terça-feira, 14 de abril de 2009

Liberado na web maior acervo musical do mundo


O maior catálogo de arquivos musicais do mundo passou a ser de domínio público nesta terça-feira. O Arquivo de Música Contemporânea de Tribeca, em Nova York, nos Estados Unidos, foi liberado pela Universidade de Colúmbia, com quem o acordo para liberação do material fonográfico foi firmado na última semana.
Um dos primeiros acervos que podem ser acessados, segundo o site Arcmusic, é a coleção de blues do guitarrista da banda Rolling Stones, Keith Richards, com canções originais em 78rpm do músico Robert Johnson, datadas de 1937.
Ao todo, o arquivo fonográfico de Tribeca contém mais de 2 milhões de gravações, 3 milhões de fotografias, livros e vídeos, incluindo trilhas sonoras de filmes do cinema. O catálogo disponibiliza ainda gravações de música pop e traz dados sobre os músicos e bandas.
De acordo com o site ArtsBeat, hospedado no jornal americanoNew York Times, o compartilhamento do material não visa a fins lucrativos. A intenção da universidade em viabilizar o acesso ao acervo é uma maneira de estimular o desenvolvimento de novos projetos na área musical.

Vaticano veta indicados de Obama para embaixada do país


O Vaticano vetou três indicados de Barack Obama ao cargo de embaixador americano no Estado papal e aumenta a animosidade entre os dois países. A Casa Branca e a Igreja Católica Romana criticou decisões de Obama sobre o apoio a estudos com células-tronco e direitos de aborto, informou o The Guardian.
Fontes do Vaticano disseram ao jornal italiano Il Giornale que entre os rejeitados estavam Caroline Kennedy - John F. Kennedy - e outras pessoas que teriam opiniões diferentes da Igreja sobre temas como ciência e saúde pública.
O Il Giornale descreveu os vetos como uma tentativa do Vaticano de "medir forças" com o governo de Barack Obama. Grupos católicos classificaram a indicação de Caroline Kennedy como "inapropriada" e "um insulto calculado aos dogmas da Igreja", pela posição favorável ao aborto da advogada.
O Vaticano também recusou o nome de Douglas Kmiec - um professor de direito constitucional que apoiou Obama durante a corrida eleitoral americana. No entanto, o Vaticano afirma que não houve veto, pois nenhum americano foi oficialmente indicado para o cargo.

Ladrão hipnotiza vendedora e rouba joias de diamante

A polícia indiana procura um ladrão que teria hipnotizado a vendedora de uma joalheria e fugido com colares e pulseiras de diamantes avaliados em US$ 160 mil (cerca de R$ 347 mil).

De acordo com os policiais, um homem teria visitado a joalheira Seres na tarde de sábado, em Mumbai, apresentando-se como o proprietário do Royal China Hotel, que ficava a poucos metros da loja.
O homem disse que gostaria de dar as joias de presente a uma amiga que iria almoçar com ele no hotel e pediu à vendedora que levasse as peças até o local, onde ele pagaria por elas.
Após o consentimento do dono da joalheria, os dois seguiram para o hotel, onde a vendedora mostrou as peças ao suposto cliente.
"Quando a vendedora chegou ao hotel, o acusado atuou como se fosse o dono do local", afirmou o inspetor de polícia Prakash George ao jornal Daily News and Analysis.
"Quando Purswami mostrava as joias, ele pediu que detalhasse por escrito as peças. Neste momento a hipnotizou e fugiu com as peças mesmas", completou.
Segundo os policiais, a joalheria foi aberta recentemente e o proprietário teria consentido que as joias deixassem o local porque pensou que estaria fazendo "um grande negócio", contou a polícia ao jornal.
*Com a profusão de pseudo "hipnólogos" e "terapeutas" que dizem fazer regressão de memória, aproveitando-se de ingênuos, ligados ao esoterismo e acredidando no tratamento holístico...Os joalheiros que (não) se cuidem!

Divulgada a programação da Virada Cultural

A lista de atrações da Virada Cultural, evento que reunirá centenas de atrações se apresentando no centro de São Paulo por 24 horas ininterruptas, foi divulgada pela organização do festival. A programação começa às 18h do dia 2 de maio e só termina às 18h do dia 3.

O tecladista britânico Jon Lord, ex-Deep Purple, dará início à maratona de espetáculos no palco principal do evento, montado na Avenida São João. Ao lado da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, ele vai apresentar o Concerto Para Grupo e Orquestra, de 1970.

No mesmo palco, subirão ao longo da noite e madrugada afora Geraldo Azevedo, Marcelo Camelo, Tim Maia Racional (apresentado por Instituto, Bnegão, Thalma de Freitas e Dafé), Tribo de Jah, Cordel do Fogo Encantado, Zeca Baleiro, Novos Baianos e Maria Rita.

O Teatro Municipal, mais uma vez, reunirá artistas tocando álbuns clássicos na íntegra. Arrigo Barnabé, por exemplo, vai apresentar seu Clara Crocodilo, enquanto Egberto Gismonti tocará Alma e Tom Zé interpretará seu álbum de estreia, Grande Liquidação.

Completam a programação do Municipal Chico Cesar (Aos Vivos), Violeta de Outono (Violeta de Outono), Cama de Gato (Cama de Gato), Fafá de Belém (Água), Francis Hime e Orquestra Experimental de Repertório (Francis Hime) e Beto Guedes (Alma de Borracha).

Na Estação da Luz, acontecerão os shows em homenagem aos vinte anos da morte de Raul Seixas, a serem completados em agosto. Lá, cada atração irá interpretar um disco do cantor e compositor baiano na íntegra.

O primeiro show será da banda original de Raul, Os Panteras. A programação conta ainda com as presenças do último kavernista Edy Star, Vivi Seixas (filha do cantor), Kika Seixas (ex-mulher) e do roqueiro Nasi. A última atração será o cantor Marcelo Nova.

No Largo do Arouche, as atrações são as seguintes: Benito di Paula, Luis Ayrão, Wando, Reginaldo Rossi, Beto Barbosa, Wanderley Andrade, Bartô Galeno, Jane e Herondi, Silvio Brito, Odair José e Wanderley Cardoso.

A Praça Dom José Gaspar reunirá pianistas. Passarão por lá Duo Lumina, Duo Gis Branco, Vitor Gonçalves, Lulinha Alencar, Pepe Cisneros, Beto Betrami, Leandro Cabral, Edson Sant’anna, Beba Zanettini, Rafael Vernet, Délia Fischer e Mário Moita.

O Largo Santa Efigênia receberá Anelis Assumpção, Iara Rennó, Lívia Nestrovski, Danilo Moraes, Curumim, Rockers Control, DJ Tudo, Os Pamonheiros, Banda Cayana, Leo Cavalcanti, Marcelo Jeneci, Por quê?, Bárbara Rodrix, Dani Black e Pedro Altério e Comadre Fulozinha.

Na Praça da República, estarão grandes nomes do rock brasileiro. São eles: Tutti-Frutti, O Som Nosso de Cada Dia, Joelho de Porco, Camisa de Vênus, Velhas Virgens, Los Goiales all Stars, MQN, Matanza, Vanguart, CPM 22, Nação Zumbi, Nasi e The Electric Sitar Experience.

Lá, o último show será da Central Scrutinizer Band, considerada a melhor banda cover de Frank Zappa do mundo. O destaque fica por conta deste encerramento, que trará Ike Willis, lendário cantor do grupo de Zappa.

No Palco Rio Branco, o público poderá conferir apresentações dançantes de Sandália de Prata, Farufyno, Trio Mocotó, Clube do Balanço, Os Opalas, Sambasonics, Colomi, Balaco, Projeto Coisa Fina (Moacir Santos), Juliana Amaral e Gafieira etc e tal, Gafieira São Paulo e Havana Brasil.


Fonte:http://musica.ig.com.br/noticias/2009/04/13/veja+os+destaques+da+programacao+da+virada+cultural+5507902.html

Chico Buarque confirma presença na sétima Flip

O cantor, compositor e escritor Chico Buarque, confirmou sua presença na sétima edição da Flip (Festa Literária Internacional de Paraty), que acontece entre 1º e 5 de julho.
Vencedor do Prêmio Jabuti de melhor romance em 1992 com "Estorvo", Chico acaba de lançar "Leite Derramado" (Companhia das Letras), saga familiar que tem como pano de fundo a história do Brasil.
O escritor participou da segunda edição da Flip, em 2004.
Além de Chico Buarque, a organização do evento já confirmou também a vinda de nomes internacionais.
São eles o cientista e escritor britânico Richard Dawkins, o mexicano Carlos Fuentes, a irlandesa Anne Enright, o afegão Atiq Rahimi, o britânico Simon Schama, os americanos Gay Talese e Alex Ross e as francesas Sophie Calle e Catherine Millet.

Fonte:http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u550061.shtml

Eventos celebram a Semana dos Povos Indígenas

O Brasil possui 230 povos indígenas e 180 línguas, com direito a quase 14% do território nacional. A diversidade indígena brasileira vai desde aqueles sem qualquer contato em pleno século 21, até as comunidades urbanas organizadas.Após a resolução do STF com 19 recomendações sobre a demarcação das terras indígenas, os indígenas analisam esse quadro, ao chamar para si as questões indígenas diante da incapacidade do Poder Executivo em cumprir sua missão constitucional e o Legislativo, em regulamentar os direitos indígenas da Constituição de 1988.Com o lema "Posso ser o que você é, sem deixar de ser quem sou!" a Semana dos Povos Indígenas deste ano tem destaque nacional em dois eventos: em Brasília, na sede do Memorial dos Povos Indígenas, com apoio do Governo do Distrito Federal e FUNAI e presença dos Fulni-O e Pankararu (PE), Pareci e Yawalapiti (MT):Dia 15 – Celebração espiritual ao Pôr-do-Sol, com o acendimento do Fogo Sagrado pelos Pajés Xavante e Kaiwá.Dia 19 - Celebração do Nascer do Sol com 300 jovens de Brasília e indigenas, com a leitura da mensagem indigena ao homem branco.Em Bertioga, litoral de São Paulo - Festival Nacional das Culturas Indígenas:Dia 18 - Celebração Indígena GuaraniDia 19 - Dia do Índio, com a presença de 600 indígenas de nove etnias, com mostras, seminarios e feiras.Contatos – Memorial dos Povos Indígenas (61)3344.1155- Secretaria de Turismo (13) 3325.6205

Fonte: http://minhanoticia.ig.com.br/editoria/Brasil/2009/04/14/eventos+pelo+pais+celebram+a+semana+dos+povos+indigenas+5505036.html

Robô construirá primeira casa na lua

Pesquisadores da Universidade Malardalen, na Suécia, estão projetando um robô que deverá ser capaz de sair autonomamente de um foguete pousado na Lua, escolher um lugar adequado nas proximidades e construir uma casa.

Primeira casa espacial
O objetivo é grandioso, mas os passos estão sendo dados um cada vez. A primeira versão, que os pesquisadores esperam colocar na Lua em 2012, deverá ser capaz de transportar e montar uma casa de demonstração, algo mais parecido com uma barraca do que verdadeiramente com uma casa.
Aquela que poderá ser chamada de a primeira casa espacial terá uma massa de 5 quilogramas, tudo empacotado em um volume de 6 litros. Depois de montada, a casa lunar terá um ambiente de 10 metros quadrados.

Pedreiro robótico
Como se trata de um experimento de demonstração, os cientistas não estão se propondo a construir algo habitável. Construções habitáveis na Lua deverão pesar muito mais, devido tanto à necessidade de pressurização quanto à proteção contra a radiação e o impacto de meteoritos.
Contudo, o conceito de utilização de um robô específico para a construção automatizada de instalações na Lua é promissor. O robô, que já foi batizado de Roony, será construído em um projeto totalmente levado a cabo por estudantes da Universidade.

Tecnologias da NASA
Os primeiros protótipos de casas lunares da NASA também são infláveis. Para protegê-las contra radiação e impactos de meteoritos, a proposta é recobri-las com poeira lunar.

Fonte:http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=robo-construira-primeira-casa-na-lua&id=010180090414