quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Artesão faz luminárias com ovos de avestruz em MS

O artesão Marcos Ortiz aproveita cascas de ovos de avestruz para fazer luminárias, em Campo Grande (MS). Depois de prontos, os ovos são transformados em produtos para venda, expostos em uma praça no centro da cidade.

Com o mesmo aparelho usado pelos dentistas, o artesão leva cerca de seis horas para fazer uma luminária. Há 17 anos, quando iniciou sua carreira, ele fazia esculturas em madeira e depois passou a se dedicar à pirografia, a arte de gravar em superfícies usando fogo.

“Para montar a luminária, primeiro você tem que desenhar e esculpir com o aparelho a cúpula da luminária. Depois é preciso montar a base, que pode ser mandada fazer em metal. No caso de preferir fazer a base em casa, você deve montar a estrutura, comprar um soquete e colocar uma lâmpada”, explica. Segundo ele, o metal pode ser pintado e os detalhes ficam a cargo da criatividade do artesão.

Para produzir as peças, é preciso tomar algumas precauções. “Não pode deixar muita casca na parte de dentro do ovo para que você não tenha problemas com incêndio ou curto-circuito”, diz.

De acordo com Ortiz, as peças são exclusivas e baseadas na cultura local. “Eu mesmo prefiro trabalhar com a arte regional e meu objetivo é passar uma mensagem que represente o estado”, afirma.

Fonte:http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL385560-5598,00-ARTESAO+FAZ+LUMINARIAS+COM+OVOS+DE+AVESTRUZ+EM+MS.html

Postado por Salète Lemos, desde de Sur.