segunda-feira, 8 de junho de 2009

Televisão reduz desenvolvimento cerebral e habilidades linguísticas nas crianças

Em novo estudo, crianças e seus adultos responsáveis pronunciaram menos vocalizações, usaram menos palavras e conversaram menos na presença de televisão audível. A estudo baseado em população é a primeira deste tipo completada no ambiente familiar, guiada pelo pesquisador Dimitri A. Christakis, médico, diretor do Centro para Saúde Infantil, Comportamento e Desenvolvimento no Insituto de Pesquisa Infantil de Seattle e professor de pediatria na Escola de medicina da Universidade de Washington.

Christakis diz já saber previamente que a exposição à televisão na infância é associada com atrasos na linguagem, problemas de atenção, mas por enquanto não parece claro o porquê. Esse estudo é o primeiro a demonstrar que quando a televisão está ligada, há uma redução do discurso em casa. Bebês vocalizam menos e as pessoas responsáveis por eles conversam com eles menos frequentemente.

TV deixa pessoas infelizes

O estudo analisou bebês de dois a quatro anos e um total de 329 crianças foram estudadas. As crianças usaram dois gravadores digitais em dias aleatórios mensamente durante dois anos. As crianças usavam um colete projetado especialmente, com um bolso que levava os gravadores a uma distância específica da boca e capturava tudo o que a criança falava e ouvia durante períodos contínuos de 12 a 16 horas. Os gravadores foram removidos somente para dormir, tomar banho e andar de carro. Um programa identificador de discurso processou os arquivos gravados para analisar os sons a que as crianças estavam expostas no ambiente, assim como os sons que eles emitiam.

Os modos de medida do estudo incluíam contagem das palavras dos adultos, vocalizações das crianças e suas conversações, definidas como interações verbais (quando uma crianças vocaliza e um adulto responde vocalmente ou vice versa) dentro de cinco segundos. O estudo descobriu que cada hora de televisão audível estava associada com uma redução significativa na vocalização da criança, além de sua duração e as conversações. Na média, cada hora adicional de exposição à TV também estava associada com uma diminuição de 770 palavras que as crianças ouviam de um adulto durante a sessão de gravação. Isso representa um decréscimo de 7% das palavras, em média.

Houve significativas reduções em ambas as contagens de palavras de adultos do sexo masculino e feminino. De 500 a 1000 palavras a menos de adultos por hora de televisão audível.

TV faz mal aos pequeninos

Adultos falam tipicamente 941 palavras por hora. O estudo descobriu que as palavras dos adultos são quase totalmente eliminadas quando a televisão está audível para a criança. Esses resultados podem explicar a associação entre a exposição de bebês à televisão e o atraso no desenvolvimento da linguagem. Isso também pode explicar atrasos cognitivos e de atenção, já que o desenvolvimento da linguagem é um componente crítico do desenvolvimento do cérebro na infância.

Fonte:http://hypescience.com/televisao-reduz-desenvolvimento-cerebral-e-habilidades-linguisticas-nas-criancas/

FHC é à favor de lobby

FHC veio receber o título de cidadão cotiano, no sábado dia 06/06.
No discurso declarou abertamente que é à favor de lobby!!! (Assumiu heim!)
Além disso pediu aos psdbistas que saíssem de cima do muro (o0) e assumissem as suas posições publicamente. (Qual delas?)
No encontro teve o característico ORGASMO DO PAVÃO.
A platéia lotada de baba ovos, aplaudindo-o frenéticamente, pois é disso que o pseudo pavão gosta...(aplausos).
Vaidade, seu nome é FHC.
Só tenho a lamentar, que um título de cidadão cotiano seja dado a esse Sr. que nada fez por Cotia, enquanto pessoas dedicadas a esta cidade são esquecidas.

Imagem:http://www.vermelho.org.br/diario/2006/0117/fhc-ujs.gif

Lenda de Narciso


Narciso era um belo rapaz que todos os dias ia contemplar sua beleza num lago.
Era tão fascinado por si mesmo que certo dia caiu dentro do lago e morreu afogado.
No lugar onde caiu, nasceu uma flor, que chamaram de narciso.

Quando Narciso morreu, vieram as Oreiades (deusas do bosque)- e viram o lago transformado, de um lago de água doce,
num cântaro de lágrimas salgadas.

- Por que você chora? - perguntaram as Oreiades.- Choro por Narciso - respondeu o lago.- Ah, não nos espanta que você chore por Narciso - continuaram elas. Afinal de contas, apesar de todas nós sempre corrermos atrás dele pelo bosque,
você era o único que tinha a oportunidade de contemplar de perto sua beleza.

- Mas Narciso era belo? perguntou o lago.- Quem mais do que você poderia saber disso?
- responderam surpresas as Oreiades.
- Afinal de contas, era em suas margens que ele se debruçava todos os dias.

O lago ficou algum tempo quieto e por fim disse:- Eu choro por Narciso, mas jamais havia percebido que Narciso era belo."Choro por Narciso porque, todas as vezes que ele se deitava
sobre minhas próprias margens eu podia ver, no fundo dos seus
olhos minha própria beleza refletida."



Imagem: Caravaggio
Fonte:http://www.simplesmentepoeta.hpg.ig.com.br/c_textos1/20-a_lenda_de_narciso.htm

Frase solta

A ESPERTEZA QUANDO É MUITA, VIRA BICHO E ENGOLE O HOMEM.

Imagem: possibilidades-selena.blogspot.com/