domingo, 22 de março de 2009

DIA MUNDIAL DA ÁGUA

DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS DA ÁGUA

Em 22 de março de 1992 a ONU (Organização das Nações Unidas) instituiu o "Dia Mundial da Água", publicando um documento intitulado "Declaração Universal dos Direitos da Água". Eis o texto que vale uma reflexão:

1.- A água faz parte do patrimônio do planeta. Cada continente, cada povo, cada nação, cada região, cada cidade, cada cidadão, é plenamente responsável aos olhos de todos.


2.- A água é a seiva de nosso planeta. Ela é condição essencial de vida de todo vegetal, animal ou ser humano. Sem ela não poderíamos conceber como são a atmosfera, o clima, a vegetação, a cultura ou a agricultura.


3.- Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados. Assim sendo, a água deve ser manipulada com racionalidade, precaução e parcimônia.


4.- O equilíbrio e o futuro de nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos. Estes devem permanecer intactos e funcionando normalmente para garantir a continuidade da vida sobre a Terra. Este equilíbrio depende em particular, da preservação dos mares e oceanos, por onde os ciclos começam.


5.- A água não é somente herança de nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores. Sua proteção constitui uma necessidade vital, assim como a obrigação moral do homem para com as gerações presentes e futuras.


6.- A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo.


7.- A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada. De maneira geral, sua utilização deve ser feita com consciência e discernimento para que não se chegue a uma situação de esgotamento ou de deterioração da qualidade das reservas atualmente disponíveis.


8.- A utilização da água implica em respeito à lei. Sua proteção constitui uma obrigação jurídica para todo homem ou grupo social que a utiliza. Esta questão não deve ser ignorada nem pelo homem nem pelo Estado.


9.- A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social.


10.- O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.

Fonte:http://www.jardimdeflores.com.br/ECOLOGIA/A27direitosdaagua.htm

AGONIA DA ÁGUA

Sou água que nasce na fonte viva
E nos rios agonizo.
Você que me mata, me aprecia me descarta
Sujas-me e me lambuzas
E lamenta sua sorte, bem depois da minha morte..
Sou água da vida,
Tudo sem mim é questão de morte.
Morte da fauna, morte da flora
Morte dos sonhos, do ouro da fama,
Tudo jogado na lama
Pela ganância dos fortes.
tudo sem mim É NADA
E nada investem em mim.
Represam-me em hidrelétricas
Mudando meu caminho... meu destino,
Lembram de mim na sede
Não se importando com os excrementos de esgotos
Que derramam sobre mim.
Sou água, sou vida,
És inteligência e não entendo
Porque matas a mim!

Fonte:http://ameanatureza.blogs.sapo.pt/arquivo/776856.html

Ex-modelo Americano quer guarda de filho que mora no Brasil

Uma disputa judicial internacional que dura cinco anos, envolvendo a guarda de um menino de 8 anos, de pai norte-americano e mãe brasileira, atingiu na última semana o plano diplomático e pode ser tema de uma conversa entre os presidentes Lula e Obama marcada para este mês.
Nesta quarta-feira (4), a secretária norte-americana de Estado, Hillary Clinton, disse que está pressionando o governo brasileiro pelo retorno do garoto.
O ex-modelo norte-americano O caso ganhou repercussão nos Estados Unidos depois de Goldman dar uma entrevista à rede NBC em 30 de janeiro, em que ele defendeu sua posição de maneira emocionada.
Desde a separação, Goldman recebeu apoio de vários políticos norte-americanos.
Em 24 de fevereiro, reportagem do jornal “The New York Times” disse que o Congresso americano analisa duas resoluções cobrando do Brasil a repatriação da criança.
Uma rede de amigos de Goldman mantém um site no qual faz campanha a favor da sua causa.
O Departamento de Estado americano já citou o Brasil anteriormente por não respeitar o tratado de abdução de Haia, acusando o país de ser tendencioso em favor dos cidadãos brasileiros.
A convenção garante um mecanismo para resolver os casos de abdução entre os países que assinaram o acordo - a criança deve ser devolvida prontamente, e a custódia deve ser disputada no país de origem dela.reivindica a guarda do filho que teve com a brasileira Bruna Bianchi, morta em 2008 no parto de sua segunda filha.
Desde a morte de Bruna, o segundo marido dela tem a guarda da criança, de acordo com decisão provisória da Justiça brasileira.
O caso começou na Justiça estadual do Rio e depois passou para a competência federal.
O caso ganhou repercussão nos Estados Unidos depois de Goldman dar uma entrevista à rede NBC em 30 de janeiro, em que ele defendeu sua posição de maneira emocionada.
Desde a separação, Goldman recebeu apoio de vários políticos norte-americanos.
Em 24 de fevereiro, reportagem do jornal “The New York Times” disse que o Congresso americano analisa duas resoluções cobrando do Brasil a repatriação da criança.
Uma rede de amigos de Goldman mantém um site no qual faz campanha a favor da sua causa.
O Departamento de Estado americano já citou o Brasil anteriormente por não respeitar o tratado de abdução de Haia, acusando o país de ser tendencioso em favor dos cidadãos brasileiros.
A convenção garante um mecanismo para resolver os casos de abdução entre os países que assinaram o acordo - a criança deve ser devolvida prontamente, e a custódia deve ser disputada no país de origem dela.
Fonte:http://mesquita.blog.br/pai-americano-quer-guarda-de-filho-de-8-anos-que-mora-no-brasil/comment-page-1

*Há várias comunidades no orkut em apoio ao pai do menino. É só procurar por David Goldman.

Angelina Jolie é eleita a mãe mais sexy entre as celebridades

A atriz foi a mais votada em uma eleição feita com internautas

A atriz, que tem seis filhos com Brad Pitt, ganhou quase um terço dos votos, deixando para trás Halle Berry, Reese Whiterspoon e Kate Winslet.
“Com maquiadores, personal trainers e estilistas à sua disposição, as mães famosas têm mais vantagens que as mães comuns. Mas, educar filhos é duro para todo mundo”, disse Colleen Last, do MSN.
Fonte:http://www.cidadeverde.com/entretenimento_txt.php?id=34715

Já pensou em escolher o nome de um filme?


Em uma iniciativa inédita no Brasil, a RMG Connect acaba de criar uma ação para que os internautas possam escolher o nome do novo filme da Warner Bros. Pictures e a Gullane Filmes, em co-produção com Casa Redonda e Buriti Filmes, dirigido por Laís Bodanzky (Bicho de Sete Cabeças e Chega de Saudade). Os votos poderão ser efetuados via internet, por site, também desenvolvido pela agência, até este domingo (dia 22). São seis opções de títulos: Agora é Minha Vez; As Melhores Coisas do Mundo; Escolha a Alternativa Certa; Mundo Livre; Ovelha Negra e Um Cara Chamado Mano. A série de livros Mano, de Gilberto Dimenstein e Heloisa Prieto, inspirou o escritor Luiz Bolognesi a criar o roteiro da obra. Dividida em vários temas, o longa aborda o cotidiano de um grupo de adolescentes e seus dilemas: a sexualidade; a pressão pelo sucesso; seus medos; a descoberta do amor; o preconceito; o ambiente escolar; o peso das amizades; a relação com a família, dentre outros. No filme, as histórias se iniciam a partir dos acontecimentos na vida de Mano (apelido de Hermano) e seus amigos. As filmagens começam em abril e a previsão de estréia nos cinemas brasileiros é para 2010.

A Terra brilha vista do espaço

Se os filmes de ficção científica estiverem certos e existir vida inteligente em outros planetas do Sistema Solar, de uma coisa podemos ter certeza: para os alienígenas, a Terra brilha tanto quanto os astros que enxergamos daqui à noite.
Segundo Basílio Xavier Santiago, professor do Departamento de Astronomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, isso ocorre porque, sendo um dos oito planetas do Sistema Solar, a Terra é capaz de refletir a luz do Sol que incide nela, assim como fazem os outros planetas.
O brilho da Terra, quando vista de um outro planeta distante, conforme informa o professor, está relacionado a alguns fatores, como a distância da Terra ao Sol, que é de aproximadamente 150 milhões de quilômetros, e o tamanho da Terra, cerca de 12.600 quilômetros de diâmetro. Depende, ainda, "da distância da Terra ao planeta, que varia conforme a posição em que os dois planetas estão em suas órbitas, e da capacidade da Terra de refletir a luz, que chamamos de 'albedo'".
A Terra vista de Marte, exemplifica Basílio Santiago, seria mais brilhante do que Marte observado daqui. "Isso porque a Terra está mais próxima do Sol, é umas duas vezes maior e reflete 25% mais a luz solar do que Marte", explica.
Fonte:http://noticias.terra.com.br/educacao/vocesabia/interna/0,,OI3648152-EI8399,00.html

Gene tem papel importante na esquizofrenia, dizem pesquisas

Cientistas americanos e escoceses identificaram ligação entre gene mutante e doença mental.

Dois estudos apontaram um único gene como a chave para o desenvolvimento e o tratamento da esquizofrenia.
Uma equipe do Howard Hughes Medical Institute, nos Estados Unidos, descobriu que uma versão mutante do gene DISC1 atrapalha o crescimento de células cerebrais.
Um grupo da Universidade de Edimburgo, na Escócia, por sua vez, mostrou como o gene afeta a forma como pacientes respondem a tratamentos contra a doença.
Os dois estudos, publicados nas revistas médicas PLoS One
e Cell, aumentam as esperanças na descoberta de tratamentos mais eficazes contra a esquizofrenia.
A doença é uma forma comum de distúrbio mental, afetando 1% da população adulta mundial.
Os sintomas tendem a aparecer no fim da adolescência ou começo da vida adulta, e podem incluir alucinações, paranóia e depressão.
A equipe americana demonstrou que o gene DISC1 desempenha um papel importante no desenvolvimento normal do cérebro e no crescimento de neurônios. Mas, uma versão incorreta do gene pode atrapalhar o processo.
Trabalhando com ratos, os cientistas mostraram como o gene estava ativo em células tiradas de embriões e também em células-tronco tiradas de ratos adultos.
Quando os níveis de DISC1 foram reduzidos em ratos adultos, as células cerebrais falharam em se dividir, e os animais desenvolveram sintomas parecidos com os da esquizofrenia.
Outros testes mostraram que o gene age como o lítio, uma droga que inibe a ação de uma importante substância química no cérebro e é usada como estabilizador de humor em pacientes com doenças mentais.
Quando os ratos com baixos níveis de DISC1 foram tratados com essa substância química, os sintomas começaram a melhorar.
"Nós precisamos entender a genética da esquizofrenia, mas agora sabemos que o DISC1 provavelmente contribui para a doença, o que é um grande passo", disse o chefe da pesquisa, Li-Heui Tsai.
Em Edimburgo, os pesquisadores analisaram dados do Projeto do Genoma Humano, que foi criado para mapear o código genético dos seres humanos.
Eles revelaram que o DISC1 afeta uma série de outros genes que são tratados pelos atuais remédios para a esquizofrenia.
"Nós sabemos que distúrbios como a esquizofrenia têm um elemento genético e que esse gene específico, o DISC1, é importante nesse processo", disse o coordenador da pesquisa, William Hennah.
"Esse estudo nos ajuda a entender exatamente como ele afeta o desenvolvimento do cérebro e dá pistas de como resolver os problemas quando esse processo dá errado."
A organização não-governamental Rethink, que trabalha com problemas mentais, descreveu o estudo como um importante passo para se entender a esquizofrenia, mas apenas um pequeno passo.
"Com doenças mentais recebendo apenas 6,5% do investimento para pesquisas na Grã-Bretanha, deverá levar um longo tempo para que essas descobertas sejam transformadas em grandes avanços", disse um porta-voz da ONG.
"Se nós realmente quisermos desvendar as complexas causas da esquizofrenia e desenvolver tratamentos mais eficazes, nós precisamos de um nível de investimento para pesquisa proporcional ao enorme custo humano e econômico da doença."

Racismo na Alemanha ainda preocupa Estado e sociedade civil

Em 21 de março se celebra o Dia Internacional para Eliminação do Racismo, introduzido pelas Nações Unidas em 1966. Desde o começo desta semana até o fim de março, inúmeros eventos realizados na Alemanha abordam o problema, que tendeu a aumentar nos últimos anos. O racismo no país conta com a resistência da sociedade civil e do Estado. O balanço do horror pode ser lido no relatório do Departamento Federal de Proteção à Constituição: 17.176 delitos motivados por extremismo de direita foram registrados em 2007. Dois terços deles foram delitos de propaganda, o que inclui - por exemplo - a demonstração de símbolos inconstitucionais, como a suástica. A categoria "atos de violência" inclui 845 agressões físicas. Estatisticamente, isso corresponde a 2,3 crimes ocorridos a cada dia em alguma parte da Alemanha. Trata-se de agressões xenófobas, antissemitas e racistas, às quais o país parece ter se acostumado."Racismo é encarado como algo periférico "Em reação a isso, no ano passado o governo alemão criou um plano nacional de ação contra o racismo, que representou uma virada no combate a esse tipo de criminalidade. Com isso, a Alemanha cumpriu uma exigência da Conferência Mundial contra o Racismo, realizada em Durban em 2001.O plano da ação inclui diversos programas e leis com objetivos nobres: democracia, tolerância, integração. Uma das iniciativas é a de apoiar quem queira se desligar de grupos de extrema direita, por exemplo. Apesar desse empenho, o plano de ação tem recebido críticas - entre outras, por parte do Instituto Alemão de Direitos Humanos. O argumento é o plano contém muita coisa genérica e descomprometida demais. Esta é a opinião da deputada Petra Pau, do partido A Esquerda, vice-presidente do Bundestag, a câmara baixa do Parlamento alemão: "O racismo costuma ser encarado na Alemanha como problema periférico, infelizmente também graças aos políticos. Segundo ela, não são tomadas medidas contra o racismo no cotidiano, algo que não parte somente dos extremistas de direita, mas também se deve a decisões estruturais, à discriminação por lei. De acordo com a deputada, não se dá muita atenção no país a esse tipo de racismo cotidiano.

Xenofobia ainda propagada entre jovens

O ministro alemão do Interior, Wolfgang Schäuble, da União Democrata Cristã, considera o plano de ação uma base eficiente de combate ao racismo. Para ele, violência e discriminação devem ser combatidas através de "prevenção eficaz, incentivo e fortalecimento da coesão social"."A disposição está aí, em todos os níveis estatais e dentro da sociedade. Por isso, tenho a confiança de que poderemos fazer progressos. Sem que o problema possa parecer inofensivo, também há avanços perceptíveis e mensuráveis. Portanto, vale a pena agir."Isso foi o que declarou o ministro alemão do Interior há alguns dias, quando apresentou um estudo abrangente sobre violência juvenil. Nessa ocasião, Wolfgang Schäuble se mostrou "bastante assustado" com os dados sobre as posições de extremistas de direita. Uma das revelações do estudo encomendado pelo Ministério do Interior e divulgado na última terça-feira (17/03), é a de que um a cada sete estudantes do ensino fundamental acha que existem estrangeiros demais na Alemanha. A pesquisa feita com 45 mil jovens entre 14 e 16 anos, a mais abrangente sobre o assunto já realizada na Europa, também revela que quase 20% dos entrevistados do sexo masculino demonstram fortes tendências xenófobas e boa parte tende à extrema direita e ao antissemitismo.
Fonte:http://noticias.uol.com.br/ultnot/deutschewelle/2009/03/21/ult3651u5872.jhtm

Incêndio destrói Instituto de Química da Universidade Federal da Bahia

O principal laboratório do Instituto de Química da Universidade Federal da Bahia (UFBA) foi totalmente destruído após um incêndio neste sábado (21). O fogo, que atingiu o 5º andar do prédio da UFBA, começou por volta das 16h. A brigada de incêndios do Pólo Petroquímico de Camaçari também foi chamada. Dez pessoas estavam no prédio, mas ninguém se feriu.
A principal preocupação era impedir que as chamas se espalhassem pelo prédio, já que no primeiro andar existem amostras de produtos inorgânicos que não podem ter contato com água. O representante da prefeitura do campus, José Bezerra, afirmou que este ano a universidade ainda não havia revisto as instalações elétricas e hidráulicas do edifício. A coordenadora do Instituto, Cristina Quintela, informou que os prejuízos podem chegar a R$ 500 milhões, uma vez que equipamentos de última geração, adquiridos pela universidade foram totalmente danificados. Os laboratórios eram de referência e constantemente utilizados por empresas parceiras da UFBA como Petrobras, Braskem e outras companhias do Pólo Petroquímico de Camaçari. Recentemente, um gerador de energia elétrica foi substituído nas proximidades do Instituto de Química da universidade para melhorar as condições de iluminação no local. Apesar disso, Cristina Quintela afirmou que só a perícia pode determinar as causas do incêndio.
Fonte:http://noticias.uol.com.br/cotidiano/2009/03/21/ult5772u3330.jhtm