terça-feira, 16 de junho de 2009

Partido Pirata ganha eleição para parlamento europeu

Um partido político sueco, que tem como plataforma única a legalização do compartilhamento de arquivos na Internet, teve uma surpresa no dia 07 de junho, quando ganhou as eleições para um lugar no parlamento europeu.

O Partido Pirata recebeu 7,1% dos votos na Suécia, e ganhou uma das 18 vagas do país no parlamento europeu.
O líder do partido, Rick Falkvinge, afirmou a um site de notícias sobre compartilhamento de arquivos que foi modificado o modo que a política é feita na Europa: “Os cidadãos perceberam que é hora de mudar as coisas”, disse.

O partido concentrado em apenas um problema foi criado em 2006, após a Suécia criar leis controversas, que criminalizaram o compartilhamento de arquivos. Em abril, quando os fundadores do partido foram condenados à prisão por violar direitos autorais, o Partido Pirata passou a ficar cada vez mais popular.

Logo após a condenação, Tomas Norström, o juiz que deu a sentença, foi retirado do caso por ter sido parcial, por ser um membro de grupos de proteção de direitos autorais. Ulrika Ihrfelt, outro juiz que trabalharia no caso, foi retirado da investigação pelo mesmo motivo que o primeiro.

O partido Pirata agora conta com 48 mil membros e pretende ganhar força para lutar contra as leis européias de direitos autorais e realizar uma reforma dos direitos digitais.

Fonte:http://hypescience.com/partido-pirata-ganha-eleicao-para-parlamento-europeu/

Beirut confirma show em São Paulo no mês de setembro

A primeira vinda do Beirut ao Brasil está confirmada: a banda liderada pelo multiinstrumentista norte-americano Zach Condon já marcou um show em São Paulo, no dia 8 de setembro, no Auditório Ibirapuera.

Ainda não há informações sobre preços de ingressos nem quando começam a ser vendidos, mas a assessoria da casa lembra que o local abriga apenas 800 lugares. O grupo será uma das atrações do Festival PercPan (Panorama Percussivo Mundial), que passa também por Rio de Janeiro e Salvador --ainda sem data para estas duas cidades. Outros nomes do evento ainda não foram divulgados.

Com pouco mais de vinte anos, Zach Condon já recebeu críticas elogiosas da imprensa mundial por seus dois primeiros discos: "Gulag Orkestar" (2006) e "The Flying Club Cup" (2007), além do EP duplo "March of the Zapotec/Holland" que saiu este ano.

No Brasil, o Beirut ficou conhecido quando uma de suas músicas, "Elephant Gun", foi parar na trilha sonora da minissérie "Capitu", exibida em dezembro pela Rede Globo. Fã da Tropicália, Zach também já tocou em seus shows composições brasileiras, como "Leãozinho", de Caetano Veloso.