sexta-feira, 17 de abril de 2009

Obesidade está ligada à insulina, e não aos genes, descobrem cientistas


Gordura e genética
Pesquisadores encontraram novas evidências sugerindo que outros fatores, que não os genéticos, podem causar obesidade. Eles descobriram que células geneticamente idênticas armazenam quantidades de gordura muito diferentes dependendo de variações sutis na forma como essas células processam a insulina.
Os pesquisadores descobriram que quanto mais rápido a célula processa a insulina, mais gordura ela armazena.
O entendimento do mecanismo preciso do armazenamento da gordura no interior das células pode levar à descoberta de novas técnicas para controlar a obesidade.
Relação entre insulina e obesidade
"As descobertas do nosso estudo também serão importantes para entender o papel preciso na insulina na obesidade ou na diabetes tipo 2, e para o desenvolvimento de estratégias efetivas de intervenção," diz o Dr. Ji-Xin Cheng, professor da Universidade Purdue (Estados Unidos).
Outros pesquisadores haviam sugerido que determinados "genes da obesidade" podem estar associados com o armazenamento excessivo de gordura nas células (veja Descobertos genes que armazenam gordura nas células).

Entretanto, os pesquisadores confirmaram que esses genes da gordura estavam expressos, ou ativados, em todas as células. E ainda assim, a quantidade de gordura armazenada nas células variou drasticamente - de zero, em alguns casos, até um acúmulo generalizado de gordura no interior da célula.
Nem tudo está nos genes
"Este trabalho dá apoio a um ponto de vista emergente de que nem todas as informações biológicas nas células estão codificadas no material genético," diz Thuc T. Le, outro membro da equipe.
"Nós descobrimos que a variabilidade do armazenamento de energia é dependente de como as células processam a insulina, um hormônio secretado pelo pâncreas após as refeições para acionar a captação de glicose a partir do sangue para o fígado, músculos e células adiposas."

As descobertas foram publicadas no jornal PLoS ONE.

Acupuntura não é milenar, nem chinesa

Todos sabem o que é acupuntura, o tratamento ficou muito popular no país de alguns anos para cá. É uma técnica oriental na qual agulhas finíssimas são enfiadas em certas partes do corpo para relaxamento muscular e para o alívio de dores.
De acordo com a “teoria” chinesa, esses pontos determinados seriam os canais por onde o Qi, a energia vital, flui.
Apesar de maiores estudos, nunca foi provado com solidez que a acupuntura tem um efeito maior do que um tratamento placebo qualquer.
De qualquer forma, seus praticantes reverenciam o tratamento como parte da cultura milenar chinesa. No entanto, um artigo recente do sinólogo Paul Unshuld diz que o método poderia ter sido inventado pelo filósofo grego Hipócrates – posteriormente, a acupuntura teria se espalhado na China.
Nenhum texto médico chinês escrito antes do nascimento de Cristo menciona a técnica e, na verdade, sabe-se que a tecnologia que torna possível a criação das finíssimas agulhas usadas só foi criada há quatrocentos anos atrás.
Nem mesmo o Qi é mencionado nos escritos mais antigos sobre a acupuntura. Wilhelm de Rhijn, no século XVII, escreveu o primeiro tratado ocidental sobre o assunto, e não mencionou pontos estratégicos de Qi – de acordo com ele, as agulhas eram colocadas em lugares próximos aos pontos doloridos.
Outra coisa: Qi era o nome que os chineses davam ao vapor que sai da comida quente. Nada de uma mística energia vital.
Ao que tudo indica, a acupuntura que é hoje praticada não é uma técnica milenar chinesa. Não é nem ao menos milenar – que dirá chinesa.
Fonte:http://hypescience.com/acupuntura-nao-e-milenar/


OVNI FOTOGRAFADO NA FLÓRIDA PRÓXIMO DE JATO DA FEDEX‏

Uma testemunha da Flórida fotografou um estranho objeto muito próximo de um jato da FedEX em 8 de fevereiro, de acordo com um relatório de dados da Mutual UFO Network (MUFON) . Este relatório será objeto de investigação pela MUFON Flórida. Abaixo a descrição da testemunha:
"Eu estava fotografando uma águia com minha Nikon Digital com lente de 500mm. Eu sempre tiro fotografias a esmo dos aviões que passam...Especialmente com a teleobjetiva- realmente ela aproxima. Eu tirei a fotografia de um jato, então outra fotografia menos de 2 segundos depois. Eu não soube qual era o tipo até baixar para o meu computador.A primeira foto mostra o jato com o céu azul ao redor e alguns pontos que estavam em minha lente. Então eu olhei para a segunda fotografia...sem pensar eu cortei para ter uma visão próxima e melhor (apaguei os originais da câmera). O objeto que eu vi me confundiu porque segundos antes da foto...nada. Eu não penso que é possível que aquele objeto tenha aparecido em 2 segundos naquela grande distância.
Se assemelha a parte de trás de um caça a jato com os dispositivos de pós-combustão...mas ainda é impossível estar lá assim tão rápido.
A fotografia foi tirada com uma 500mm de uma grande distância, não está muito clara, mas ainda é uma curiosidade!"
Fonte:e-mail

Arqueólogos acham ossadas em igreja

Arqueólogos encontraram nos arredores da Igreja de Nossa Senhora da Apresentação, em Porto Calvo, quatro ossadas que podem ser datadas dos séculos 18 e 19. Os esqueletos foram localizados durante as obras de restauração do prédio, construído em 1610 pelos portugueses e tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Os pesquisadores esperam finalizar as sondagens dentro de dez dias e publicar as conclusões em um mês por meio de relatórios e artigos científicos.O trabalho de arqueologia está sendo coordenado pelo Núcleo de Ensino e Pesquisa Arqueológica (Nepa) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) por meio de convênio com o Iphan. Segundo o arqueólogo Flávio Moraes, as ossadas podem ser do período colonial, mas só os artefatos encontrados junto aos esqueletos devem determinar o período em que foram enterradas.
Fonte:http://gazetaweb.globo.com/v2/gazetadealagoas/texto_completo.php?cod=145201&ass=11&data=2009-04-16