domingo, 11 de janeiro de 2009

Protestos contra Israel chegam à Casa Branca

Milhares de manifestantes protestaram neste sábado diante da Casa Branca, em Washington, contra a ofensiva israelense na Faixa de Gaza, constatou a AFP no local."Há muitos jovens. Temos a sensação de que é a maior manifestação em defesa dos palestinos já realizada nos Estados Unidos", afirmou Eugene Puryear, um dos coordenadores do protesto, estimando a presença de 10 mil pessoas.Os manifestantes, muitos com keffiyehs ou capuzes iguais aos da resistência palestina, se reuniram durante a tarde no Parque Lafayette, diante da Casa Branca.Em seguida, o grupo seguiu para a sede do Washington Post para protestar, segundo Puryear, contra a "linha editorial pró-israelense" do jornal, antes de seguir para o prédio do fabricante de armamentos Lockeed Martin."Estou aqui porque crianças palestinas inocentes morrem diariamente. O povo americano precisa saber a verdade", disse Razan Ali, de 13 anos, um palestino-americano que veio de ônibus de Nova York.Segundo os serviços palestinos de socorro, a ofensiva israelense contra a Faixa de Gaza já matou 854 palestinos, incluindo 270 crianças. Os ataques deixaram ainda 3.490 feridos, sendo centenas de mulheres e crianças.

Fonte:http://noticias.uol.com.br/ultnot/afp/2009/01/10/ult34u216816.jhtm

* Minha curiosidade: porque a maioria dos protestos feitos em vários lugares do mundo, são sempre contra Israel? ;P

Parque nacional do Iguaçú faz 70 anos

As Cataratas do Iguaçu foram vistas pela primeira vez por europeus em 1542, quando a expedição de Dom Alvar Nunez Cabeza de Vaca descia o Rio Iguaçu com canoas adquiridas dos índios Kaingang (guaranis)

Conhecido mundialmente pela beleza das Cataratas do Iguaçu, o Parque Nacional do Iguaçu é tombado como patrimônio natural da humanidade pela Unesco. Localizado na região Oeste do Paraná, possui 185 mil hectares de formação de Floresta Estacional Semidecídua, com manchas de Formações Pioneiras Aluviais e Obrófila Mista, todas integrantes do bioma Mata Atlântica.
Hoje a região faz fronteira com a Argentina e o Paraguai e é uma das mais visitadas da América do Sul. Possui vôos diretos de várias capitais e é cortada pela movimentada rodovia Assunção-Paranaguá. Cerca de 700 mil pessoas visitam as cataratas, anualmente.
As Cataratas do Iguaçu são, na verdade, um complexo de 275 quedas que se estendem por quase cinco quilômetros do Rio Iguaçu. Três quartos das quedas situam-se na Argentina e podem ser melhor vistas do lado brasileiro. São cercadas por parques nacionais de mata atlântica. No Brasil, pelo Parque Nacional do Iguaçu, criado em 1939, e, na Argentina, pelo Parque Nacional del Iguazú. É uma área com fauna e flora ricas.
A região também é rica em atrações turísticas. Além das cataratas do Iguaçu e dos parques nacionais, pode-se conhecer Itaipu, a maior hidroelétrica do mundo; o Macuco Safári, com trilhas ecológicas e rafting pelo Rio Iguaçu; e o Parque das Aves. Visitado anualmente por mais de um milhão de turistas, abriga centenas de milhares de espécies silvestres da fauna e da flora, algumas raras e ameaçadas de extinção, como a onça-pintada e o palmito-juçara. É administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão criado em 2007 para gerir as unidades de conservação federais do país. A exploração turística do Parque Nacional do Iguaçu, realizada em parceria com a iniciativa privada, por meio de concessões públicas, é considerada referência nacional pelo Ministério do Meio Ambiente, que em 2009 adotará o mesmo modelo de gestão nas unidades de conservação de Abrolhos (BA) e Fernando de Noronha (PE). O PNI é o parque nacional mais visitado do Brasil.