quinta-feira, 7 de maio de 2009

Egito sob suspeita devido a descobertas de material radioativo


O Egito está sob suspeita depois de terem sido encontrados vestígios de urânio enriquecido em Inshas, a Nordeste do Cairo. A agência de energia atômica das Nações Unidas (ONU) investigando o caso.

A informação consta de um relatório, com caráter sigiloso, a que a Reuters e a AFP tiveram acesso, e reporta-se a inspeções conduzidas em 2008. Com base no documento, que data de 5 de Maio, a ONU investiga se o material radioativo encontrado pode ser utilizado em armamento nuclear.

A ONU confirmou que os vestígios em causa são mesmo urânio enriquecido, contudo, as autoridades egípcias referem que a presença desse material no país não está associada à produção do referido tipo de material.

O Egito refere que o material «pode ter entrado no país através de contentores contaminados».

Noutras situações, o Egito já esteve sob suspeita de desenvolver um projeto de armamento nuclear, tanto é que, em 2005, a ONU criticou a pouca clareza da agência nuclear egípicia quanto às suas atividades.

O Egito afirma, desde 2007, que conduz um programa nuclear cuja finalidade é somente satisfazer as necessidades energéticas do país.


Fonte:http://www.fabricadeconteudos.com/?lop=artigo&op=eccbc87e4b5ce2fe28308fd9f2a7baf3&id=9ba037f633b139f06348949d3ba4a661

O belo mês de Maio

O magnifício entardecer do mês de Maio.