segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Campeão mundial de sauna agüenta calor de até 110ºC

O finlandês Timo Kaukonen venceu com o tempo de 12 minutos e 26 segundos. País é conhecido por competições malucas, como o carregamento-de-esposa.


Os homens durante a final do campeonato mundial, realizado na Finlândia (Foto: Reprodução/Saunaheinola)

Os finlandeses inventam as competições mais malucas que você pode imaginar. Durante o verão, quando as temperaturas estão mais amenas, eles promovem campeonatos de carregamento-de-esposa, futebol no meio da lama e até de arremeso de telefone celular. No último final de semana foi a vez do torneio anual de sauna. Isso mesmo: de sauna. Como funciona? Os competidores entram semi-nus na sauna, que fica ligada a temperaturas elevadíssimas -a mais de 100ºC. Ganha quem agüentar mais tempo.

Mulheres suam o maiô na final do torneio (Foto: Reprodução/Saunaheinola)

Entre as mulheres a briga ficou entre Natália Trifanava, de Belarus, e Leila Kulin, da Finlândia.

A competidora da casa foi declarada vencedora, com o tempo de 10 minutos e 31 segundos. Natália, a vice-campeã, deixou a sauna quatro minutos antes e teve de receber ajuda para andar.

Fonte:http://g1.globo.com/Noticias/PlanetaBizarro/0,,MUL83688-6091,00.html

Invisibilidade fica um passo mais próxima, segundo estudo

Cientistas deram mais um passo em direção às capas de invisibilidade usando materiais que redirecionam a luz.
Pela primeira vez foi demonstrado um novo material que dobra a luz visível para o lado errado. A pesquisa será detalhada nas revistas Nature e Science durante esta semana.
Os metamateriais são artificialmente engenhados com “extraordinárias propriedades ópticas que não existem na natureza”, disseram os pesquisadores na revista Science. Neste caso ele cria uma refração negativa da luz visível. Significa que a luz viaja na direção oposta e atravessa objetos. Um exemplo comum é quando você submerge parte de um lápis em um copo de água e ele parece curvar-se. Neste trabalho os pesquisadores fizeram a luz dobra-se para o lado oposto.
Na esquerda o esquema do primeiro metamaterial “rede de pesca” 3D que pode alcançar um índice negativo de refração em freqüências ópticas. À direita uma microscopia de varredura eletrônica da estrutura criada. As camadas alternadas formam pequenos circuitos que dobram a luz para trás. Crédito Jason Valentine, Universidade de Berkeley

A luz visível é apenas um tipo de radiação eletromagnética que vai desde o espectro das ondas de rádio até o raio X e ainda mais. Os metamateriais “podem alterar a propagação das ondas eletromagnéticas, resultando em refração negativa, imagens de sub-larguras de onda e ocultação.
Os cientistas fizeram experimentos em modelos tridimensionais e até o momento a “invisibilidade” havia sido demonstrado em materiais bidimensionais.
Os cientistas de um laboratório da Universidade da Califórnia criaram uma estrutura em forma de rede de pesca multicamadas que definitivamente exibe índices negativos de refração.
“Esta demonstração direta e elegante aumenta nossa habilidade de moldar e coletar luz como quisermos”, de acordo com uma declaração da revista Nature.
Outras pesquisas buscaram usar plasmons — minúsculas excitações eletrônicas nas superfícies de alguns metais — para cancelar a luz visível ou outra radiação vinda de um objeto e efetivamente ocultá-lo.
Os fãs de ficção científica sabem que a tecnologia de camuflagem faz com que naves Klingon desapareçam em Jornada nas Estrelas. Entre as aplicações do mundo real a tecnologia de invisibilidade pode ajudar a criar novas técnicas médicas e, é claro, dispositivos militares.

Fonte:http://hypescience.com/invisibilidade-fica-um-passo-mais-proxima-segundo-estudo/