sexta-feira, 7 de março de 2008

Vingança brasileira

Oito espanhóis são barrados na Bahia, após a Espanha vetar a entrada de 30 brasileiros

Agentes da Polícia Federal de Salvador (BA) mandaram oito espanhóis de volta a Madri, no fim da noite desta quinta-feira (6), por não portarem documentação adequada e dinheiro suficiente. Os turistas tentaram desembarcar no Aeroporto Internacional de Salvador às 21h15, em vôo da Air Europa, mas tiveram de retornar à Espanha às 23h30, informou a rede "Globo News".O episódio ocorre após 30 brasileiros ficarem detidos no aeroporto de Barajas, em Madri, e do governo brasileiro expressar a possibilidade de usar o princípio da reciprocidade, ou seja, começar também a negar a entrada de espanhóis no território brasileiro.
D0s brasileiros barrados na Espanha, após terem sua entrada negada no país, 20 já tiveram a confirmação de que serão mandados de volta ao Brasil, incluindo os dois estudantes pós-graduandos do Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (Iuperj), Pedro Luiz Lima e Patrícia Rangel, que fizeram escala no país ontem. A maioria dos brasileiros barrados tem entre 20 e 35 anos. Eles aguardam julgamento de seu caso por um juiz, assistidos por um advogado público. Se o retorno for confirmado, eles terão de esperar que a mesma companhia na qual vieram tenha assento disponível no vôo de volta, e isso pode demorar dias. Eles estão em uma área isolada do aeroporto, com sala e quartos com beliches. A retenção dos 30 brasileiros pelos agentes de imigração espanhóis gerou uma reação do governo brasileiro nesta quinta-feira. O Ministério das Relações Exteriores convocou o embaixador espanhol em Brasília para cobrar explicações em relação ao episódio.
Fonte:http://noticias.uol.com.br/ultnot/2008/03/07/ult23u1400.jhtm

Na cidade de São Paulo desfibrilador é exigido por lei


Aeroporto de Boston, nos EUA, é um dos locais onde desfibriladores estão disponívies para emergências (Foto: Luis Fernando Correia/G1)

Nova lei na cidade de São Paulo, que disciplina a obrigatoriedade da instalação de desfibriladores, que agora terão de ser instalados em locais com concentração a partir de mil pessoas ou circulação diária de mais de 3.000.
Com a nova legislação, são obrigados a manter desfibriladores os aeroportos, shoppings, centros empresariais, estádios de futebol, hotéis, hipermercados, supermercados, casas de espetáculos e locais de trabalho. Também ficam incluídos os clubes e academias com mais de mil sócios e instituições com concentração ou circulação média diária acima de 1.500 pessoas.
A lei anterior também estabelecia obrigatoriedade de aparelhos desfibriladores em todos esses estabelecimentos, mas desde que tivessem circulação média diária a partir de 1.500 pessoas.
Os locais que se enquadram na legislação deverão capacitar operadores para uso dos aparelhos, com cursos que obedecem as recomendações do Conselho Nacional de Ressuscitação.
Estabelecimentos e órgãos públicos deverão capacitar todos os integrantes das Cipas (Comissões Internas de Prevenção de Acidentes), brigadas de incêndio ou emergência, além de mais dois funcionários por turno, para cada desfibrilador disponível. Os estabelecimentos com serviços médicos em suas dependências deverão manter responsáveis técnicos médicos durante todo o período de funcionamento.
A legislação anterior previa a capacitação de apenas 30% do pessoal dos estabelecimentos obrigados a manter em suas dependências aparelhos desfibriladores.
O desfibrilador é um instrumento usado para combater a contração auricular ou ventricular no coração, com choques elétricos aplicados diretamente ou por eletrodos colocados tórax. É utilizado nos casos de parada cardiorrespiratória para restabelecer ou reorganizar o ritmo cardíaco.

Emoticons escondidos no Gtalk

Faça o teste.