domingo, 25 de maio de 2008

Sonda da Nasa faz pouso histórico no pólo norte de Marte


Imagem -John Miller/AP

A sonda Phoenix, da Nasa (agência espacial norte-americana), realizou um pouso histórico próximo ao pólo norte de Marte neste domingo (25). A Phoenix irá procurar água e avaliar as condições para a existência de vida no planeta, de acordo com membros da agência.
Após percorrer 679 milhões de quilômetros, a aeronave pousou às 16h53 locais (20h53 em Brasília), depois de uma entrada arriscada na atmosfera do planeta. É a primeira vez que uma espaçonave aterrissa em uma das regiões polares de Marte.
Entre os comandantes da operação, que exigiu um investimento de mais de US$ 450 milhões, está o brasileiro Ramon de Paula, chefe dessa missão na agência espacial.
Impulsionada pela gravidade, a Phoenix estava a aproximadamente 20.400 km/h antes de entrar na atmosfera, que diminuiu a velocidade da sonda para que ela pudesse abrir um pára-quedas e acionar motores retropropulsores que ajudaram a reduzir a velocidade da sonda antes de atingir o solo.
Em 2002, cientistas descobriram que as regiões polares de Marte têm grandes reservatórios de água congelada sob uma camada de solo. A Phoenix foi lançada em 4 de agosto de 2007, para colher amostras da água e determinar se ela contêm os elementos necessários para a existência de vida.
Ao estudar as condições e as origens da água no local, a Phoenix vai procurar por outras condições propícias para a vida no planeta, como compostos orgânicos. A sonda é capaz de coletar pequenas quantidades desses compostos e identificá-los. As duas naves Viking, da Nasa, que chegaram à Marte em 1976, não detectaram a existência desses compostos.
Para a Nasa, estudar a água em Marte é chave para descobrir respostas importantes, como se o planeta já teve vida.
A Nasa tentou pousar uma sonda no pólo sul de Marte em 1999, mas ela se perdeu pouco antes de chegar ao solo.
Fonte:http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u405305.shtml

Brasileira Sandra Corveloni leva prêmio de melhor atriz em Cannes

A atriz brasileira Sandra Corveloni, a mãe de Linha de Passe, o filme de Walter Salles e Daniela Thomas, foi escolhida como melhor atriz no Festival de Cannes.
Ela não compareceu à premiação, segundo Daniela, por ter perdido um filho na recente gravidez.
A diretora recebeu o prêmio por ela e agradeceu o júri. O prêmio foi entregue pelo ator francês Jean Reno.
Fonte:http://cinema.terra.com.br/cannes/2008/interna/0,,OI2907641-EI11459,00.html