sábado, 11 de abril de 2009

Páscoa: a relação dos astros com essa data

A Páscoa é uma festa que é celebrada por três tradições religiosas: a judaica, a católica e a cristã ortodoxa. O sentido geral da celebração é o de libertação. O termo “pessach”, que designa a Páscoa judaica, significa “passagem”, e está associada à libertação do povo judeu da escravidão que sofreu por parte do povo egípcio. A passagem, no caso, refere-se à travessia do Mar Vermelho liderada por Moisés, na impressionante narrativa da abertura do mar para que os judeus pudessem consumar a sua libertação, o mesmo mar que depois se fechou matando grande parte do exército do Faraó que perseguia o povo hebreu. O cálculo da Páscoa judaica está associado ao Ano Novo desta tradição religiosa, e ela se dá exatamente 163 dias antes do Rosh Hashaná, que é a celebração do novo ano, geralmente acontecendo entre os meses de setembro e outubro de cada ano do calendário cristão. A Páscoa cristã está diretamente vinculada ao calendário lunar e solar, tanto no caso da tradição católica quanto no caso da tradição cristã ortodoxa. Ambas se apóiam no início do ano novo astrológico, que ocorre sempre em 21 de março, com a diferença que a Páscoa católica segue o calendário gregoriano, enquanto a páscoa cristã ortodoxa segue o calendário juliano. É, portanto, uma data baseada no Sol e na Lua. O domingo de Páscoa é sempre o primeiro depois da Lua Cheia, que ocorre ou no próprio dia 21 ou logo após essa data. Para a maioria de nós que vive nos grandes centros urbanos e, às vezes, nem consegue enxergar o céu e as posições dos astros, é interessante saber que tradições tão antigas e fundamentais como a celebração pascal estão associadas e alinhadas com os fundamentos da Astrologia.
Fonte: http://www.zastros.com.br/VerMateria.aspx?mat=295&cat=4

O ovo de Páscoa é um delicioso símbolo de renascimento para os católicos

Os ovos de Páscoa feitos de chocolate surgiram nos Estados Unidos no final do século 19

Os chineses e os persas, assim como os romanos e algumas tribos germânicas, consideravam o ovo um símbolo de vida e do renascimento de cada primavera após a noite invernal, razão pela qual o adotaram como objeto de culto e de veneração.A movimentação dos astros, principalmente o Sol, assim como o ciclo das estações, eram de importância vital para as civilizações antigas baseadas na agricultura, o que explica a presença deste símbolo universal em diversas festividades anuais, especialmente nas ligadas à primavera.Vários povos, como os chineses, os persas e os gauleses, pintavam ovos de diversas aves com cores vivas para evocar o sol da primavera, que aparece nesta época do ano no hemisfério norte e que, para os antigos, representava um retorno à vida.O ovo como símbolo de renascimento também estava presente nas antigas cerimônias da Pessach, a Páscoa judaica, quando se celebra o momento em que o anjo exterminador passou por sobre as moradias dos judeus escravizados no Egito, cujas portas haviam sido marcadas por ordem de Jeová para que escapassem do castigo divino contra os egípcios.Este rito hebraico foi absorvido pelo cristianismo, religião na qual a tragédia litúrgica da crucificação, morte e ressurreição de Jesus Cristo se entrelaça também com rituais pagãos ligados à fertilidade e à idéia de ressurreição.Em muitos destes ritos arcaicos, aparecia o símbolo milenar do ovo, arquétipo que, desde o alvorecer da humanidade, leva consigo a magia e o mistério do ressurgir periódico da vida.Na Alta Idade Média, os cristãos adotaram o ovo como símbolo para festejar a ressurreição de Jesus Cristo na Páscoa de cada primavera boreal (hemisfério norte), depois dos sacrifícios que os fiéis se impõem durante a Quaresma.Ovos de Páscoa feitos de chocolate, muito semelhantes aos que conhecemos hoje, surgiram inicialmente nos Estados Unidos no final do século 19, e a partir daí se espalharam pelo mundo como um produto industrial, junto com a lenda do "Coelho da Páscoa", segundo a qual um coelho esteve preso com Jesus no Santo Sepulcro, tendo presenciado a sua ressurreição.Ao sair dali, o animal teria sido o mensageiro da boa nova e distribuído, entre os primeiros cristãos, ovos pintados com cores vivas, que representavam a magia do renascimento, do retorno à vida.Embora esta história, provavelmente medieval, não pareça estar ligada á nenhuma tradição cristã, cabe lembrar que o coelho era para os antigos, assim como o ovo, um símbolo de fertilidade e vida.A partir do século 20, o Ovo de Páscoa adotou definitivamente o chocolate como matéria-prima e rapidamente se tornou um objeto de consumo que movimenta milhões de dólares, mas cuja origem mais remota poucas pessoas conhecem.


Fonte:http://estilo.uol.com.br/ultnot/afp/2009/04/07/ult3805u54.jhtm

Pesquisa revela quais celebridades internacionais vendem mais capas de revista

Em 2008, Angelina Jolie e Victoria Beckham foram garantias de boas vendas; enquanto Nicole Kidman e Carrie Underwood empoeiraram nas bancas

Fãs de Angelina a seguem dos cinemas às bancas



Que Angelina Jolie vende bem todos sabem. Mas você imaginaria que uma capa com Nicole Kidmann ficaria parada nas bancas? Confira a lista das celebridades que mais venderam revistas com sua beleza estampada na capa e aquelas que não saíram em circulação, segundo pesquisa do “Audit Bureau of Circulations”

Angelina Jolie
A musa benfeitora foi considerada a celebridade mais rentável nas capas de revistas do ano passado. Sua edição na Vanity Fair de julho e a edição de novembro da W foram as melhores vendas do ano. A primeira com 504,785 e a segunda com 78,000.

Rachel Weisz
A atriz estampou a capa da Vogue de outubro e vendeu apenas 276 mil exemplares.

Victoria Beckham
A ex-spice vendeu 413 mil exemplares da Elle de Janeiro. No mês anterior, Carrie Underwood teve uma das vendas mais fracas, apenas 253,611.

Nicole Kidman
Capa da revista Glamour, a atriz não teve apelo e vendeu apenas 460,000 cópias em dezembro – a venda mais baixa da história da revista.

Fonte:http://www.abril.com.br/noticias/diversao/pesquisa-revela-quais-celebridades-internacionais-vendem-mais-capas-revista-448741.shtml

Sábado de Aleluia, Sábado Santo

O Sábado de Aleluia é o sábado anterior ao domingo de Páscoa. É o dia em que se acende o Círio Pascal, uma grande vela. O Círio simboliza a luz de Cristo, que ilumina o mundo. Na vela, estão gravadas as letras gregas Alfa e Ômega, que querem dizer "Deus é o princípio e o fim de tudo".

Conheça os signos correspondentes aos apóstolos da Santa Ceia

Em 1495, Leonardo da Vinci foi contratado pelo Duque Lodovico Sforza para retratar na parede do convento de Santa Maria delle Grazie, em Milão, a Santa Ceia que representa Jesus e seus apóstolos. Levou três anos para ser concluída (1495-1498) e foi baseada na passagem de João (13,21) onde Jesus revelou que um de seus doze apóstolos o trairia.

Com uma perfeita simetria geométrica, A Santa Ceia tem a capacidade de produzir um sentimento de equilíbrio e harmonia, pois é dotada de uma forma de meditação artística.
Da Vinci associou cada apóstolo a um signo zodiacal. Por exemplo: Pedro, o fundador da igreja católica, é identificado pelo signo de sagitário, cujas características marcantes são: vitalidade, idealismo e expansividade. Isso significa que ele utilizou os elementos necessários para a expansão do cristianismo que também estão presentes neste signo, sagitário.

Na Santa Ceia, os apóstolos estão divididos em grupos de quatro. Leonardo Da Vinci usou o conhecimento da astrologia e astronomia (baseado em Ptolomeu - século 2 d.c) para compor a obra. As posturas e gestos dos apóstolos são expressões claras destes conceitos onde ele representou o conhecimento ocultista. Jesus não é representado por nenhum signo já que é o representante de todos eles. No seu lado esquerdo, existem seis apóstolos e no lado direito, mais seis.

A disposição (ou família) dos apóstolos é a seguinte (da esquerda para direita).
Grupo 1: Bartolomeu – Peixes, Tiago menor – Aquário, André – Capricórnio.
Grupo 2: Simão Pedro – Sagitário, Judas – Escorpião, João – Libra, JESUS ao centro.
Grupo 3: Tome – Virgem, Tiago – Leão, Felipe – Câncer.
Grupo 4: Mateus – Gêmeos, Judas Tadeu – Touro, Simão Cananeu – Áries.

Significado do posicionamento dos apóstolos

Bartolomeu (Peixes): Existem poucas informações sobre este apostolo e é provável que este fosse o sobrenome de Natanael. Jesus o chamou de "o israelita que não tem dolo" (Jô 1.47). Depois da ascensão de Jesus, ele teria sido missionário na Índia e crucificado de cabeça para baixo.
Características: compreensivo, atento, afetuoso e caridoso, encontrava solução para os mais variados tipos de problema. Emocional e introspectivo, sacrificou-se por sua fé.

Tiago Menor (Aquário): Filho de Alfeu (Mt. 10:3) é provável que seja irmão de Mateus e primo de Jesus (Mt. 27.56). Tinha semelhança física com Jesus. Teria pregado na Pérsia e depois crucificado.
Características: criativo, rebelde, imprevisível, imaginativo, intolerante, liderou movimentos. Aspirou por um mundo melhor.

André (Capricórnio): Irmão de Pedro, seu nome deriva do grego e significa varonil. Era forte, devoto, fiel e, como o irmão, pescador. Jesus o chamou para segui-lo (juntamente com Pedro) quando estava na praia. Viveu seus últimos dias em Citia, sendo martirizado em Patras. Teria sido crucificado numa cruz em forma de X.
Características: cauteloso, persistente, calmo, sério, perfeccionista e trabalhador.

Simão Pedro (Sagitário): O mais importante dos doze discípulos, "o apóstolo dos judeus" (Gl. 2.8), ficou conhecido como o homem rocha - Simeon (At. 15.14), que em aramaico significa rocha. Irmão de André era pescador.
Características: o mais religioso de todos, dotado de muita vitalidade, idealista, expansivo, por vezes contraditório, vai de um extremo ao outro quando contrariado.

Judas Iscariotes (Escorpião): a palavra aramaica iscariotes significa homem de Queriote. Ele se juntou aos demais discípulos nos primeiros dias (Mt 4.18-22) e era uma espécie de tesoureiro. Após a morte de Judas, os discípulos escolheram outro homem, Matias (At. 1.23) que significa "Dom de Deus".
Características: introvertido, espírito de transformação espiritual, determinado, motivado, realizador, dotado de fortes sentimentos, mistério.

João (Libra): Irmão de Tiago, filho de Salomé, tia de Jesus que assistiu a crucificação de Jesus (Mc. 15.40). Era chamado de "filho do trovão" (Mc. 15.40) por seu temperamento impulsivo. Foi o único que ficou ao pé da cruz. Jesus entregou sua mãe aos seus cuidados (Jô 19.26-27) Ele escreveu um dos evangelhos e cuidou de Maria até sua morte. Ao ser preso, foi levado a Roma e exilado na Ilha de Pátmos, vivendo até idade avançada.
Características: cooperador, harmonioso, amante da paz, sociável, imparcial, espírito de conciliação, defesa, justiça.(Obs: Dan Brown e muitos esoteristas entendem que o apóstolo sentado ao lado direito de Jesus não é João, mas Maria Madalena.)

Tomé (Virgem): Se juntou aos outros discípulos depois que Jesus foi crucificado (Jô 21 2-3). Tornou-se missionário na Índia.
Características: apurador de fatos, humano, gosto pela perfeição, prudência, meticulosidade e poder de observação.

Tiago (Leão): Depois de Jesus ter convocado Pedro e Andre, o mestre o convocou quando consertava redes (Mc. 1.19). Na ocasião, ele estava com o irmão João (ambos responderam imediatamente o chamado de Jesus). Tiago sempre estava com o irmão; por isso eram chamados de "filhos do trovão" (Mc 3-17). Foi executado em 44 D.C. Foi o primeiro missionário cristão na Espanha.
Características: liderança, dramaticidade, orgulho, criatividade, vitalidade, confiança, fé inquebrantável em si mesmo, líder nato.

Felipe (Câncer): Estava em Betânia do outro lado do Jordão (Jô 1.28) quando Jesus o chamou. Estava presente no milagre da multiplicação dos pães. Teria pregado na França, sul da Rússia, Ásia menor e até na Índia.
Características – simpatia, sensibilidade, boa memória, caráter emocional, introvertido, tranqüilo.

Mateus (Gêmeos): Coletor licenciado, conhecido como "publicano". Um dia, Jesus ordenou a Mateus que “O seguisse” (Mt. 9.9). Sabia ler e escrever e, de todos os Evangelhos, o de Mateus é o mais influente. É provável que tenha passado os últimos dias levando a palavra de Cristo sendo martirizado em Nadabá em 60 D.C.
Características: curiosidade, adaptabilidade, espírito literário, perspicácia, comunicação aguçada, cerebral, anti-convencional.

Judas Tadeu (Touro): Mateus e Marcos dão referência em Mt.10:3 e Mc 3.18 e Lucas dá referência como Judas, filho de Tiago (Lc 6.16 e At. 1.13). Depois da crucificação pregou na Mesopotâmia e depois teria sido martirizado, morto a pedradas.
Características: calmo, paciente, estável, digno de confiança, prático, artístico, obstinado, generoso, tímido, estável.

Simão Cananeu /Zelote (Áries): Zelote significa zeloso e cananeu em aramaico também significa zeloso. Não existe refêrencia bíblica de quando ele se uniu aos outros apóstolos. Só existe o relato breve de que "se uniu ao mesmo tempo de Andre e Pedro, Thiago e João, Judas Iscariotes e Tadeu" (Mt. 4.18-22).
Características: rápido, intenso, não conhece a palavra medo. Luta para manter a integridade e segurança dos seus.

Monica Buonfiglio/ Especial para o Terra

Fonte:http://www.terra.com.br/esoterico/