segunda-feira, 3 de março de 2008

Rio Grande do Sul

Conheço alguns lugares do Brasil, mas nunca havia ido ao Rio Grande do Sul. Surgiu essa oportunidade e fomos, Camila e eu..
Ficamos apenas uma semana e pudemos conhecer rapidamente apenas três cidades. Porto Alegre, Pelotas e Santa Cruz do Sul.
Chegamos, em Porto Alegre. Nos instalamos e fizemos um breve tour pela cidade. Seus prédios tradicionais de bela arquitetura e muito bem conservados embelezam a cidade. Visitamos alguns bairros, museus, exposições de arte onde conhecemos gentis pessoas que nos levaram ver o belo pôr-do-sol no Guaíba. Fiquei impressionada com limpeza da cidade, nos lugares por onde passei.
Depois de dois dias em Porto, fomos de avião à Pelotas. Lá nos esperava uma amiga, que nos mostrou a bela cidade e fez um resumo histórico, contando sobre as antigas festas magníficas, onde se serviam doces portugueses que eram as mais finas iguarias do lugar. Ao prová-los relembrei da minha infância, já que sou neta de portugueses e vovó fazia muito desses doces fabulosos. Enfim, conheci!!! Conheci ruas e pessoas que me interessavam. Admiramos a efervescência e beleza dos jovens universitários naquele calor abrasador.
No dia seguinte voltamos de avião a Porto Alegre e de lá de ônibus até Santa Cruz do Sul, o nosso destino final.
Ao chegarmos em Santa Cruz do Sul, fomos recebidas por um grande e querido amigo que nos acolheu de forma encantadora.
Agora com mais calma, já que esse era o nosso destino final, pudemos passear com tranqüilidade. Santa Cruz é linda e bem arborizada. Numa das ruas, visualiza-se um belo túnel verde, formado por árvores frondosas.
Nessa cidade. destaca-se a maior catedral em estilo gótico, da América Latina. Linda e imponente.
Mas o que mais me agradou foi a maneira como fomos recebidas pela família do meu amigo.
Esmero e dedicação. Atenção e carinho. Tudo isso acompanhado de um típico e excelente churrasco gaúcho, feito especialmente para nós.
Tenho certeza que plantei sementes de amizade verdadeiras que irão brotar e um dia voltarei para regá-las com o meu amor.