sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Na bossa nova, mulher é musa e não bandida

A leveza não estava limitada à melodia e ao canto. Na bossa nova, os temas tratados pelos jovens compositores estavam longe dos casos de amor mal resolvidos, traições e abandonos de lar. "A mulher nunca estragaria a vida de um homem na bossa nova, ela sempre seria uma espécie de musa e nunca seria uma bandida que traiu e que fez o cara beber até a morte."
Com a gravação do disco "Chega de Saudade", de João Gilberto, 1959 foi considerado o ano marco da bossa nova. Nesse disco despontavam duas duplas de compositores, Tom Jobim e Vinícius de Maores, e Carlos Lyra e Ronaldo Bôscoli.
Segundo Lyra, o lançamento do LP definiu o que seria o novo estilo musical, até então não muito familiar aos ouvidos do público. "Era uma interpretação suave, discreta, que contradizia o que vinha acontecendo antes com a interpretação dos cantores da Rádio Nacional."
O canto "gritado" foi transformado em uma voz suave acompanhada de uma melodia sofisticada, com influência e inspiração no jazz "west coast" americano, no bolero mexicano e na música francesa, descendente de Maurice Ravel e Claude Debussy. "Não esquecendo Chopin e Villa-Lobos. As letras eram poéticas e comportadas", diz Lyra
O cenário
A então capital do Brasil, o Rio de Janeiro da década de 50, era um lugar de encontros. Quase todos os componentes da bossa nova estavam na zona sul e quem não morava na região vinha de outros locais para as reuniões que eram realizadas no apartamento de Nara Leão, em Copacabana.
"Sendo o foco desse surto cultural, pessoas de outros Estados vinham para o Rio, como João Gilberto veio da Bahia, Sérgio Ricardo de São Paulo e João Donato do Acre. Aqui nasceu a bossa nova", diz o compositor.

A IV Frota Americana em Santos, na área do pré-sal

A IV Frota Americana em Santos (Na área do pré-sal!!!)

A 4ª Frota está ancorada hoje em cima do pré-sal na Bacia de Santos.
Segundo a nota da repórter Eleonora Gosman (egosman@clarin. com.ar), correspondente com base em SP (ela manda noticias de todo o Brasíl) o Presidente Lula exigiu uma explicação da Condolezza Rice que ainda não contestou. Excelente postura do governo brasileiro, que não quer falar com segundos, ainda mais, quando o funcionário Shannon representa o governo Bush. Este sinistro senhor, numa reportagem dada ao Sr. Longobardi, jornalista da conservadora estação de TV a cabo C5N (www.c5n.com. ar) falou que essa manobra era para assegurar por muito tempo a 'democracia' .Questionado pelo jornalista, sobre como era a formação, se tinha algum míssil ou porta aviões de tipo pouco convencional, o cínico Mrs. Shannon falou que a composição era ordinária e corriqueira e que as águas onde estavam parados, eram internacionais e que estavam dentro da total legalidade. Duas mentiras, estão sendo contadas por este sicário de soberanias, a primeira a 4ª. frota está em território brasileiro. As jazidas de petróleo marítimo são brasileiras. Com respeito ao tipo de barco, ficou demonstrado que há dois navios que possuem pistas de aterrizagem extracompridas, típicas bases de decolagem de aeronaves nucleares.Está na hora de pedir a retirada dessa força invasora, foi esta tropa da ARMY Force, que pressionou o deposto Jango Goulart a renunciar, em 64 esses barcos cheios de Marines, passeavam ameaçando bombardear o Porto de Santos ou a Baía da Guanabara.*Silvio Pizarro, Jornalista e Professor de Português - Buenos Aires
O petróleo é nosso...O JORNAL ARGENTINO EL CLARÍN NOTICIOU QUE FROTAS DE NAVIOS AMERICANOS ESTÃO EM ÁGUAS BRASIELIRAS, MAIS ESPECIFICAMENTE NA BACIA DE SANTOS (JUSTAMENTE ONDE A PETROBRÁS DESCOBRIU O QUE POSSA SER A MAIOR JAZIDA DE PETRÓLEO DA HISTÓRIA). O PRESIDENTE LULA JÁ PEDIU EXPLICAÇÕES AOS EUA, MAS ATÉ AGORA NÃO OBTEVE NENHUMA RESPOSTA. O MAIS INCRÍVEL É QUE A IMPRENSA BRASILEIRA NÃO NOTICIA ABSOLUTAMENTE NADA SOBRE O ASSUNTO. ORA, LEMBRO VOCÊS QUE A IV FROTA AMERICANA - A QUE ESTÁ NA BACIA DE SANTOS- É A MESMA QUE BOMBARDEOU OS NAVIOS MERCANTES BRASILEIROS NO NORDESTE, NA DÉCADA DE 40, ACUSANDO A ALEMANHA PELO FEITO - A FIM DE QUE O PRESIDENTE GETÚLIO VARGAS ADERISSE À II GUERRA MUNDIAL. ELA TAMBÉM ESTEVE PRESENTE AQUI NA DÉCADA DE 60, QUANDO DO GOLPE DE 64, DANDO APOIO LOGÍSTICO E MILITAR AO MESMO.PORTANTO, OLHOS ABERTOS... INFORMEM A TODOS QUE PUDEREM, POIS PROVAVELMENTE ALGO MUITO SÉRIO ESTÁ POR ACONTECER E NÃO É JUSTO QUE O POVO BRASILEIRO FIQUE SEM SABER DISSO.PELO HISTÓRICO DESSA ARMADA, VEJO ISSO QUASE QUE COMO UMA AMEAÇA DE GUERRA AO PAÍS PELO NOSSO PETRÓLEO.VEJAM A REPORTAGEM NO LINK:
Recebí do Rodrigo por e-mail.

Carros rebaixados só podem circular com autorização do Detran

Desde maio, quando o Contran publicou uma resolução que permite com que carros de passeio circulem com a suspensão rebaixada, o interesse e as inquietações dos fãs de carros “socados” só têm aumentado.

Depois de lerem a reportagem do tira-dúvidas publicada no último domingo (17), diversos leitores enviaram suas dúvidas. Elas foram selecionadas e respondidas pelo jornalista Ricardo Lopes da Fonseca, que estuda sobre mecânica há mais de duas décadas e já se aventurou como piloto participando até do Rali Paris-Dakar.
Confira:
Qual é o procedimento para regularizar carros rebaixados? Preciso de algum tipo de autorização, como no caso do GNV? - Edson Paes De acordo com o Detran de São Paulo, o interessado deve solicitar autorização prévia da autoridade policial no Setor de Modificações da respectiva unidade do Detran. Deve-se preencher o formulário próprio para isso e anexar cópia do RG e do CRLV, solicitando a modificação pretendida na suspensão.

Fonte:http://g1.globo.com/Noticias/Carros/0,,MUL731191-9658,00-CARROS+REBAIXADOS+SO+PODEM+CIRCULAR+COM+AUTORIZACAO+DO+DETRAN.html

Governo define 1º aluguel de floresta pública

As empresas Alex Madeiras, Sakura e Amata são as vencedoras da licitação para o manejo florestal sustentável na Floresta Nacional do Jamari, em Rondônia. O anúncio dos ganhadores do primeiro processo de concessão florestal do país ocorreu anteontem, em Brasília.
De acordo com o SFB (Serviço Florestal Brasileiro), instituição governamental responsável pelo aluguel da floresta, os contratos deverão ser assinados em até 30 dias.
A empresa Amata vai gerir a maior unidade de manejo florestal licitada na floresta do Jamari. A companhia ficará com uma área de 46 mil hectares sob sua responsabilidade.
A Sakura vai usar uma unidade de manejo com 33 mil hectares. A Alex Madeiras ficará com a área menor, de 17 mil hectares.
As empresas vão explorar seus lotes por 40 anos. Os recursos obtidos com o aluguel --R$ 3,8 milhões ao ano- serão divididos entre os governos federal, estadual e municipal.
O processo na Jamari começou em dezembro de 2007 e já demora mais do que o esperado. Várias vezes ele foi parado na Justiça por meio de liminares. Quem perdeu a licitação tem até a próxima sexta-feira para recorrer.

Fonte:http://www1.folha.uol.com.br/folha/ambiente/ult10007u435636.shtml