, de que a mãe do artista se chamava Caterina, e não estava casada com o pai do renascentista, Cianchi buscou provas de sua origem na região de Florença.
Ao não encontrá-las, Cianchi se convenceu de que só podia se tratar de uma das mais de 500 escravas que a nobreza de Florença (centro da Itália) possuía em meados de século 15.
Esta teoria se viu referendada pela descoberta do testamento de um aristocrata da zona, Ser Vanni, que possuía uma escrava chamada Caterina, e que legou ao pai de Leonardo várias propriedades.
Não consta nos registros que o pai de Leonardo tivesse herdado a posse da escrava, mas, nos documentos da época, o rastro de Caterina como serva dos Vanni desaparece após a morte de seu dono, em 1451, e uma Caterina aparece em 1452 vinculada ao pai de Leonardo.
A hipótese, portanto, é de que, após a morte de Ser Vanni, a propriedade da escrava Caterina passou a Piero da Vinci, que teria tido um filho com ela, Leonardo da Vinci, nascido em 15 de abril de 1452.
Um dos pontos fracos desta teoria, como admite Vezzosi, é de que nos documentos sobre Caterina vinculada à família de Da Vinci não figura nenhuma indicação sobre sua origem.
Outros dados, no entanto, respaldam a hipótese de que a mãe de Leonardo não era européia, como os testes realizados pelo Instituto Antropológico Cheti, segundo os quais as impressões digitais do artista apresentam "características árabes".
Além disso, diversos documentos mostram que Leonardo teve uma série de problemas para cobrar a herança que lhe correspondia após a morte de seu pai (que nunca renegou sua paternidade).

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u390927.shtml

Globo sofre pane nos computadores

Pelo menos até as 14h de ontem, toda a Globo estava sem acesso à internet e a e-mails. O problema afetou todas as áreas e unidades das cinco emissoras Globo (São Paulo, Rio, Brasília, Belo Horizonte e Recife). (sifu)
A informação é da coluna Outro Canal, de Daniel Castro, na Folha desta quinta-feira (10).
A pane prejudicou muito o trabalho dos profissionais. Funcionários tiveram que apelar para o aparelho de fax.
A pane só não foi visível para o telespectador, porque os técnicos de informática conseguiram fazer funcionar o Inews, sistema em que os jornalistas preparam o roteiro e os textos dos telejornais.
Segundo Daniel Castro, o Inews voltou a operar menos de cinco minutos antes de o "Globo Rural" (6h15) entrar no ar. Os jornalistas já estavam preparados para colocá-lo no ar como se fosse rádio, com a apresentadora lendo as notícias em uma folha.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u390785.shtml

Mãe de Bob Marley morre aos 81 anos em Miami


Cedella Booker, mãe do músico jamaicano Bob Marley, morreu aos 81 anos em Miami enquanto dormia na noite de terça-feira, divulgaram nesta quarta-feira membros de sua família.
Booker casou aos 18 anos com Norval Marley, um britânico que era 32 anos mais velho que ela. Bob Marley, filho do casal, levou o reggae à cena internacional e sua imagem ficou associada com o ritmo. No entanto, Marley morreu devido a um tumor cerebral aos 36 anos.
"Booker foi a matriarca de um movimento tão poderoso que as qualidades místicas do legado musical de Marley permanecem fortes e potentes", disse a ministra de Informação da Jamaica, Olivia Grange.
Após a morte de Norval Marley, em 1955, Booker se casou com um americano e foi morar no Estado de Delaware. Ela escreveu duas biografias sobre seu filho famoso.
"Ela era uma estrela", afirmou o primeiro-ministro da Jamaica, Bruce Golding.
Booker deixa dois filhos e vários netos, entre eles Ziggy Marley, que ganhou prêmios Grammy com a banda Melody Makers. Detalhes sobre o funeral não foram anunciados.