quarta-feira, 28 de maio de 2008

Animais têm a chave para prever terremotos

Na opinião dos sobreviventes do violento terremoto de Tangshan ocorrido em 1976, perto de Pequim, poderiam ter sido evitadas as mortes no tremor que abalou a província chinesa de Sichuan no dia 12 de maio passado, se as pessoas tivessem prestado mais atenção ao estranho comportamento dos animais.
O terremoto que estremeceu há mais de 30 anos o norte da China havia reunido vários sinais premonitórios, asseguram hoje em dia os que sobreviveram à catástrofe.
Os cães ladraram selvagemente durante horas antes de o sismo golpear a região. Os ratos e as serpentes se agitaram, saindo de suas tocas, como se estivessem enlouquecidos. Os cavalos e as vacas davam coices contra as paredes dos estábulos.
"Os animais tentavam nos dizer alguma coisa. Se tivéssimos sabido, não teria morrido tanta gente", lamenta um dos moradores do local.
Para ele, assim como para muitos sobreviventes do sismo de Tangshan, seria também preciso ter sabido "ouvir" os animais antes do tremor de Sichuan, no sudoeste do país, que deixou pelo menos 86.000 mortos e desaparecidos.
Vários dias antes, centenas de milhares de sapos deixaram a cidade de Mianyang, perto do epicentro. Hoje, muitos vêem neste êxodo um sinal premonitório, como se reflete nos blogs da internet.
Embora seja difícil vincular com certeza ambos os fenômenos, os cientistas admitem que os animais, sensíveis a ondas sonoras, possam pressentir a iminência deste tipo de catástrofe.
"Há estímulos físicos e químicos que emanam da terra antes de um terremoto e provavelmente são sentidos pelos animais", explica George Pararas-Carayannis, químico e oceanógrafo, presidente da Tsunami Society, com sede em Honolulu.
"Ao final de tudo, o estudo do comportamento dos animais poderia servir para desenvolver melhores instrumentos de detecção para previsões a curto prazo", estima.
Fonte: Recebi por e-mail.

Nomes com inicial "Z"

Esta é letra do destino. Se o seu nome começa com "Z", você tanto pode ser o(a) maior sortudo(a), como ter vários problemas na vida, mesmo que não faça nada para isso.Por outro lado, tem um ótimo coração, muita criatividade e bastante energia física. Gosta de manter uma certa privacidade e tem muitos segredos que não conta para ninguém. Sua personalidade muda bastante, dependendo da situação. Por isso, às vezes, as pessoas não conseguem entendê-lo(a). Tente confiar um pouco mais nos outros e...acredite: a felicidade existe.

Vazou: Orkut ganhará Temas!

Uma ótima notícia para os orkuteiros: o Orkut vai ganhar Temas! Um limitado grupo de usuários já possui atualmente acesso a novidade que pode estar em propagação.
Inicialmente os usuários do Orkut poderão escolher entre quatro diferente Temas para seus perfis, caso não goste dos novos visuais, uma opção permitirá retornar ao layout clássico.
Na foto um dos temas.
Fonte: Mensagem recebida por e-mail.

Semana do meio ambiente


Amazônia
Existe um projeto de lei para ser votado que autoriza a derrubada de 50% da vegetação nativa e vai acelerar a destruição da Amazônia. Nossa floresta é a casa de milhares de brasileiros e responsável pelas chuvas que caem em todo país. O problema é sério.
Mobilize-se.
Fonte:http://www.greenpeace.org.br/sma/index.html

Tesouros da antiga Constantinopla começam a ver a luz do dia

O túnel da Mármara vai permitir ligar os dois lados de Istambul, o asiático e o europeu.

Quem ouviu falar no estreito de Bósforo e nos “tesouros” guardados pelas suas águas pode agora conferir: objetos datados do período bizantino, otomano e neolítico foram descobertos na costa do mar da Mármara. O mesmo local esconde ainda um cemitério de navios do tempo bizantino e um porto comercial do século IV, situado a 400 metros do solo. As obras do canal da Mármara, um túnel ferroviário que ligará daqui a alguns anos os dois lados de Instambul, na Turquia, permitiu a descoberta de achados de várias épocas históricas da antiga Constantinopla. Vestígios do período neolítico - um porto bizantino, e um muro de 50 metros das antigas fortificações de Constantinopla nunca antes encontradas - foram já retirados do local. Entre as maiores descobertas destacam-se um vasto complexo de cerâmicas, em Sirkeci, no lado europeu, e uma capela bizantina mencionada nos textos antigos, em Üsküdar, no lado asiático. Mas o mais impressionante foi um porto de comércio importante, o “Eleutherion”, fundado no reinado de Théodose no séc. IV. “É um dos lugares arqueológicos náuticos mais importantes de todos os tempos”, afirmou James Delgado, do Instituto de Arqueologia Marinha da Universidade do Texas, citado hoje pelo "Le Monde". No local é possível observar-se a base de um farol, de um cais, uma igreja do século XII, assim como os restos de pelo menos 31 navios bizantinos, datando do século VI ao século XI. Gökçay estima que uma dezena de outras embarcações encontram-se ainda soterradas. "São o tipo de embarcação que não conhecíamos a não ser através dos escritos”, precisou Aksel Tibet. No interior desses barcos, foram encontradas dezenas de ânforas de vinho intactas, mercadorias de toda a espécie, sapatos, utensílios de cozinha, objetos que enriquecem consideravelmente o conhecimento da história da cidade e da sua população, entreposto comercial das rotas mais importantes do período Bizantino. “Era um dos portos mais importantes da cidade. A descoberta permite avançar na compreensão das ligações e dos recursos comerciais entre o Império Bizantino e o resto do mundo”, explica Gökçay. O objetivo é abrir um museu próximo do lugar para apresentar as descobertas. A presença de um porto situado a mais de 400 metros da atual costa do mar da Mármara tem intrigado os geólogos. Segundo um desses estudiosos, Dogan Perinçek, o "Eleutherion" teria sido submergido por um ou dois tsunamis engolindo navios e os seu carregamentos. Um cenário que poderia voltar a repetir-se, uma vez que a região de Istambul é atravessada por uma importante falha sísmica.

Fonte:http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1330279&idCanal=14

28 de Maio na História do Mundo

585 a.C. - Data tradicional do eclipse previsto por Tales de Mileto, considerado por muitos a data de fundação da Filosofia ocidental.