sábado, 21 de março de 2009

Blogueiro iraniano morre na prisão de Evin após overdose


Um blogueiro iraniano acusado de insultar lideres religiosos do país morreu de overdose na quarta-feira na prisão de Evin, em Teerã. revelou a Campanha Internacional pelos Direitos Humanos no Irã. Omidreza Mirsayafi, de 29 anos, sofria de depressão e cumpria uma sentença de dois anos e meio proferida em fevereiro, após ter postado comentários em seu blog sobre figuras como o líder supremo iraniano, Aiatolá Ali Khameini, e o finado Aiatolá Ruhollah Khomeini.
O grupo dos direitos humanos exige que os funcionários da prisão sejam processados pela morte de Mirsayafi. A overdose do iraniano, que já havia tentado suicídio, envolveu tranqüilizantes prescritos pelos próprios médicos da prisão. A morte do blogueiro segue outro caso semelhante ocorrido há duas semanas. No último dia 6, Amir Hossein Heshmatsaran, fundador do grupo oposicionista iraniano Fronte da Unidade Nacional, morreu de derrame na cadeia. Familiares da vítima acusaram os funcionários do estabelecimento de negligência.
"Líderes iranianos têm relegado a administração do sistema penitenciário a um grupo de funcionários incompetentes e cruéis, que estão demonstrando sua absoluta indiferença em relação à vida humana", disse Hadi Ghaemi, da campanha protetora dos direitos humanos no país. "Se as autoridades não se mexerem rapidamente para deter os oficiais negligentes responsáveis pelo caso, elas estão reforçando a impunidade e a falta de responsabilidade".

Nenhum comentário: