quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Petróleo e Gás: nova descoberta pode beneficiar SC

A senadora Ideli Salvatti (PT/SC) comemorou o anúncio, feito pela Petrobras nesta última semana, de que foi encontrada uma quantidaderazoável de petróleo e gás no bloco submarino BM-S-12, localizado ao sul da bacia de Santos. De acordo com a senadora, nos próximosdias a Petrobrás já deve fazer uma comunicação oficial sobre a nova descoberta, mas o fato já foi informado à Agência Nacional do Petróleo (ANP), como é de praxe no setor petrolífero nacional.Para a senadora, esta é uma boa notícia para Santa Catarina, pois o poço 1-SCS-13, pertencente ao bloco BM-S-12, fica bem na região da costa marítima catarinense. “Este é apenas um dos poços do bloco BM-S-12, mas outros ainda poderão trazer boas surpresas para nós”,comenta Ideli.Além deste poço, existem na área, já produzindo, os poços Caravela e Cavalo Marinho. Há também os poços Tiro e Círon, que estão emdesenvolvimento, ou seja, quando a reserva já está confirmada, mas ainda não entrou em produção (fase de preparação de infra-estrutura).Petrobras está estudando um projeto de integração destes poços de escoamento do gás natural.
A senadora Ideli é autora de projeto de lei no Senado que prevê mudança nas demarcações marítimas e na distribuição dos royalties de Petróleo, para que mais municípios e estados, como Santa Catarina,e áreas como Educação e Previdência sejam beneficiados com riquezas a serem geradas pelas novas descobertas da Petrobras. Ideli tem insistido que Santa Catarina deve trabalhar com cinco prioridades em relação às novas descobertas de petróleo e gás na camada pré-sal: garantir a instalação terminal de gás natural liquefeito(GNL) em São Francisco do Sul; fornecimento de matérias-primas para 200 novos navios da Petrobrás; reforço na unidade da Petrobrás Itajaí; mais royalties para o Estado;e uma refinaria de petróleo.

Fonte:http://www.midiamais.jor.br/?id=noticias&idnoticias=1674

Postado por Salète Lemos desde Sur

Beijo animal

Filhote de vicunha chamado Antônio ganha ''beijo'' de um adulto em sua toca a céu aberto de zôo em Berlim, Alemanha. Antônio, nascido em 14 de outubro, é o primeiro da espécie a nascer no zôo em dez anos. As vicunhas, da família dos camelídios, vivem em áreas montanhosas.
Fonte:http://bichos.uol.com.br/album/20_10_2008_album.jhtm?abrefoto=2
Postado por Salète Lemos desde de Sur.