quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Astrônomos conseguem "fotografar" planetas fora do Sistema Solar pela 1ª vez

Concepção artística do planeta Fomalhaut b, orbitando a estrela mais brilhante que podemos observar da Terra. É a primeira vez que os astrônomos conseguem registrar imagens "reais" de um exoplaneta


Anel de poeira em volta da estrela Fomalhaut (não observada nesta imagem) esconde, abaixo e à direita, um minúsculo ponto: trata-se do planeta Fomalhaut b, "fotografado" pelo telescópio Hubble
Graças a novas técnicas de óptica, os astrônomos receberam este mês um presente adiantado do Papai Noel: as primeiras imagens "reais" de exoplanetas, ou seja, planetas localizados fora do nosso Sistema Solar.Até então, os cientistas apenas conseguiam registrar a existência desses planetas a partir do campo gravitacional gerado por eles, mas isso nem sempre podia ser considerado uma prova concreta dos corpos celestes.
O problema é que o brilho gerado por essas estrelas distantes tornava impossível o registro de imagens dos planetas em suas órbitas. "Com ajuda de equipamentos ópticos do Hubble, conseguimos produzir uma espécie de eclipse artificial, o que permitiu a primeira detecção de exoplanetas", explicou o pesquisador Paul Kalas, em evento realizado nesta quinta-feira na Nasa (a agência espacial americana).Kalas faz parte da equipe da Universidade da Califórnia, em Berkeley, responsável que descobriu o planeta ao redor da estrela Fomalhaut, a apenas 25 anos-luz da Terra, na constelação de Piscis Austrinus (Peixe Austral). Essa é a estrela mais brilhante entre as observadas na Terra e o planeta possui três vezes a massa do planeta Júpiter.A outra descoberta anunciada pela Nasa foi a de três planetas em volta da estrela HR 8799, feita pelo Instituto de Astrofísica de Victoria, em British Columbia, com os telescópios Keck e Gemini. O sistema fica a cerca de 130 anos-luz de distância, na constelação Pégaso. Os planetas possuem, respectivamente, dez, nove e seis vezes a massa de Júpiter.


Fonte:http://cienciaesaude.uol.com.br/ultnot/2008/11/13/ult4477u1130.jhtm

Ufólogo: círculos em lavouras são mensagens de ETs


Um ufólogo afirmou nesta quinta-feira que os círculos encontrados em lavouras de trigo e triticale na zona rural de Ipuaçu, oeste de Santa Catarina, seriam mensagens deixadas por extraterrestres a exemplo do ocorreu há 20 anos em diversos países da Europa, como Inglaterra, Áustria e República Checa.

Ademar Gevaerd esteve em Ipuaçu, pequeno município de 3 mil habitantes localizado a 511 km de Florianópolis, para verificar in loco as formas encontradas nas lavouras. Segundo ele, não é provável que seres humanos possam ter produzido os círculos no meio da plantação devido à perfeição dos desenhos geométricos.
"Estou muito impressionado com o que vi. As formas são perfeitas e não poderiam ser feitas por máquinas ou seres humanos", disse. "Nos círculos existem características únicas. As hastes das plantas foram dobradas cuidadosamente, em sentido horário, não há uma quebra sequer e nenhum sinal de que alguém tivesse passado por ali", completou.
Estudioso do tema há pelo menos duas décadas, Gevaerd é editor de uma revista de ufologia no Brasil e já esteve analisando os agroglífos que surgiram na Europa, começando em campos localizados a cerca de 150 km de Londres.
Segundo ele, as primeiras marcas são semelhantes às encontradas em Santa Catarina. "Eles começaram assim, com desenhos mais simples, e posteriormente foram ganhando outras formas impressionantes, como de triângulos, moléculas, entre outras", afirmou. "Acredito que esses dois círculos possam ser apenas o início de algumas mensagens que um tipo de inteligência extraterrena queira nos passar", afirmou.
Os círculos nas lavouras de Ipuaçu viraram o principal assunto na cidade. O ufólogo disse ter conversado com vários moradores locais que chegaram a relatar a presença de luzes diferentes na madrugada do último domingo.
Ele recolheu algumas plantas para realizar análises. "Em outros casos semelhantes havia alteração significativa no DNA dos vegetais", afirmou, acrescentando ser muito importante o surgimentos das imagens para a ufologia brasileira. "Finalmente isso ocorreu no Brasil, para que possamos acompanhar o fenômeno de perto", disse.
Com cerca de 300 m², os círculos têm 19 m de diâmetro e foram encontrados no último domingo em duas propriedades localizadas na comunidade rural de Toldo Velho. O local virou ponto turístico e tem recebido visita de curiosos e até mesmo excursões de escolas.