quinta-feira, 11 de junho de 2009

Cientistas propõem construção de uma cúpula sobre Houston


Arte: Concepção artística mostra como seria a cidade de Houston protegida por uma cúpula protetora. Crédito: Divulgação do projeto

Uma ideia já vista em filme e desenhos animados que imaginam um mundo futurista, como na famosa série Os Jetsons dos anos 80, foi proposta por um grupo de cientistas norte-americanos.
Uma equipe de engenheiros quer construir uma cúpula gigante envolvendo toda a cidade de Houston, no Texas, nos Estados Unidos. O objetivo seria proteger a região dos efeitos do aquecimento global. A bolha gigante deixaria Houston, onde fica a sede de controle da agência espacial americana (Nasa), isolada de tempestades severas, furacões e até tornados. Além disso, a cidade também estaria livre em tese das altas temperaturas. No projeto dos engenheiros, Houston seria envolvida por uma cobertura de 21 milhões de metros quadrados, a maior do mundo. Os engenheiros mostraram que Houston usa anualmente mais energia elétrica que a cidade de Los Angeles. A passagem de furacões pela região custa em média 10 bilhões de dólares para a cidade.

Fonte:http://www.apolo11.com/cietec.php?posic=dat_20090610-080839.inc

O blog da PETROBRAS

A celeuma causada pela PETROBRAS de publicar num blog as perguntas que a impressa lhe faz, e as repectivas repostas, é vã.
A intenção dela é apenas manter a transparência com seus públicos de interesse. Algo errado nisso? Penso que não.
Aqui está o endereço do blog:http://petrobrasfatosedados.wordpress.com/

.

Jovem brasileiro de 17 anos descobre antibiótico


Ivan Lavander Candido Ferreira


Ele observou que ovos de artrópode não apodreciam ao ficar ao relento.

Um estudante do terceiro ano do ensino médio descobriu em ovos de aranha um antibiótico promissor.

No ano passado, Ivan Lavander Candido Ferreira bateu à porta do Laboratório Especial de Toxinologia Aplicada do Instituto Butantã.

Uma amiga da família já recomendara o jovem de 17 anos ao pesquisador Pedro Ismael da Silva Junior. O cientista decidiu ouvir a proposta do rapaz.

"Eu queria investigar ovos de opilião", conta Ferreira, que desde os 16 anos cria em casa esses animais - um parente inofensivo das aranhas.

Interessado em artrópodes, o estudante leu um artigo sobre proteínas antibióticas encontradas no veneno de vespas: além de paralisar a presa, as toxinas também desinfetavam o alimento.

A hipótese de Ferreira era simples. Partia da observação de que os opiliões deixam os ovos ao relento e eles não apodrecem.

Deveria haver alguma substância para proteger os ovos de fungos e bactérias, ávidos por matéria viva.

O trabalho sobre vespas mostrava que a seleção natural é um laboratório eficaz para a síntese de potentes microbicidas.

Em pouco tempo, o estudante percebeu que fora ao lugar certo. No doutorado, Silva Junior investigou a hemolinfa - o equivalente ao sangue - de uma espécie de caranguejeira.

Descobriu uma proteína que está sendo testada no tratamento de leishmaniose, doença de Chagas e câncer.


ROTINA


Antes de gastar tempo com o garoto, Silva Junior resolveu testar sua disposição. Entregou-lhe uma bibliografia exigente e solicitou um projeto de pesquisa detalhado.

Ferreira não decepcionou. Semanas depois, voltou ao laboratório com os livros lidos e o projeto impresso.

O pesquisador ficou surpreso. Leu a proposta e, animado, organizou sua rotina para receber o aprendiz vários dias por semana.

Ensinou-lhe a usar vários equipamentos do laboratório. Duas vezes por semana, Ferreira deixava o colégio, almoçava em casa e, à tarde, pegava um ônibus para o instituto.

Ao chegar, vestia o jaleco branco como os demais pesquisadores. Todos ajudavam na sua formação, especialmente o aluno de mestrado Raphael Sayegh, designado como tutor.

Silva Junior convenceu Ferreira a trocar os ovos de opilião por ovos de armadeira, aranha agressiva responsável por cerca de 3 mil envenenamentos em 2007. "No laboratório, já criávamos armadeiras para outras pesquisas", explica o cientista.

Ferreira testava as substâncias que conseguia isolar em colônias do fungo Candida albicans - causador de uma micose conhecida popularmente como "sapinho" - e da bactéria Microccocus luteus.

Quase inofensivos para pessoas saudáveis, os dois organismos podem produzir quadros graves em pacientes imunodeprimidos.

A paciência e a laboriosidade foram recompensadas. Colônias do fungo e da bactéria apareceram mortas. O jovem pesquisador havia encontrado a substância que procurava.


FUTURO


A pesquisa rendeu-lhe quatro primeiros lugares na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace 2009), realizada em março na Escola Politécnica da USP, e um segundo lugar na categoria microbiologia da Feira Internacional de Ciências e Engenharia patrocinada pela Intel (Intel Isef 2009), em Nevada, nos Estados Unidos. Foi a premiação mais alta concedida a um estudante brasileiro no evento americano.

Agora, com 18 anos, pretende sintetizar em laboratório a substância que identificou nos ovos da aranha e, assim, realizar mais testes para determinar a toxicidade do composto.

Também sonha em cursar Biologia na Universidade de São Paulo (USP). "A oportunidade de realizar um trabalho de pesquisa científica mostrou para mim que essa é a minha vocação", afirma Ferreira.

Silva Junior pretende receber outro estudante do ensino médio em seu laboratório. O rapaz já foi escolhido.

Tanto ele como Ferreira estudam na rede particular de ensino de São Paulo.

"Vale a pena: os jovens hoje ficam empolgados com futebol, com vôlei, com música... Por que não empolgá-los com ciência também?", questiona o pesquisador.

Fonte:http://www.terra.com.br/portal/
*Muita gente deveria seguir o exemplo desse garoto.
Esse sim é integente e com certeza entrará para a história.

Um sapo que muda de cor constantemente está sendo venerado como um deus na Índia‏


Um sapo que muda sua cor frequentemente está atraindo multidões para a casa de Reji Kumar, 35, nos subúrbios de Thiruvananthapuram, Kerala.

Agora, um dos principais zoólogos da Índia, decidiu estudar a criatura incomum - desde que possa mante-la viva.

Kumar, um ascensorista na faculdade de medicina da cidade, encontrou um sapo de cor branca enquanto regava flores em seu jardim.

"Eu peguei ele imediatamente e coloquei-o em uma garrafa de vidro. Os órgãos internos do sapo eram claramente visíveis".

"Eu fiquei ainda mais surpreso quando o sapo branco ficou amarelo". Mas a surpresa de Kumar e de sua família não terminou alí. Eles logo descobriram que o sapo tinha ficado com uma cor cinzenta.
"De noite, ele mudou para amarelo escuro. Todos estão muito animados e surpresos. Estamos dispostos a entregar o sapo para um perito para qualquer tipo de estudos ", disse Kumar.

"O meu problema é que este sapo não parece querer comer. Estou tentando mante-lo alimentado, mas ele não come nada. Não sei mais o que lhe dar", disse ele.
"Parecia um milagre para mim que esse sapo tivesse tantas peles diferentes. Agora as pessoas vem vê-lo e rezar para ele."

O Professor Oommen V. Oommen da Kerala University, disse que sapos que mudam de cor não são incomuns. "Sapos mudam a cor para afastar os predadores", disse. "Mas pelo que tenho ouvido, o sapo de Kumar muda de cor tão frequentemente que é um pouco incomum. Vou recolhe-lo para um estudo."

Fonte:http://www.thaindian.com/newsportal/health/a-frog-that-changes-colour-attracts-crowds_100187660.html

Advogado diz que David Carradine foi assassinado por uma seita


Apesar de a polícia tailandesa ter identificado a causa da morte como um jogo sexual, o advogado não está convencido, e afirmou que sua morte foi planejada por uma organização secreta de artes marciais.

A repentina morte de David Carradine, 72, deixou várias perguntas, mas a polícia da Tailândia rapidamente teceu a hipótese de que foi um jogo erótico fora de controle que provocou a morte do ator.

No entanto, algumas pessoas não acreditam nessa hipótese, como o advogado de Carradine, Mark Geragos, que rejeitou esta teoria como a causa da morte e sugeriu que ele foi morto por uma organização de artes marciais que existe e funciona anonimamente, publicou hoje " O New York Post ".

Geragos, que se apresentou no programa de televisão de Larry King, inclusive apelou ao FBI que viajasse à Tailândia para recolher provas recolhidas pelos pesquisadores do país, apesar da polícia tailandesa dizer que a agencia não pode interferir nas investigações da morte.

"David estava ansioso para investigar e desvendar as sociedades secretas", afirmou o advogado, negando que a família de Carradine houvesse aceitado a primeira versão de acidente sexual.

As sociedades secretas na Tailândia, nasceram há séculos no coração das aldeias para combater a corrupção das dinastias chinesas, mas nos últimos 200 anos, estão envolvidos em atividades criminosas.

A família de Carradine, por sua parte, solicitou a intervenção do Dr. Michael Baden, renomado forense do Departamento de Estado de Nova Iorque para examinar o corpo do ator.

Fonte: http://www.terra.cl/entretencion/index.cfm?id_cat=2471&id_reg=1194857