quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Porsche assume o controle da alemã Volkswagen

Empresa tem agora 35% das ações da VW. Próximo passo é a aquisição da Audi.

A Porsche aumentou de 30% para 35% a participação na Volkswagen e assumiu o controle da fabricante de carros alemã, a maior da Europa. A Porsche Automobil Holding SE anunciou, nesta terça-feira (16), a compra de um novo pacote de ações da VW com direito a voto de 4,89%, ampliando com isso para 35,14% sua participação na empresa, o que para a legislação alemã é o suficiente para configurar o controle.

Apesar de a Volkswagen já ser considerada subsidiária da Porsche, o objetivo da empresa continua ser a superação de 50% das ações. A execução do pacote acionário adquirido nesta terça-feira pela Porsche valerá efetivamente em novembro, quando o executivo Wendelin Wiedeking, que representa Wolfgang Porsche, lançará uma oferta de aquisição da filial de luxo Audi, segundo o pela legislação alemã.

Passado o “obstáculo” da Audi, a última barreira para chegar ao pleno controle da empresa será fazer com que o governo alemão mude a legislação que permita ao segundo maior acionista da Volkswagen, o Estado da Baixa Saxônia, ter o poder de bloquear decisões importantes. O governo confere o direito a um acionista minoritário com 20% das ações. A Porsche argumenta que para ter o poder de bloqueio, a parcela deveria ser de 25% das ações, de acordo com as leis normais do mercado mobiliário na Alemanha.

Fonte:http://g1.globo.com/Noticias/Carros/0,,MUL763193-9658,00-PORSCHE+ASSUME+O+CONTROLE+DA+ALEMA+VOLKSWAGEN.html