terça-feira, 8 de julho de 2008

Carta Aberta: Em defesa da liberdade e do progresso do conhecimento na Internet Brasileira

Esta semana está para ser votado no Senado Federal uma proposta do senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG) que trata de uma forma diferente os crimes na Internet. Segundo a Folha Online, este novo projeto de lei que tramita no Senado pode levar à "criminalização em massa de usuários de internet que baixam e trocam arquivos (músicas, textos e vídeos) sem autorização do titular". Até mesmo a liberdade do desbloqueio de celular poderia se transformar em crime.
Segundo Ronaldo Lemos, professor da FGV, ao se referir a "rede de computadores", "dispositivos de comunicação" e "sistema informatizado", o projeto engloba não só computadores mas reprodutores de MP3, aparelhos celulares, tocadores de DVD, sistemas de software e até conversores de TV digital, além de sites.
Segundo os autores da petição contra o novo projeto de lei, esta proposta coloca praticamente qualquer atividade na internet como crime, estabelecendo restrições ridículas e uma verdadeira ameaça a liberdade de expressão.
O Substitutivo do Senador Eduardo Azeredo quer bloquear o uso de redes P2P, quer liquidar com o avanço das redes de conexão abertas (Wi-Fi) e quer exigir que todos os provedores de acesso à Internet se tornem delatores de seus usuários, colocando cada um como provável criminoso. É o reino da suspeita, do medo e da quebra da neutralidade da rede. Caso o projeto Substitutivo do Senador Azeredo (leia-se PSDB) seja aprovado, milhares de internautas serão transformados, de um dia para outro, em criminosos. Dezenas de atividades criativas serão consideradas criminosas pelo artigo 285-B do projeto em questão. Esse projeto é uma séria ameaça à diversidade da rede, às possibilidades recombinantes, além de instaurar o medo e a vigilância.
Se, como diz o projeto de lei, é crime "obter ou transferir dado ou informação disponível em rede de computadores, dispositivo de comunicação ou sistema informatizado, sem autorização ou em desconformidade à autorização, do legítimo titular, quando exigida", não podemos mais fazer nada na rede. O simples ato de acessar um site já seria um crime por "cópia sem pedir autorização" na memória "viva" (RAM) temporária do computador. Deveríamos considerar todos os browsers ilegais por criarem caches de páginas sem pedir autorização, e sem mesmo avisar aos mais comum dos usuários que eles estão copiando. Citar um trecho de uma matéria de um jornal ou outra publicação on-line em um blog, também seria crime. O projeto, se aprovado, colocaria a prática do "blogging" na ilegalidade, bem como as máquinas de busca, já que elas copiam trechos de sites e blogs sem pedir autorização de ninguém!
Participe agora mesmo da petição e defenda a nossa liberdade!
Fonte: Google Discovery
* Ao que me parece, esses psdbistas estão com saudades da ditadura.
Censura, não!!!

Extraordinárias habilidades humanas: Sinestesia

Imagine associar constantemente números ou letras com certas cores, ou ouvir uma palavra específica que te leva a sentir uma sensação de sabor específico na sua língua ou vice-versa.

Estas é uma formas da uma condição neurológica chamada de sinestesia. Sinestesia é quando um estímulo de um caminho neurológico cognitivo ou sensorial leva a uma resposta em outra via cognitiva ou sensorial. A sinestesia costuma ter causa genética.
Outras formas de sinestesia incluem:
A sua forma mais comum se manifesta transformando grafemas (letras, números e outros símbolos) em cores;
Outros podem sentir uma sinestesia de seqüência especial, como datas tendo locais específicos no espaço;
Personificação ordinal lingüística faz com que números possuam “personalidades”;
Ou sinestesia de som para cor, em que acordes são percebidos como cores. Alguns sinestésicos manifestam que podem sentir a música com as mãos e podem explicar verbalmente a cor de um acorde, por exemplo.
Apesar de a sinestesia ser uma condição neurológica não deve ser considerada uma doença, pois não costuma interferir na habilidade funcional das pessoas. A maioria dos sinestésicos sequer sabe que suas experiências levam a mais respostas sensoriais do que em outras.
Aqueles que são sinestésicos raramente consideram a condição como tendo um impacto negativo em suas vidas.
Estudos mostrando o percentual de sinestésicos no mundo variam muito, alguns dizem que uma a cada vinte pessoas possuem a condição outros dizem que é uma a cada 20 mil. Estudos entre 2005 e 2006, usando amostras aleatórias da população, sugeriram que uma a cada 23 pessoas são sinestésicas.
Daniel Tammet é um sinestésico incomum pois além de ver números com formas, consegue usar sua sinestesia para fazer incríveis cálculos mentais. Cada número até 10 mil tem, em sua mente, um formato específico. Ele pode sentir os números e vê-los com cores e formas. Ele enxerga números maiores como se fossem paisagens.
Os cálculos que ele faz não são conscientes, ele diz que as respostas surgem para ele espontaneamente através das imagens mentais dos números que aparecem em sua mente. Ele pratica matemática, mas nem sequer “sabe” disso.
Ele participou de diversos experimentos científicos para provar suas habilidades. Em um deles os cientistas o conectaram a uma máquina similar ao detetor de mentiras e exibiram o número pi com milhares de casas decinais para ele. Alguns dígitos haviam sido deliberadamente adulterados pelos cientistas. Daniel mostrou severas reações nervosas a estas alterações. Consternado ele disse “Eu estava vendo uma linda paisagem, [o número pi], e repentinamente uma montanha que costumava estar ali não estava mais. Como pode fazer isso com algo tão lindo?”.

Fonte:http://hypescience.com/

Mercúrio: O incrível planeta que encolheu

O menor planeta do sistema solar está encolhendo em um ritmo inesperado.
Quando a sonda da NASA Mariner 10 sobrevoou o planeta em 1974 e 1975, retornou imagens de penhascos ‘escarpados’ que cortam todos os tipos de formações geológicas. Isso sugeriu que a superfície do planeta estava se contraindo.
Agora, imagens da superfície de Mercúrio feitas pela nave Messenger confirmam que a crosta parece ter se espremido. Em realidade parece que o planeta encolheu mais do que se pensava anteriormente e ainda pode estar encolhendo.
Para que tal encolhimento ocorra, Mercúrio deve ter um centro líquido que está se esfriando e contraindo com o tempo.
Estudos futuros poderão ajudar a datar os escarpados para revelar se o encolhimento de Mercúrio já cessou.
Fonte:http://space.newscientist.com/article/dn14255-mercury-the-incredible-shrinking-planet.html

A importância e eficácia da Água Oxigenada

A água oxigenada foi desenvolvida em 1920 por cientistas, com o objetivo de conter problemas de infecções e gangrena, em soldados em frente de batalhas. Na 2ª guerra mundial, diminuiu o número de amputações.
Objetivo da invenção:- barata- de fácil transporte- fácil armazenamento- fácil utilização- sem efeitos colaterais
Numa solução a 3% é um dos mais potentes desinfetantes que existem.
Por que é tão pouco divulgada?
NÃO DÁ LUCRO
Competição com produtos desenvolvidos por farmacêuticos e indústria de desinfetantes domésticos de hospitalares.
A eficácia doméstica da Água Oxigenada:
1 - Uma colher de sobremesa do produto usada para bochechos e mantido por alguns minutos na boca, mata todos os germes bucais, branqueando os dentes.
2 - Manter escovas de dentes numa solução de água oxigenada e água pura, conserva as escovas livres de germes que causam gengivites e outros problemas bucais.
3 - Um pouco de água oxigenada num pano, desinfeta superfícies melhor do que qualquer outro produto. Excelente para usar em cozinhas e banheiros.
4 - Tábuas de carne e outros utensílios, são totalmente desinfetados após o uso, com um pouco de água oxigenada. O produto mata qualquer bactéria ou germe, inclusive salmonela.
5 - Passada nos pés à noite, evita problemas de frieira e outros fungos que causam os principais problemas nos pés, inclusive os maus odores.
6 - Passada em ferimentos (várias vezes ao dia) evita infecções e ajuda na cicatrização. Até casos de gangrenas regrediram com o uso da água oxigenada.
7 - Numa mistura, meio a meio com água pura, pode ser pingada no nariz em resfriados e sinusites. Esperar alguns instantes e assoar o nariz. Isso mata germes e microorganismos nocivos.
8 - Um pouco de água oxigenda na água do banho na banheira, combate micoses e fungos e ajuda a manter a pele saudável.
9 - Roupas que precisam de desinfecção (lençóis, fraldas, etc...) ou aquelas em contato com secreções corporais e sangue, podem ser totalmente desinfetadas se ficarem de molho numa solução contendo água oxigenada antes da lavagem normal.
10 - Certamente você encontrará outras formas de usar a água oxigenada em sua casa.
Cuide-se!