segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Engenharia genética: Tomate roxo contra o câncer

Um tomate roxo, fruto da engenharia genética, conseguiu prevenir câncer em ratos. Ele foi feito para conter nutrientes mais comumente encontrados em amoras escuras.
A descoberta publicada na revista científica Nature Biotechnology dá impulso à idéia que plantas podem ser geneticamente modificadas para tornar as pessoas mais saudáveis.
Ratos com propensão ao câncer viveram mais quando comiam o tomate do que com uma alimentação sem o fruto. O estudo foi financiado pelo governo britânico.
Um dos biólogos disse que o efeito foi muito maior do que o esperado.
O estudo focou no antioxidante antocianina, encontrado em amoras silvestres e outro tipo de amora chamada de blackcurrants, em inglês. Os roedores mostraram que o tomate pode prevenir o câncer e algumas doenças neurológicas.
Um gene encontrado na flor da boca-de-dragão fez com que os tomates fabricassem antocianina e deixasse o tomate roxo no processo.
Testes em humanos ainda estão longe de acontecer, mas as descobertas apóiam a idéia de que mudanças na dieta, ou alguns de seus componentes específicos, podem melhorar a saúde de animais e possivelmente a nossa.