terça-feira, 17 de março de 2009

Biólogo mineiro identifica 7 novas espécies de abelhas

O biólogo André Nemésio, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), especialista em abelhas da subtribo Euglossina e torcedor fanático do Atlético Mineiro, identificou sete novas espécies de abelha da mata atlântica. A descoberta foi publicada na mais conceituada revista de taxonomia (a ciência que descreve espécies) do mundo, a Zootaxa e faz parte do trabalho de doutorado do biólogo. Entre as espécies descobertas está a Eulaema atleticana, batizada assim em homenagem clube do pesquisador mineiro. "Até onde eu pude pesquisar, é a primeira vez que um bicho é batizado em homenagem a um clube de futebol", disse o pesquisador. Aos olhos fanáticos de Nemésio - que conta já ter passado 36 horas numa fila, debaixo de chuva, para comprar ingressos para um jogo do Atlético na 2ª divisão - o padrão de listras pretas e douradas do corpo da abelha lembra o padrão de listras da camisa do Galo. Daí o nome mineiro - apesar de a espécie ter sido descoberta na Bahia. É muito comum na taxonomia que os nomes de espécies prestem alguma homenagem. Outra das espécies descritas por Nemésio, a Euglossa carolina, foi batizada em homenagem a três Carlos: Carolus Linnaeus (inventor da taxonomia moderna), Carlos Garófalo (professor da USP de Ribeirão Preto) e Charles Michenes (segundo Nemésio, o mais importante abelhólogo do mundo). As sete espécies foram descobertas dentro de um processo amplo de revisão da nomenclatura de todas as espécies de abelhas euglossinas da mata atlântica.

Fonte: http://www.estadao.com.br/noticias/geral,biologo-mineiro-identifica-7-novas-especies-de-abelhas,339599,0.htm
*Albert Einstein teria dito que, se as abelhas desaparecerem, o mundo dos homens vai acabar em pouco tempo.
* Essa descoberta é uma nova esperança para a humanidade.

Egito vai abrir pirâmide "inclinada" ao público

O Egito deverá abrir sua pirâmide "inclinada" à visitação pública dentro de alguns meses. O diretor de arqueologia do país disse no domingo que dentro de um ano a abertura deverá ser estendida a mais duas pirâmides.
Atualmente, os turistas podem ver as pirâmides por fora, mas não entrar nelas.
A pirâmide "inclinada", assim chamada devido a sua parte superior inclinada, foi construída há cerca de 4.600 anos pelo faraó Snefru. Acredita-se que preocupações com a estabilidade da estrutura levaram à mudança na inclinação na metade da construção.
Zahi Hawass disse a jornalistas que "dentro de um ou dois meses a pirâmide inclinada será aberta ao público pela primeira vez".
Ele anunciou um projeto de desenvolvimento comunitário para a área orçado em 3 milhões de dólares.
"As pirâmides de Amenemhat 3 e Sesostris 2 serão abertas ao público no prazo de um ano", disse o diretor de arqueologia.
Tanto a pirâmide de Amenemhat 3, conhecida como a pirâmide negra, e a de Sesostris 2, se encontram em estado avançado de deterioração e já perderam boa parte de seu formato piramidal.

Fonte: http://oglobo.globo.com/cultura/mat/2009/03/16/egito-vai-abrir-piramide-inclinada-ao-publico-754855909.asp

Argentina: UFOS sobre o Rio Quequén‏

Julio Ruppel foi tirar fotografias na ponte atravessando o Rio Quequén entre as comunidades de Cascallares e Irene, no domingo, 21 de fevereiro de 2009, e quando ele examinou-as, ele reparou quatro objetos que ele não podia identificar, e que, à primeira vista parece com dois Discos voadores . Segundo a LU24, Rádio Tres Arroyos, os investigadores deste tipo de evento podem voltar a cena em alguma data futura para recolher mais informações sobre o assunto.
Fonte:http://diarionecochea.com/2009/02/25/ovnis-sobre-el-rio-quequen/

Por que algumas pessoas comem e não engordam?

Como escreveu Veríssimo “Ninguém é mais admirado ou invejado do que o come e não engorda. Você o conhece. É o que come o dobro do que nós comemos e tem metade da circunferência e ainda se queixa: - Não adianta. Não consigo engordar.”
Uma enzima pode ser a explicação do fato de algumas pessoas comerem bem mais do que outras e continuarem magras.
A enzima, chamada de MGAT2, determina se a gordura ingerida na alimentação será usada para gerar energia ou se será armazenada em camadas lipoprotéicas (apelido para os famosos pneuzinhos).
Os cientistas descobriram que ratos que possuíam poucas enzimas desse tipo eram capazes de comer muito sem engordar. Esses animais também estavam protegidos contra intolerância à glucose – sintoma precursor da diabetes – e colesterol alto.
As enzimas, em geral, são catalisadores biológicos essenciais para o funcionamento do nosso organismo.
A MGAT2 é uma das três enzimas do grupo MGAT, encontradas nos intestinos humanos e, também, no dos ratos. Os pesquisadores acreditam que, cortando a atividade da MGAT2 através de medicamentos, pode ser uma solução para combater a obesidade e todos os problemas que o excesso de peso acarreta.
Em uma pesquisa da Universidade da Califórnia, um grupo de cientistas reduziu a atividade dessas enzimas à metade. O resultado foi que os animais se desenvolveram normalmente – no entanto, em uma dieta constituída em 60% de gorduras, eles ganharam bem menos peso do que seus companheiros que continuavam a produzir a enzima normalmente.
Depois de quatro meses de testes e experimentos, os ratos que produziam menos MGAT2 pesavam cerca de 40% a menos do que os outros.
Estudos posteriores mostraram que os ratos com menos MGAT2 tinham menos insulina no sangue e maior tolerância à glucose. O nível do colesterol (LDL, o colesterol ruim, que pode causar problemas cardíacos) também baixou consideravelmente.
A razão pela qual o corpo humano tende a armazenar a gordura, mesmo quando não é o mais saudável a se fazer, é que nosso sistema biológico ainda se comporta como o dos nossos ancestrais. A comida, para eles, era escassa, então seus corpos precisavam “armazenar” um estoque considerável de energia, em caso de falta de alimento.
Agora foi descoberto que as enzimas MGAT são parte importante do processo.

Fonte: http://hypescience.com/por-que-algumas-pessoas-comem-e-nao-engordam/