domingo, 16 de agosto de 2009

Tabaporã (MT) treme como cidade-líder do país

Somente este ano, município, localizado no norte de MT registrou 10 tremores, semelhante à cidade de Alcântaras (CE), que mais tem abalos no Brasil

A terra tremeu 10 vezes este ano no município de Tabaporã, a 630 quilômetros ao norte de Cuiabá. De acordo com dados do Observatório Sismológico da Universidade de Brasília, os tremores ocorridos neste município empataram com a cidade de Alcântaras, no Ceará, líder no ranking da sismologia brasileira. Tabaporã e Porto dos Gaúchos, esta a 645 quilômetros da Capital, registraram juntas 15 sismos só este ano.

Num único dia, 24 de julho, Tabaporã sentiu dois abalos no espaço de três horas. O primeiro aconteceu às 3h32, com intensidade de 2.7 na escala richter. O outro foi às 6h07 e veio com mais força, de 3.1 da mesma escala. Esse último tremor foi de longa duração se comparado às ocorrências sísmicas de 200 segundos ou mais de três.

No início deste mês, dia 1°, Tabaporã voltou a tremer por duas vezes consecutivas, ambas com magnitude de 2.1. Nos meses anteriores, os terremotos tiveram intensidades diversas, variando de 2.0 a 3.1, como mostra o Observatório.

Em 26 de junho, por exemplo, o abalo foi de 2.5. Quatro dias depois, o tremor ressurgiu com mais força, de 3.0, como aponta a lista “últimos terremotos brasileiros”, publicada no site oficial do Observatório.

Portos dos Gaúchos, que fica a 80 quilômetros de Tabaporã, é um município conhecido mundialmente entre os estudiosos de sismos por ter registrado o maior terremoto brasileiro, com 6.6 na escala richter em janeiro de 1955, época em que era desabitado.

Quarenta e três anos depois, em 1998, já com habitantes, a terra voltou a tremer forte assustando os moradores. O fenômeno se repetiu com potência de 5.2, em março de 2005, surpreendendo a população na madrugada, causando pequenas rachaduras em paredes e queda de objetos.

O monitoramente recente mantém a cidade em posição de destaque. Este ano, por exemplo, o observatório acompanhou três tremores em seqüência, no mês abril, nos dias 5, 6 e 7. A intensidade desses variou de 2.1 a 2.8.

Os terremotos dos dois municípios tiveram como epicentro (origem) um ponto a cerca de 40 quilômetros da área central das cidades.

O prefeito de Tabaporã, Edison Rosso, se surpreendeu ao tomar conhecimento, por meio do Diário, que seu município lidera as estatísticas de terremotos. Entretanto, Rosso confessou que sentiu a terra tremer, talvez no dia 24 de julho, quando a magnitude da onda sísmica chegou a 3.0.

Rosso disse que os eventos sismológicos são comentados na cidade e causam temor entre os moradores, embora não mudem a rotina da cidade. Conforme ele, a prefeitura não pensa em adotar ou debater esses fenômenos. No entendimento dele, divulgar essas informações poderia intimidar quem planeja transferir residência ou fazer investimento na cidade.

A telefonista da prefeitura, Edimara dos Santos Alves, disse que se recorda deu um tremor há mais de 10 anos, o único que realmente ela sentiu. Ela comentou achar engraçado e, ao mesmo tempo, assustador falar desse assunto. “As pessoas têm medo, principalmente porque desconhecem as causas e não sabem até onde vão os riscos de tremores”.

Fonte:http://www.diariodecuiaba.com.br/detalhe.php?cod=354332

Pequisa eleitoral

"Uai!
Tiraram o Aécio das pesquisas?
Será que já está preso? "

Li esse comentário do leitor de um blog. Achei ótimo!