terça-feira, 11 de março de 2008

Minúsculo supercomputador `cerebral´ é criado


A imagem mostra um cérebro molecular. Vários deles juntos tornam possível que eles trabalhem como um sistema nervoso central. Crédito: Arindam Bandyopadhyay/ http://whatisthematrix.warnerbros.com/

O computador mais poderoso que existe é o cérebro e agora cientistas criaram uma máquina com apenas algumas moléculas que imita o funcionamento cerebral. A descoberta poderia abrir as portas para minúsculos computadores ultra-poderosos.
Já foram previstos computadores do tamanho de hemácias correndo em nossas veias, mas até o momento este dispositivo pode carregar simultaneamente 16 vezes mais operações do que um computador de transistores comum. Os pesquisadores sugerem que a invenção poderá realizar aproximadamente mil vezes mais operações do que um transistor. Cientistas manipulam transístor atômicos. Essa máquina pode servir não somente como o fundamento de um poderoso computador, mas também servir como um elemento de controle de equipamentos complexos como médicos microscópicos ou fábricas, os cientistas disseram.O dispositivo é feito de um composto conhecido como duroquinona. Esta molécula se assemelha a um prato hexagonal com quatro cones se ligando “como um pequeno carro”, explicou o pesquisador Anirban Bandyopadhyay, um cientista de eletrônica molecular e inteligência artificial do National Institute for Materials Science em Tsukuba, Japão.