quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Um rochedo de lava a 500 anos-luz da Terra

Astrônomos descobriram o primeiro planeta rochoso fora do sistema solar, depois de mais de 70 horas de observação. O CoRoT-7b, localizado na direção da constelação de Unicórnio, tem uma densidade semelhante à Terra, mas não pode possuir vida, porque está demasiado próximo da sua estrela. A temperatura à superfície é de dois mil graus.



A 500 anos-luz da Terra, lá para os lados da constelação de Monoceros (Unicórnio), há uma estrela ligeiramente menor e mais nova que o Sol. Em seu redor, os astrônomos acabam de descobrir o primeiro planeta rochoso encontrado fora do sistema solar: o CoRoT-7b. "É a recompensa suprema, demos de caras com uma Terra", revelou à AFP Didier Queloz, do Observatório de Genebra.



"Nós basicamente também vivemos num rochedo", indicou à AP Artie Hartzes, diretor do Observatório de Thuringer, na Alemanha. "É o mais perto de algo como a Terra que encontramos até agora. Está apenas demasiado perto do seu sol", acrescentou.



"Está tão perto que pode parecer como o Inferno de Dante. Modelos teóricos sugerem que o planeta poderá ter lava e oceanos fervendo em sua superfície. Com estas condições extremas, este planeta não é definitivamente um local onde a vida se desenvolve", afirmou Queiroz. "É quente, estão a chamá-lo um planeta de lava."


A temperatura na superfície de CoRoT-7b deverá rondar os dois mil graus centígrados de dia e os duzentos graus negativos à noite, segundo os especialistas. O exoplaneta (nome dado aos planetas fora do sistema solar) está a apenas 2,5 milhões de quilometros da sua estrela - 23 vezes mais perto que Mercúrio do Sol. Completa a translação em apenas 20,4 horas.



Os astrônomos já encontraram 374 exoplanetas, mas a maioria são gigantes gasosos. "Mas como o CoRoT-7b é rochoso, então podemos imaginar que planetas parecidos, com uma massa três ou cinco vezes superior à da Terra, também o são", acrescentou, referindo que uma dezena destas "superterras" já foram descobertas.



Mas descobrir que este exoplaneta era rochoso, medindo com precisão a sua massa e densidade, não foi fácil. Recorde-se que se encontra a 500 anos-luz da Terra e que um ano-luz corresponde a cerca de 9500 mil milhões de quilómetros. Os astrônomos tiveram de analisar informações de 70 horas de observação, aproveitando o momento em que o planeta passa frente à sua estrela.



"Como a órbita do planeta está alinhada de forma que conseguimos ver quando atravessa a sua estrela - diz-se que está a transitar -, podemos medir de forma correta, e não apenas inferir, a massa do exoplaneta, o menor alguma vez medido", disseram em comunicado. Esta estrela tem pelo menos outro planeta um pouco maior, que não pode ser medido por não "transitar".

Fonte:http://dn.sapo.pt/inicio/ciencia/interior.aspx?content_id=1364645

A hora e a vez de José Mayer



O ator José Mayer foi o brasileiro mais comentado nesta quarta-feira (16) na rede de microblogs Twitter. O ator de Viver A Vida chegou a ser um dos dez assuntos mais citados do dia na rede.

A brincadeira começou por conta da fama de sedutor do ator, cujos personagens sempre se relacionam com belas mulheres. Nesta terça-feira (15), segundo episódio da novela, o personagem de Mayer beijou Helena, personagem de Taís Araújo.
Semelhante ao que aconteceu com o ator Chuck Norris e com o personagem Jack Bauer, da série 24 Horas, Mayer ganhou o site www.josemayerfacts.com.br, com frases que enaltecem as qualidades do ator, sempre com boatos engraçados.

Viver a Vida vai ao ar de segunda a sábado, logo após o Jornal Nacional da Rede Globo.
Fonte: Web

Como cada signo reza antes de dormir

(Pérolas do humor que circulam pela net)
ÁRIES:
"Querido Deus! Dê-me PACIÊNCIA, e eu a quero AGORA"!
TOURO:
"Deus, por favor, ajude-me a aceitar MUDANÇAS em minha vida, mas NÃO AGORA."
GÊMEOS:
"Hei Deus...Ou será deusa?... Quem é você?....O que é você?... Onde está você?... Quantos de você há? Eu não posso te imaginar!"
CÂNCER:
"Querido Papaizinho, sei que eu não deveria depender tanto de você, mas você é a Única pessoa com quem eu posso sempre contar, enquanto meu seguro cobertor está sendo lavado."
LEÃO
"Oi, Papi! Eu posso apostar como você está realmente orgulhoso em ter a mim como seu filho!"
VIRGEM:
"Querido Deus, por favor faça do mundo um lugar melhor, e não o destrua como você fez da última vez."
LIBRA:
"Querido Deus, eu sei que eu deveria tomar minhas decisões sozinho. Mas, por outro lado, o que VOCÊ acha?"
ESCORPIÃO:
"Querido Deus, ajude-me a perdoar meus inimigos, mesmo que os crápulas não mereçam."
SAGITÁRIO
"OH ONIPOTENTE, ONISCIENTE, TODO AMOROSO, TODO PODEROSO, ONIPRESENTE, ETERNO DEUS, ESTOU PEDINDO CENTENAS DE VEZES: AJUDE-ME A PARAR DE EXAGERAR!"
CAPRICÓRNIO:
"Querido Pai, eu estava indo rezar, mas acho que devo descobrir as coisas por mim mesmo. Obrigado de qualquer forma."
AQUÁRIO:
"Oi, Deus! Alguns dizem que você é homem. Outros dizem que você é mulher. Eu digo que todos nós somos DEUS. Então, por que rezar? Vamos fazer uma festa!"
PEIXES:
"Pai Celestial, enquanto eu me preparo para consumir este último quinto de scotch para esquecer minha dor e meu sofrimento, possa minha embriaguez servir para aumentar sua Honra e Glória."

Antigo medicamento chinês pode funcionar contra a gripe suína

Cientistas da Universidade de Taiwan, na China, descobriram que a raiz de uma planta usada em 1918 para combater a Gripe Espanhola pode também ter efeito sobre a Gripe A, causada pelo vírus H1N1.

A raiz do funcho gigante (Ferula foetida), conhecida por seu forte cheiro, cresce no Irã, Afeganistão e na China. Os pesquisadores Fang-Rong Chang e Yang-Chan Wu descobriram que partes da planta são mais potentes para acabar com o vírus H1N1 do que os medicamentos antivirais disponíveis no mercado.

A planta é muito conhecida na medicina tradicional chinesa, e, de acordo com os pesquisadores, possui mais de 230 princípios medicinais.

Os cientistas afirmam saber sobre o uso da raiz do funcho gigante durante a gripe de 1918, e fizeram o estudo para descobrir se a raiz da planta tinha, de fato, propriedades antivirais. Na publicação do artigo, os cientistas afirmam que os componentes da planta podem “servir como novos componentes para o desenvolvimento de um novo medicamento” contra a gripe A.

Fonte:http://hypescience.com/21173-antigo-medicamento-chines-pode-funcionar-contra-a-gripe-suina/