sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Chineses substituem lombada por chicane


Para acabar com as reclamações referentes a lombadas, a província chinesa de Shanxi levou para as ruas uma solução encontrada nas pistas de corrida para se brecar a velocidade dos veículos: as chicanes.Além de estreito, o trecho em zigue-zague é cercado por paredes de cimento com 60 centímetros de altura. Um verdadeiro desafio para motoristas e motociclistas.Se por um lado as suspensões dos veículos chineses “agradecem” a extinção das lombadas, por outro as laterais não devem tardar a reclamar da invenção substituta.No Brasil, essa chicane poderia ser uma aliada das autoridades na fiscalização da Lei Seca ao volante, afinal quem sob efeito de álcool conseguiria passar pelo “circuito” sem esbarrar no muro?

Fonte:http://www.moto.com.br/acontece/conteudo/17329.html


Presidente da Vale diz que empresa também será beneficiada com pré-sal

O presidente da Vale, Roger Agnelli, afirmou hoje que a empresa também será beneficiada com as descobertas de petróleo na camada pré-sal do litoral brasileiro.
Além de possuir concessões para exploração de gás em parceria com a Petrobras e outras empresas, a Vale está otimista com o aumento no consumo de minérios para fabricar produtos utilizados no transporte e exploração de petróleo.
Agnelli disse que está otimista e que a Vale está preparada para atender a essa demanda.
"Para o pré-sal, vai ter de construir muitos navios, vai muito minério de ferro; vai ter muito material eletrônico, vai muito cobre", afirmou.
Regras do jogo
O presidente da Vale afirmou também que é possível beneficiar a população brasileira com as riquezas dessas jazidas sem que seja necessário alterar as regras atuais de concessão e exploração, discutindo apenas aspectos técnicos.
"É absolutamente justo e correto afirmar que, em uma descoberta desse porte, que realmente muda o patamar do país, a sociedade brasileira tem de ter um bom benefício. Há formas de se fazer isso respeitando a lei, sem rasgar contratos, sem nada", afirmou. "Dentro da atual lei de petróleo e de concessões, há espaço para se acertar tudo o que é preciso acertar.'
Agnelli disse também que o Brasil vai precisar investir muitos recursos para explorar essas riquezas e que, por isso, é importante trabalhar para que haja parcerias entre várias empresas.
"A parceria é fundamental para se ganhar velocidade em implantar o pré-sal. Se falta dinheiro, você não consegue fazer rapidamente. Se tem dinheiro e parceiros, mesmo estrangeiros investindo junto com a Petrobras e com outros parceiros aqui no Brasil, você consegue acelerar e trazer esse benefício mais rapidamente para a sociedade."

Fonte:http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u438877.shtml

Veja a maneira correta de jogar lâmpadas fora

Mercúrio contido em lâmpadas pode contaminar meio ambiente. Consumidor deve procurar serviço de coleta.

Quando uma lâmpada queima, a maioria das pessoas troca por uma nova e joga a usada no lixo. No entanto, ela deveria ser reciclada. Por dois motivos: além de conter materiais reaproveitáveis, contém produtos químicos prejudiciais ao meio ambiente.
O recomendado para evitar problemas ecológicos é encaminhar as lâmpadas para os locais especializados em reciclagem. Segundo Flávia Mourão, secretária adjunta de meio ambiente da Prefeitura de Belo Horizonte, a legislação prevê que a responsabilidade é do produtor, do distribuidor e do comerciante para disponibilizar o serviço de coleta de lâmpadas. Muitos consumidores, no entanto, desconhecem que há um serviço de coleta disponível “Se a mercearia ou a loja de material de construção não receber o produto, faça uma denúncia á Secretaria de Meio Ambiente, que as providências necessárias serão tomadas”, diz Flávia. Danos Segundo o engenheiro químico Benami Waisberg, o mercúrio contido dentro da lâmpada não faz mal às pessoas, mas pode agredir ambiente. Ele não está inserido nas lâmpadas incandescentes e, sim, com as fluorescentes, que são mais procuradas atualmente por representarem um gasto menor no consumo de energia elétrica. “A radiação ultravioleta causa câncer de pele. Por isso, o mercúrio, em forma de vapor, é inserido dentro das lâmpadas para absorver a radiação ultravioleta e transforma-la em radiação luminosa”, completa Waisberg.

Fonte:http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL739214-5598,00-VEJA+A+MANEIRA+CORRETA+DE+JOGAR+LAMPADAS+FORA.html

Derretimento no Ártico atingiu nível crítico, dizem cientistas

Gelo da região se derreteu ao segundo menor nível histórico, e deve continuar derretendo.

Cientistas americanos advertiram que a área coberta de gelo no Ártico se reduziu a seu segundo menor nível desde o início dos registros por satélite, há 30 anos - o pode indicar que o derretimento chegou a um nível em que seus efeitos começam a se tornar irreversíveis.
O derretimento este ano foi medido mais cedo que o normal. Por isso, os cientistas acreditam que a área pode diminuir ainda mais, para uma superfície menor que a registrada em setembro do ano passado, a menor já registrada.
"Podemos muito bem estar em uma rápida trajetória rumo a superar um ponto sem volta", disse o cientista sênior do Centro Nacional de Monitoramento de Neve e Gelo (NSIDC, sigla em inglês), no Colorado, Mark Serreze. "Estamos passando agora por esse ponto."
Em 26 de agosto, a área coberta de gelo do Ártico media 5,26 milhões de quilômetros quadrados.
Em 2005, foi registrada uma área coberta semelhante, de 5,32 milhões de quilômetros quadrados - mas a medição desse ano foi feita em setembro, um mês antes da medição deste ano.
No recorde de derretimento, registrado em setembro de 2007, o gelo cobria apenas 4,13 milhões de quilômetros de quadrados. A título de comparação, a extensão de 1980 era de 7,8 milhões de quilômetros quadrados.
A maior parte da cobertura atual consiste em uma camada relativamente fina de gelo, formada durante um só inverno e que derrete mais facilmente que o gelo formado ao longo de muitos anos.
Verões sem gelo
Independentemente de o recorde de 2007 se manter ou ser quebrado nas próximas semanas, a tendência no longo prazo é evidente, dizem os cientistas: o gelo está declinando de forma mais acentuada que há uma década, o que transformará progressivamente o Ártico em uma região de mar aberto durante o verão.
Uma previsão feita há alguns anos estimava que até 2080 o verão ártico se caracterizará por ser uma estação sem gelo.
Posteriormente, modelos de computador começaram a antecipar as datas para algo entre 2030 e 2050; hoje, alguns cientistas crêem que isto pode ocorrer dentro de cinco anos.
Um fenômeno que trará novas oportunidades, incluindo a chance de explorar petróleo e gás na região. A queima deste combustível elevaria o nível das emissões de gases que causam o efeito estufa na atmosfera.
A ausência de verões gelados no Ártico teria impactos locais e globais. A imagem do urso polar em busca de gelo já é familiar; mas outras espécies, como focas, também sofreriam mudanças em seu hábitat, assim como muitos habitantes do Ártico.
Globalmente, o derretimento do gelo ártico reforçaria o fenômeno do aquecimento, já que águas abertas absorvem mais energia do sol que o gelo.

Fonte:http://noticias.br.msn.com/artigo_bbc.aspx?cp-documentid=9806416

Raposa folgada invade casa britânica e cochila no sofá

Animal só acordou com o flash da câmera fotográfica. Proprietário teve de usar um jornal enrolado para expulsar o bicho.

O britânico Ian Young, 77, deixou a porta de sua casa aberta quando foi trabalhar no quintal. Na volta, ele encontrou uma raposa aconchegada em seu sofá, onde dormia. O animal, afirmou o jornal “Daily Mail”, acordou quando Young disparou o flash da câmera fotográfica, mas não saiu de onde estava confortavelmente instalado. A raposa só se mexeu quando o proprietário da casa usou um jornal enrolado para assustá-lo.
“Foi inacreditável quando encontrei a raposa dormindo. Parecia um cachorro de estimação, com a cabeça descansando sobre as patas e os olhos fechados. Achei que o animal sairia correndo quando comecei a tirar fotos, mas ele continuou lá, deitado”, disse Young ao jornal. Depois de ser expulsa, a raposa continuou tentando entrar nessa casa que fica em Feltham, sudoeste de Londres.
Fonte:http://g1.globo.com/Noticias/PlanetaBizarro/0,,MUL740158-6091,00-RAPOSA+FOLGADA+INVADE+CASA+BRITANICA+E+COCHILA+NO+SOFA.html