terça-feira, 15 de abril de 2008

Jornalista Roberto Cabrini é preso em São Paulo

O jornalista Roberto Cabrini, recém-contratado pela Record, foi preso nesta terça-feira em São Paulo e levado ao 100º Distrito Policial, no Jardim Herculano, região de Santo Amaro (zona sul).
A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo confirmou a prisão, mas não detalhou o motivo, pois o boletim de ocorrência ainda não estava pronto.
Por meio de sua assessoria de imprensa, a Record informou que já enviou advogados ao local. Segundo a emissora, Cabrini fazia uma matéria investigativa sobre tráfico de drogas. Além do jornalista, toda a equipe que estava com ele foi presa.
A primeira informação apurada pela Folha Online é que o jornalista teria sido preso com papelotes de cocaína.

Desenhista Ollie Johnston morre aos 95 anos nos EUA

O americano Ollie Johnston, último membro vivo do grupo de artistas que elaboraram os desenhos animados da época de ouro da Disney, como "Pinóquio", "Peter Pan" ou "Bambi", morreu aos 95 anos, anunciou o estúdio.
Johnston morreu em um asilo em Sequim, no Estado americano de Washington, informou a Disney em um comunicado.
Diplomado em uma escola de Belas Artes de Los Angeles, Johnston foi convocado por Walt Disney em 1935, para trabalhar em desenhos animados.
Com "Branca de Neve e os Sete Anões", de 1937, Johnston participou de seu primeiro longa-metragem de animação, antes de contribuir para clássicos como "Fantasia", "Alice no País das Maravilhas" e "A Bela Adormecida", entre outros.
Johnston, que se aposentou em 1978 e em 2005 recebeu do presidente George W. Bush a medalha nacional das artes --a maior distinção artística dos Estados Unidos--, era o último do grupo conhecido como "Os Nove Anciões", que reuniu os principais desenhistas dos estúdios Disney a partir dos anos 30.
Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u392475.shtml

Lixo espacial na órbita da Terra

A Agência Espacial Européia (ESA, na sigla em inglês) divulgou nesta terça-feira imagens do lixo espacial em órbita em volta da Terra.
Imagens divulgadas pela Agência Espacial Européia mostram a quantidade de lixo espacial que orbita a planeta. Segundo a agência, entre o primeiro lançamento, em 1957, e janeiro de 2008, cerca de 6 mil satélites já foram enviados para a órbita terrestre. Destes, apenas 800 estariam ativos e 45% estariam localizados a uma distância de até 32 mil quilômetros da superfície terrestre. Além dos satélites desativados, as fotos de satélite mostram resíduos espaciais como fragmentos de aeronaves espaciais que se quebraram, explodiram ou foram abandonados. De acordo com a ESA, aproximadamente 50% dos objetos que podem ser rastreados são derivados de explosões ou colisões na órbita terrestre. O lançamento do Sputnik - o primeiro satélite artificial, lançado em 1957 pelos soviéticos, marcou o início da utilização do espaço para a ciência e a atividade comercial. Durante a Guerra Fria, o espaço se tornou o principal terreno de competição entre os Estados Unidos e a antiga União Soviética - uma disputa que atingiu seu ápice com a corrida para conquistar a Lua, na década de 60. Por ocasião das Olimpíadas de Tóquio, em 1964 foi lançado o primeiro satélite de televisão para a órbita terrestre, com o objetivo de transmitir os Jogos Olímpicos. Mais tarde, os lançamentos russos diminuíram e outros países inauguraram seus programas espaciais. Uma estimativa da ESA indica que o número de objetos na órbita terrestre cresceu de maneira estável desde o primeiro lançamento. Segundo os dados, cerca de 200 novos objetos são lançados todos os anos. Em 2001, os pesquisadores americanos Donald Kessler e Philip Anz-Meador, que estudam o lixo espacial, afirmaram há uma possibilidade de que, em vinte anos, já não seja mais possível realizar operações em órbitas mais próximas da Terra.
FONTE:http://cienciaesaude.uol.com.br/ultnot/bbc/2008/04/15/ult4432u1195.jhtm

Má notícia

Piloto morre em prova de kart na Granja Viana-Cotia
O piloto Toyohiro Hirano sofreu um ataque cardíaco em plena disputa da categoria Stock 125, no Kartódromo Internacional da Granja Viana-Cotia, no último sábado, durante a terceira etapa da Copa São Paulo de Kart. No entanto, o ocorrido foi divulgado somente na manhã de hoje, pela assessoria de imprensa da competição. Hirano foi prontamente socorrido pela equipe médica do kartódromo. Ele sofreu duas paradas cardíacas e uma respiratória.
"Nós fizemos o máximo possível. O piloto teve um enfarte, depois cárdio-respiratória e outro enfarte. Conseguimos a reanimação e o piloto saiu da pista respirando. Ele foi de ambulância para o Hospital Municipal de Cotia, mas infelizmente, cerca de uma hora depois de deixar o kartódromo, nós recebemos com muito pesar a informação de que ele não resistiu", disse o médico responsável, Walter Dutra, médico oficial da Fórmula Truck.
Assim que a ambulância deixou as dependências do kartódromo, os pilotos das categorias que ainda tinham corridas a ser disputadas (Stock 125 - interrompida por bandeira vermelha - e a 2ª bateria da Pró 500) se reuniram com a direção de prova e optaram por não realizar as provas. Todos se reuniram em frente à torre de controle, deram as mãos e rezaram pelo companheiro.
A Pró 500 chegou a ter sua primeira bateria realizada, mas a etapa não foi concluída. Assim como a Stock 125, que teve a prova encerrada por bandeira vermelha com 15 minutos. A direção de prova se reunirá para discutir como será a reposição para as duas categorias. A quarta etapa da Copa São Paulo de Kart Granja Viana será realizada no dia 31 de maio. Os funcionários do Kartódromo Internacional da Granja Viana-Cotia, gostariam de se solidarizar com a família e amigos de Toyohiro Hirano neste momento de extrema tristeza.

FONTE:http://esportes.terra.com.br/interna/0,,OI2744994-EI4677,00.html

Boa notícia

Bloco na Bacia de Santos poderia ser cinco vezes maior que Tupi, diz diretor da ANP


RIO - O diretor-geral da Agência Nacional do Petróleo (ANP), Haroldo Lima, afirmou nesta segunda-feira que a agência recebeu informações não oficiais de que o bloco BM-S-9, na Bacia de Santos, teria reservas até cinco vezes maiores do que o estimado para o campo de Tupi.De acordo com ele, os volumes do campo poderiam atingir 33 bilhões de barris de óleo-equivalente (boe). O BM-S-9 tem como operadora a Petrobras, que detém 45% do campo, em associação com a britânica BG (30%) e com a hispano-argentina Repsol YPF (25%)."São informações oficiosas. Estamos sabendo por canais não-oficiais, mas oriundos da operadora, de que o prospecto carioca aponta para recursos cinco vezes maiores do que Tupi", frisou Lima, que participou hoje do 4º Seminário de Petróleo e Gás no Brasil, patrocinado pelo Ibre-FGV.Lima disse que, caso confirmada, a descoberta deve ser a maior dos últimos 30 anos em todo o mundo e passaria a ser o terceiro maior campo de petróleo do planeta. O BM-S-9, situada na Bacia de Santos, é mais um bloco localizado na área do pré-sal e foi adquirido na 2ª Rodada de Licitações da ANP.A estimativa para o volume de reservas de Tupi foi anunciada no ano passado pela Petrobras. que acredita na ocorrência de 5 bilhões a 8 bilhões de óleo-equivalente.

FONTE:http://economia.uol.com.br/ultnot/valor/2008/04/14/ult1913u86846.jhtm
(Rafael Rosas Valor Online)