quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Cometa será visto a olho nu no fim de semana em Mato Grosso

Os mato-grossenses poderão acompanhar a passagem de um cometa pelos céus nos céus no fim de semana.


O cometa Lulin, descoberto por uma equipe de astrônomos chineses, deve chegar a uma intensidade de brilho que o permita ser observável a olho nu em Mato Grosso.

O astrônomo amador Eduardo Baldaci disse que o cometa está em ponto de fácil localização na constelação de Libra como um objeto pálido de cor esverdeada. O cometa poderá ser visível por volta das 4h no horizonte leste, próximo ao local do nascer do sol.

"Há grandes chances deste cometa passar pelo fenômeno 'Outburst', que é um aumento repentino de brilho", disse Baldaci. Ele lembra que os dois últimos cometas brilhantes também tiveram forte influência das atividades solares. "Com binóculo o fenômeno poderá ser visto até o fim de março", completou. A expectativa agora é de que não chova e que o céu não fique nublado nas madrugadas de sábado e domingo.


Ano Astronômico Internacional:

O ano de 2009 foi decretado pela Unesco como Ano Astronômico Internacional com o objetivo de comemorar os 400 anos da invenção do telescópio e as primeiras observações telescópicas feitas por Galileu Galilei. Atividades programadas para este ano também têm como intenção divulgar a astronomia em todo o mundo.

A Astronomia é uma das ciências mais antigas e deu origem a campos inteiros da Física e da Matemática. Teve papel fundamental na organização do tempo e do espaço explorados pela humanidade. Forneceu as ferramentas conceituais para a Astronáutica, para a análise espectral da luz, para a fusão nuclear, para a procura de partículas elementares.

Fonte: http://www.expressomt.com.br/noticia.asp?cod=19067&codDep=3