sexta-feira, 18 de julho de 2008

Petroleiros denunciam cárcere privado em Manaus

Dirigentes da Federação Única dos Petroleiros (FUP) e do Sindicato dos Petroleiros (Sindipetro) do Amazonas denunciaram ao Ministério Público do Trabalho (MPT) da região que a Petrobras está "mantendo em cárcere privado" diversos trabalhadores da Refinaria de Manaus (Reman).
A Petrobras negou as acusações e afirmou que os empregados estão deixando as unidades normalmente.
Segundo informações do site da FUP, ainda na tarde de hoje um procurador do MPT e um fiscal da Delegacia Regional do Trabalho (DRT) farão uma inspeção na refinaria, para averiguar a denúncia.
Segundo o informe, os trabalhadores, que assumiram o turno da Reman às 15h de ontem são retidos pela Petrobrás, apesar da empresa ter ingressado, nesta quinta-feira pela manhã, com equipe de contingência, para assumir a operação da refinaria.
Segundo o sindicato, os petroleiros da Reman "estão sendo mantidos em uma sala da unidade, com colchonetes, para que permaneçam no local até o final da paralisação, o que ocorrerá à meia-noite de amanhã".
Os petroleiros sustentam, ainda, que a equipe de contingência que a Petrobrás colocou para operar a refinaria - para assim minimizar os efeitos da paralisação nacional em apoio ao Sindipetro do Norte Fluminense - é composta por gerentes, coordenadores e supervisores, "que não têm condições de manter a segurança operacional da unidade - "colocando em risco a comunidade, o meio ambiente e os próprios trabalhadores". Além disso, a equipe tem "um efetivo reduzidíssimo, o que aumenta ainda mais o risco de acidentes".
A FUP também acusa a Petrobras de se utilizar "de instrumentos coercitivos" para proibir o acesso às refinarias e terminais dos dirigentes sindicais e petroleiros que aderiram às paralisações desta quinta-feira.
O sindicato teria sido impedido de entrar na Refinaria Duque de Caxias (Reduc), no Rio de Janeiro, para reunir-se com os trabalhadores que, em resposta à repressão, "realizaram uma grande manifestação repudiando a ação da gerência".
Na Refinaria Landulfo Alves (Rlam), na Bahia, ainda segundo a FUP, a Petrobras ingressou com interdito proibitório, instrumento jurídico de resgate de posse de propriedade, impondo multas ao sindicato, caso ingressasse na refinaria.
Fonte:http://br.invertia.com/noticias/noticia.aspx?idNoticia=200807171857_ABR_77217422



Recupere o cabelo dos estragos causados pela progressiva

Muita gente se empolgou com a idéia de ter fios lisos e fáceis de cuidar sem precisar perder um tempão com o secador. O resultado a gente vê hoje nos salões: mulheres aos montes querendo “consertar” os cabelos estragados pelas chamadas escovas progressivas. É claro que existem progressivas que não agridem tanto os fios. O problema está naquelas que não são autorizadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) por conterem mais formol do que o permitido. “Uma escova progressiva com muito formol resulta em um afinamento excessivo dos fios, que ficam quebradiços e sem brilho, além de provocar ardor nos olhos e nas narinas”, afirma Junior Carvalho, cabeleireiro do C. Kamura.
Se você está no time das vítimas de uma progressiva mal feita, não faça nada sem antes consultar um bom cabeleireiro. Só ele pode analisar seus fios, verificar o tamanho do estrago e, assim, indicar o melhor tratamento.
Os mais indicados são aqueles que recuperam a queratina perdida dos fios, como a cauterização e a plástica capilar, indicada para cabelos que, além de fragilizados, estão ressecados. “A plástica é uma cauterização com hidratação, que recupera a força e a maciez dos fios, mas é um tratamento novo no mercado que só deve ser feito por profissionais qualificados”, explica Junior.
O preço destes tratamentos não é baixo (a cauterização custa cerca de R$ 180,00 e a plástica, R$ 300,00), mas a boa notícia é que, com cuidados especiais em casa, também é possível recuperar os fios. “O processo é mais lento, mas é possível”, diz Junior.
Comece escolhendo o shampoo. “Quem fez progressiva deve fugir de shampoos transparentes, que têm ação detergente, e de shampoos hidratantes demais porque o tratamento costuma deixar a raiz oleosa. Combine-o com um condicionador hidratante para fios danificados e, uma vez por semana, use uma máscara de hidratação profunda. Invista também em produtos com queratina na fórmula”, ensina o cabeleireiro.
Cortar as pontas também ajuda na recuperação dos fios. Segundo Junior, se eles estiverem muito agredidos, será preciso cortar um pouco mais na primeira vez. Depois, um corte a cada dois meses tira as partes mais estragadas sem mexer muito no comprimento.

Por Virgínia Vargas
Fonte:http://cristianaarcangeli.terra.com.br/site/beleza.aspx?flg=1&id=4260&id_categoria=64

As 10 melhores idéias de Leonardo Da Vinci

1. O Homem Vitruviano
Da Vinci modelou seu humano perfeito a partir das proporções deixadas por Vitruvius, um antigo arquiteto romano. O homem de aparência fechada tem razão para sorrir: ele é hoje considerado uma das figuras mais reconhecíveis no planeta


2. Datação geológica

Placa tectônica? Moleza. Enquanto a maioria de seus contemporâneos explicavam que fósseis de moluscos encontrados no topo de montanhas eram restos deixados pelo Dilúvio, Da Vinci (corretamente) supunha que as montanhas teriam formado uma vez o litoral muitos anos antes de moverem-se para cima.


3. Carro auto-propelido

Não é uma Ferrari, mas o projeto de Da Vinci para um veículo auto-propelido era revolucionário para seu tempo. Este “carro” de madeira se movia pela inteiração de molas com rodas engrenadas. Cientistas de um museu de Florença construíram uma réplica em 2004 e descobriram que funcionou como Da Vinci pretendia.


4. A cidade ideal

Vivendo em Milão, que estava infestada pela peste negra, Da Vinci visionou uma cidade mais eficiente que ele teria orgulho em chamar de lar. Seus desenhos arquitetônicos são altamente detalhados e até incluem estábulos com ventilação de ar fresco. Para a perplexidade dos Milaneses modernos ele não deixou espaço para um estádio de futebol.


5. Parafuso voador

Cientistas modernos concordam que possivelmente nunca saiu do chão, mas o projeto do “helicóptero” de Da Vinci ainda é um dos seus mais famosos. A curiosa geringonça era para ser operada por uma equipe de quatro homens e poderia ter sido inspirada por um moinho de vento de brinquedo popular na sua época.


6. Canhão de três canos

Mais pensador do que lutador, o desgosto de Da Vinci por conflito não o impedia de sonhar com projetos de canhões muito mais eficientes como este. Este modelo seria uma arma mortal em campo de batalha, rápido e leve com muito mais poder de fogo.

7. Planador com asas

A imaginação de Da Vinci estava cheia de idéias de máquinas voadoras, incluindo vários planadores equipados com asas que batiam. Esse modelo com assentos e controles para o piloto não incluía um capacete.


8. Ponte giratória

Sempre fã de saídas rápidas, Da Vinci pensou que sua ponte giratória poderia ser melhor usada na guerra. Os materiais leves e fortes, fixados a um sistema de cordas e polias, permitiam um exército instalá-la e atravessá-la em instantes.


9. Engrenagens para mergulho submarino

A fascinação de Da Vinci com o mar ajudou a criar vários projetos para exploração aquática. Seu traje de mergulho era feito de couro, conectado a um snorkel feito de cana e um cinto que flutuava na superfície. Provar o traje era também prático, ele incluía um saco onde o mergulhador poderia utilizar para urinar.


10. Escrita reversa

Era uma maneira de enganar os plagiadores da renascença que olhavam suas anotações ou apenas uma maneira de evitar a bagunça que a tinta fazia para um canhoto? Qualquer que fosse seus motivos, Da Vinci certamente gostava de escrita reversa: a maioria de seus diários estão embaralhados dessa maneira.

Médicos tiram arame farpado, faca e relógio de pulso de dentro de paciente

Médicos de uma cidade no noroeste do Peru salvaram um homem de 38 anos ao remover 17 objetos de metal de suas entranhas: pregos, um relógio de pulso e uma faca que ele havia ingerido.
Luis Zarate foi levado ao hospital regional de Trujillo na semana passada por sua família depois de reclamações de severas dores de estômago. Médicos fizeram raios X e descobriram que suas entranhas estavam cheias de parafusos.
“Haviam 17 objetos estranhos entre estômago e cólon”, disse o Dr. Júlio Azevedo, um dos cirurgiões que operou Luis.
As imagens mostraram o esqueleto de Luis entrelaçado com coisas como parafusos, arame farpado e canetas.
“Os objetos causaram uma expansão estomacal”, disse o Dr. Júlio.
Os médicos disseram que Luis é mentalmente doente, mas que não estava claro porque ele havia ingerido o metal.
Fonte:http://hypescience.com/