quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Macacos 'se vingam' e atacam treinador na China

Homem bateu em um dos macacos com pau, mas eles revidaram. Um dos macacos chegou a morder o treinador, segundo jornal.

Após um dos macacos se recusar a andar de bicicleta durante uma apresentação na rua em Sizhou, na China, o treinador bateu nele com um pau. Porém os outros dois macacos saíram em defesa do companheiro e atacaram o treinador, segundo o jornal "Telegraph".

De acordo com a reportagem, um dos macacos chegou a morder o treinador, enquanto o outro pegou o pau para atacá-lo. O jornal relata que testemunhas afirmaram que o macaco acertou a cabeça do treinador várias vezes com o pau, chegando a quebrá-lo.

O treinador teria dito para a platéia que acompanhava a apresentação que os "macacos poderiam acumular algum sentimento de ódio contra ele".

Segundo o jornal "Telegraph", a polícia local está investigando alegações de maus-tratos. Apresentações com macacos são comuns em mercados e praças na China, mas organizações criticam o tratamento dado aos animais.

Fonte:http://g1.globo.com/Noticias/PlanetaBizarro/0,,MUL927978-6091,00-MACACOS+SE+VINGAM+E+ATACAM+TREINADOR+NA+CHINA.html

PMs são presos por suspeita de roubar de assaltantes

Um sargento e três soldados da Polícia Militar foram presos esta semana, suspeitos de roubar ladrões. A Corregedoria diz que eles perceberam um assalto a um caixa eletrônico, mas resolveram esperar os ladrões saírem. Em seguida, assaltaram os assaltantes, que foram embora de mãos vazias.
Os ataques a caixas eletrônicos cresceram 36% em São Paulo. Este ano, já foram 302 casos. A Corregedoria da Polícia ainda não terminou a investigação dos quatro PMs suspeitos de roubar os ladrões.
- São policiais que, se estiverem comprovadamente envolvidos neste fato, esqueceram o juramento que prestaram, a farda que estão honrando, e serão responsabilizados por isso - afirma Marcelo Zanchetta, capitão da PM.
As câmeras dos bancos registram os ataques, mas quase sempre a polícia chega quando já é tarde. Os ladrões agem em bando porque, para atacar um caixa eletrônico, é preciso força e agilidade: cada caixa pesa meia tonelada.
Alguns ladrões montam um cenário para o roubo. Improvisam uma cortina com os cartazes de propaganda o banco. Quando pegam o dinheiro, os anúncios voltam para o lugar. Os bandidos fogem, antes da chegada da polícia.
Os três soldados estão presos na corregedoria e o sargento, no Presídio Romão Gomes, porque também foi flagrado com drogas. O assalto aconteceu na última sexta-feira, dia 12, em Guaianases.

Celebridades não podem recomendar remédios em propagandas, diz Anvisa

Laboratórios farmacêuticos serão proibidos de distribuir brindes

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou, na quarta-feira (17), uma nova resolução que, entre outras medidas, proíbe a exibição de imagem ou voz de celebridades recomendando medicamento isento de prescrição ou sugerindo seu uso em propagandas. Segundo nota da agência, os artistas famosos poderão aparecer nas peças publicitárias, mas sem fazer esse tipo de orientação.A recomendação de remédios de forma não declaradamente publicitária em filmes, espetáculos teatrais e novelas estão proibidos. Não será possível usar expressões como “tome”, “use”, ou “experimente”. A resolução também determina mudanças em propaganda de medicamentos sob prescrição e na distribuição de brindes e amostras grátis. A Anvisa diz que o objetivo é evitar que "a escolha de médicos e pacientes seja influenciada por informações inadequadas, incompletas ou descontextualizadas". As novas regras entram em vigor em seis meses. Entre as novas determinações estão textos mais claros em propagandas e publicidades, pois os termos técnicos podem confundir o consumidor. Essas peças também devem mostrar advertências relativas aos princípios ativos. Segundo a Anvisa, um exemplo é a dipirona sódica, que, na propaganda, deve ter o aviso: “Não use este medicamento durante a gravidez e em crianças menores de três meses de idade”. Nas peças veiculadas pela televisão, o próprio ator que protagonizar o comercial terá que verbalizar essas advertências. No rádio, a tarefa caberá ao locutor que ler a mensagem. Para o caso de propaganda impressa, a frase de advertência não poderá ter tamanho inferior a 20% do maior corpo de letra utilizado no anúncio. Deverá haver mudança no conteúdo das amostras grátis. Os anticoncepcionais e medicamentos de uso contínuo passam a conter, obrigatoriamente, 100% do conteúdo da apresentação original. Já no caso dos antibióticos, a quantidade mínima deverá ser suficiente para o tratamento de um paciente. Para os demais medicamentos sob prescrição, continua a valer o mínimo de 50% do conteúdo original. As empresas terão um prazo maior para cumprir essas exigências: 360 dias.A agência também reforça a orientação de que o apoio e patrocínio a profissionais de saúde não podem estar condicionados à prescrição ou dispensação de qualquer tipo de medicamento. A distribuição de brindes a médicos, farmacêuticos e ao público será vedada.O consumidor deverá ser avisado, nas propagandas, sobre efeitos de sedação e sonolência que podem prejudicar motoristas e a operação de máquinas. Além disso, não será mais possível relacionar o uso do medicamento ao excesso de ingestão de bebida alcoólica ou de comida.A agência alerta para o problema do uso indiscriminado de medicamentos, incluindo os de venda livre. Segundo o Sistema Nacional de Informações Toxicológicas (Sinitox), da Fiocruz, o uso incorreto de remédios é responsável pela intoxicação de uma pessoa a cada 42 minutos no Brasil.

Fonte:http://tribunadonorte.com.br/ultimasnoticias/96006.html

Vacina contra cocaína entra em fase de experimentação

A vacina contra a cocaína e o crack, elaborada em 1996, entra na terceira e última fase de experimentação humana. Essa fase é dedicada a estudos comparativos sobre a eficácia da vacina preparada pela Immunologic Pharmacological Corporation. A licença para a comercialização foi solicitada pelo grupo britânico Xenova.
Segundo o laboratório produtor, a vacina é composta por uma molécula de cocaína, ácido carbônico e uma proteína transportada da toxina da cólera asiática.
Na segunda fase experimental, 35 norte-americanos usuários de cocaína receberam quatro aplicações de 400 microgramas e, nos seus organismos, verificou-se a formação de anticorpos anticocaína.
Os anticorpos, grosso modo, aderem à cocaína ingerida e que ingressa na corrente sanguínea. Com a fixação, ocorre um bloqueio, a impedir a passagem para o cérebro.
Foram animadores os resultados colhidos na supracitada segunda fase, pois 75% dos 35 vacinados ficaram desintoxicados, "limpos", em 12 semanas. Dos submetidos à vacinação, 88% falaram de redução da euforia provovada pela ingestão da cocaína.
A experiência alcançou 114 dependentes de crak (cocaína sólida, de efeito mais rápido por ser fumada). Passadas 12 semanas e em face do uso das quatro doses da vacina, 30% dos testados não apresentavam resíduo de cocaína na urina.
Para os especialistas, tudo indica que a eficácia da vacina ficará comprovada e, em breve, o produto será colocado no mercado.

Fonte:http://terramagazine.terra.com.br/interna/0,,OI3401233-EI6585,00-Vacina+contra+Cocaina+ultima+etapa.html

Astrônomos europeus fazem nova imagem de 'árvore de Natal' cósmica

Aglomerado de estrelas 'natalino' fica na constelação do Unicórnio.Área é ideal para o estudo do 'nascimento' estelar.

A árvore de Natal dos astrônomos do ESO (Observatório Europeu do Sul, na sigla inglesa) não podia ser mais megalomaníaca: mede 30 anos-luz. É que os aparelhos da instalação de pesquisa, localizada a 2.400 m de altitude no deserto do Atacama, no Chile, acabam de obter uma nova imagem do aglomerado de estrelas conhecido como Árvore de Natal, que fica na constelação do Unicórnio. Além de belíssimo, o local é ideal para o estudo da formação de estrelas.

Fonte:http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL926090-5603,00-ASTRONOMOS+EUROPEUS+FAZEM+NOVA+IMAGEM+DE+ARVORE+DE+NATAL+COSMICA.html




Jobs não fará discurso na Macworld em janeiro

A Apple anunciou que seu presidente-executivo, Steve Jobs, não discursará na Macworld, no mês que vem, o que voltou a despertar preocupações de alguns investidores sobre o estado de saúde do executivo.
A Apple também anunciou que 2009 será o último ano em que ela participará da Macworld, afirmando que feiras setoriais agora são uma maneira "menor" de se comunicar com os clientes.
Os analistas disseram que o fato da Apple se afastar da Macworld a partir do ano que vem não significa necessariamente que Jobs esteja doente, mas pode indicar que a empresa não tem anúncios bombásticos a realizar.
Em lugar de Jobs, Philip Schiller, vice-presidente de marketing mundial de produtos, fará o discurso principal.
Perguntado se a decisão tinha relação com a saúde de Jobs, um assunto muito discutido, Steve Dowling, um porta-voz da Apple, respondeu que "Phil fará o discurso principal porque 2009 será o último ano da Apple na feira e não faria sentido para nós realizar um grande investimento em um evento do qual não participaremos mais".
A feira Macworld é um evento cultural que atrai milhares de fãs da Apple e adeptos da tecnologia a San Francisco, e no passado Jobs costumava utilizar a ocasião para fazer anúncios importantes, entre os quais o do lançamento do iPhone, em 2007. Os muitos blogs que acompanham todas as decisões da Apple estão fervilhando há semanas com boatos sobre os possíveis lançamentos de produtos no evento este ano.
Jobs costuma se sair bem nos palcos e costumava discursar na Macworld para platéias de milhares de programadores, clientes e funcionários; ele costumava encerrar seus discursos dizendo "Ah, só mais uma coisa...", para em seguida anunciar algo de completamente inesperado.
Andy Hargreaves, analista da Pacific Securities, diz que não surpreende que a empresa tenha decidido abandonar o evento, especialmente se não tiver anúncios importantes de produtos. Ele diz que a base de usuários da Apple se ampliou e ela não precisa mais de um grande evento para unir seus fãs.

Fonte: http://br.reuters.com/article/internetNews/idBRSPE4BG04T20081217