sexta-feira, 30 de maio de 2008

Ascensão ao Everest


Google celebrou ontem com um Doodle especial o aniversário da primeira ascensão até o topo do Monte Everest.
A primeira ascensão até o topo foi feita pela expedição anglo-neozelandesa em 29 de Maio de 1953, dirigida por John Hunt. O pico foi alcançado por Edmund Hillary e Tenzing Norgay.

Encontrada na Bolívia a pegada humana mais antiga do mundo

LA PAZ, 29 MAI (ANSA) - A pegada petrificada de um suposto ser humano que caminhou entre 5 e 15 milhões de anos atrás pelo altiplano andino da Bolívia foi apresentada oficialmente hoje em La Paz como a maior antiguidade do mundo. Similar e tão clara quanto qualquer pegada humana na areia úmida, a marca está impressa perfeitamente em uma pedra de um metro de altura por três de largura e cerca de 30 centímetros de espessura. As afirmações sobre as características e data da pegada contradizem ao que diz a comunidade científica internacional, segundo a qual, o gênero humano apareceu na África há cerca de dois milhões de anos. A formação rochosa que tem a pegada, explicou à ANSA o arqueólogo Manuel de la Torre, pertence ao mioceno do período terciário, o que significa que é a impressão humana mais antiga descoberta no mundo. Segundo estudos morfológicos, a pegada de 29,5 centímetros (número 39) corresponde à de um homem de aproximadamente 1,70 metros de altura com cerca de 70 quilos. "Os lóbulos de cada um dos cinco dedos são bastante robustos. Cada um deles representa uma localização correta, por isso a pegada nos mostra que existia uma boa tração e bipedalismo", segundo o informe do podólogo Guillermo Lazcano. Pelo tamanho e especificidades da impressão plantar, o ser que a deixou caminhava descalço "na terra ou em superfícies não uniformes, como rochas, cascalhos e areia", continuou o especialista. "É a pegada paleontológica mais antiga, da época terciária, quando estava se formando a Cordilheira dos Andes e, em especial, as serranias próximas ao lago Titicaca", acrescenta o informe da Unidade Nacional de Arqueologia. A pegada foi encontrada nas proximidades do lago Titicaca, 70 quilômetros ao oeste de La Paz, entre os povoados de Tiwanaku e Guaqui, habitados por indígenas aymaras. Fotografias e informes científicos foram apresentados hoje na chancelaria da Bolívia pela Comunidade da Sabedoria Ancestral, um grupo privado multidisciplinar de especialistas da Argentina, Bolívia, Chile, Equador e Peru. Esse grupo trabalha há mais de 30 anos em estudos que buscam "revalorizar o conhecimento herdado pelas culturas pré-hispânicas". O grupo soube da existência da pegada por informações e fotografias de Fanny Pimental, uma guia turística que encontrou a marca graças a camponeses de Sullkatiti, um pequeno povoado aymara que a conhecia e a conservava como "a pegada do Inca", atribuída aos seus antepassados. Segundo a cosmovisão do povo aymara, que em junho celebrará o início do ano 5.516 de sua era, na região andina habitaram antes outras "nove humanidades". A investigação começou em fevereiro, sob o comando de um grupo de antropólogos dirigidos por Danilo Villamor, com especialidade em Antropologia Forense, da Unidade Nacional de Arqueologia; e outro de geólogos a cargo de Germán Núñez. A eles se somaram grupos de especialistas de outras especialidades. (ANSA) 29/05/2008
Fonte:http://www.ansa.it/ansalatinabr/notizie/rubriche/variedades/20080529165034662725.html

Nomes com inicial "X"

Cheio(a) de talentos, você possui energia e é capaz de levar seu entusiasmo a extremos,deixando as pessoas atrapalhadas, com a maior dificuldade em acompanhar seu ritmo. Pudera! Você se envolve em mil projetos ao mesmo tempo! E mesmo que não termine algum, agita tanto no começo que é impossível para seus amigos ficarem de fora. Cuidado para não se tornar muito confuso(a)e disperso(a), sem saber que rumo tomar. Principalmente nas coisas do coração.

Organização subindo pelas paredes

Os bonequinhos da porta dos banheiros agora têm companhia. Desenvolvido pela Nó Design o Homem Elástico é feito de látex natural extraído e trabalhado por comunidades locais dentro da floresta amazônica e ventosas nos membros para aderir às paredes. Além de simpático, o rapazinho ajuda a aproveitar a parede para guardar cosméticos e apetrechos.
Fonte:http://casa.abril.uol.com.br/blogs/prateleira/