domingo, 9 de março de 2008

Universidade Federal Latino-Americana deve ficar pronta em 2009

O governo federal escolheu a região da Tríplice Fronteira (Brasil, Paraguai e Argentina) para abrigar a futura Unila (Universidade Federal Latino-Americana). O projeto prevê que a Unila comece a funcionar em 2009 e atenda cerca de 10 mil estudantes. Deverão ser contratados 500 professores, sendo metade brasileiros e metade latino-americanos.
Segundo o ex-reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e integrante do CNE (Conselho Nacional de Educação), Hélgio Trindade, a Unila terá orçamento anual de R$ 135,9 milhões e um campus, em Foz do Iguaçu.
"Será construído um campus especial em um terreno de 40 hectares doado pelo governo federal e terá ainda um local para a construção de uma residência universitária para os alunos em geral", afirmou.
De acordo com Trindade, o diferencial da Unila é o foco na integração latino-americana -o que fará com que os cursos de pesquisas e extensão levem em conta a multiplicidade de realidades que compõem a América Latina atualmente. Trindade afirma que a instituição oferecerá cursos de ciências humanas, letras, artes, cinema, abordando questões ligadas a recursos hídricos e ambiente.
O objetivo da Unila é contribuir para o desenvolvimento e a integração regional. Para a implantação da universidade, uma comissão com 13 especialistas vai realizar estudos e atividades que subsidiem o planejamento institucional, além da organização da estrutura acadêmica e curricular da instituição.