quarta-feira, 11 de junho de 2008

De um 'balde' para o papel

Primeiro foi lançado na Europa e agora chega aos EUA: a impressora Canon SELPHY CP770 parece um balde e fica bem em qualquer estante da sua casa. Fácil de ser carregada e com apenas 1,5kg, a impressora é voltada para fotos e vem com um visor de 2,5", que permite a visualização e correção das imagens. A resolução de impressão é de 300x300 dpi. Custa em torno de US$ 150 nas lojas dos EUA

Unicórnio nascido em cidade italiana faz lenda virar realidade

AP
À primeira vista, parece uma lenda que virou realidade. Uma corça de um único chifre ficou famosa e levou pesquisadores à cidade italiana de Prato, na Toscana. O animal, que tem quase um ano de idade, ganhou o apropriado apelido de Unicórnio.
Corça (Capreolus capreolus) nasceu com um único chifre em parque mantido pelo Centro de Ciências Naturais do Prato, na Itália
Os machos da espécie têm como característica um par de chifres. Mas Unicórnio tem apenas um, que surgiu exatamente no centro da cabeça. Ele tem um irmão gêmeo com dois chifres.
O animal nasceu em cativeiro, dentro do parque mantido pelo Centro de Ciências Naturais de Prato.
De acordo com Gilberto Tozzi, diretor do centro, é possível que uma falha genética tenha causado a anomalia.
"Esta é a prova de que o mítico unicórnio exaltado na iconografia e nas lendas provavelmente não era apenas um ser fantástico, mas um animal real, uma corça ou outra espécie com mutação similar a essa", afirmou Tozzi ao jornal britânico "The Guardian".
Os unicórnios têm lugar na mitologia desde a era pré-romana. Segundo algumas lendas, seu chifre tem o poder de reverter o efeito de venenos.

Fonte:http://www1.folha.uol.com.br/folha/bichos/ult10006u411276.shtml

Ciclistas pelados


Agora é a vez de São Paulo.
Neste sábado, 14 de Junho, acontecerá o "World Naked Bike Ride "
Um grupo de ciclistas nus, passeando pela cidade em protesto contra a poluição e mortes causadas pelos carros nas grandes cidades.
Esse evento já ocorreu em várias partes do mundo e agora é a vez de São Paulo.
Participe.
A reunião começará a partir das 12:oo h, na praça do ciclista que fica na altura do número 2400, da Av. Paulista.
Previsão para o início do passeio às 14:00h.

Fonte:http://www.ciclonudista.net/

Fotos do Universo mostram galáxias e "piruetas" solares

A agência de fotografias britânica Science Photo Library expõe, a partir deste sábado, em Liverpool, imagens do espaço capturadas por alguns dos melhores astrofotógrafos do mundo. A exposição Da Terra ao Universo marca as primeiras comemorações pelo Ano Internacional da Astronomia, no ano que vem.

Veja a galeria de fotos:

Esta nebulosa, fotografada pela Nasa em 2001, se formou a partir da explosão da Supernova, no ano 1054 a.C. A imagem faz parte da constelação Taurus, localizada a 6000 anos luz da Terra.


Nesta galáxia espiral, situada a milhões de anos luz da nossa, é possível ver regiões onde nascem as estrelas (cor-de-rosa). Esta cor é derivada da radiação das "estrelas-bebês" com o hidrogênio.


Imagem do planeta Júpiter, capturada a partir de um observatório no Havaí. As cores indicam as diferentes altitudes das nuvens. As brancas são de alta altitude, e as azuis, de baixa.
Imagem capturada por um observatório no Chile, em 2001, da Nebulosa Cabeça de Cavalo. As nebulosas são acumulações de gases e poeira cósmica em liberdade no espaço.
Foto da Terra capturada por um satélite da Nasa, entre 2001 e 2004. Na imagem é possível ver o Hemisfério Ocidental à esquerda e o Oceano Atlânitco no centro.
Fonte:http://www.uai.com.br/UAI/html/sessao_8/2008/06/06/em_noticia_interna,id_sessao=8&id_noticia=66124/em_noticia_interna.shtml

Fotos do Universo mostram galáxias e "piruetas" solares II

Explosão solar
Há 100 milhões de anos, a galáxia de Cartwheel foi atingida por uma outra, provocando uma explosão de estrelas. O anel azul brilhante demarca a área que concentra o maior número de estrelas.

Imagem da Supernova, Nasa. A região em azul é formada por gases a temperaturas de até 15 milhões de graus Celsius. Os anéis infravermelhos (vermelho e verde) são moléculas de hidrogênio.

A galáxia espiral Whirlpool foi capturada em uma foto do Telescópio Hubble, da Nasa. Nos "tentáculos" da galáxia encontram-se as regiões das estrelas recém-nascidas, em cor-de-rosa.
A foto mostra "piruetas" de raios solares. Gases são aquecidos ao serem expelidos e fazem uma trajetória em arcos até retornar à superfície a uma velocidade de 100 quilômetros por hora.
Capturadas por observatórios de diversos países e satélites da Nasa, as fotos revelam cores e formas fascinantes de nebulosas, de galáxias e suas estrelas, do Sol e suas “piruetas” formadas a partir de gases expelidos a milhões de graus centígrados. De acordo com a diretora de marketing da Science Photo Library, Maria Atoney, o objetivo da mostra é aproximar a ciência do público. “A exposição permite que se admire a beleza e a complexidade do Universo”, disse ela. “Além disso, nossas mentes são desafiadas a entender o tamanho gigantesco desses objetos, as imensas distâncias envolvidas e a pequeneza do homem diante disso tudo”. A exposição fica em cartaz no Albert Dock, em Liverpool, até o dia 29 de junho.

Fonte:http://www.uai.com.br/UAI/html/sessao_8/2008/06/06/em_noticia_interna,id_sessao=8&id_noticia=66124/em_noticia_interna.shtml

Arqueólogos dizem ter encontrado '1ª igreja cristã' do mundo


Arqueólogos anunciaram ter encontrado uma caverna no norte da Jordânia que pode ser a igreja cristã mais antiga do mundo, usada por discípulos de Jesus Cristo no primeiro século depois de sua morte.
Segundo especialistas, as igrejas mais antigas conhecidas datam do século 3 da era cristã.
O local é uma caverna subterrânea datada do período entre 33 d.C. e 70 d.C. encontrada embaixo da Igreja de São Jorge, na cidade de Rihab, no norte da Jordânia.
Os primeiros cristãos teriam fugido para a região depois de sofrer perseguição em Jerusalém. A igreja subterrânea seria um local de adoração e também a casa destes primeiros cristãos.
Segundo os arqueólogos, a caverna tem sinais claros de rituais realizados no início da era cristã.
Medidas
O diretor do Centro de Estudos Arqueológicos de Rihab, Abdul Qader Hussan, diz que a capela tinha cerca de 12 metros de comprimento e sete metros de largura.
A área de culto era circular, separada da área de estar. Também foi encontrado um túnel que leva a um reservatório de água.
"Descendo na caverna, em alguns degraus, é possível ver uma área de formato circular que seria a abside e vários bancos de pedra para os sacerdotes", disse Hussan ao jornal The Jordan Times.
Uma inscrição no chão da igreja acima da caverna cita os "70 amados por Deus e o Divino". Arqueólogos dizem acreditar que a frase se refere aos refugiados da perseguição religiosa em Jerusalém.
De acordo com os arqueólogos, eles teriam cultuado Jesus Cristo em segredo até o cristianismo ter sido adotado pelos romanos.
Hussan afirma que as escavações do túnel e do reservatório de água podem levar a equipe a descobrir mais vestígios sobre as vidas destes primeiros cristãos.
Status
Segundo o jornal The Jordan Times, a própria Igreja de São Jorge é considerada como a mais antiga igreja do mundo, construída no ano de 230 da era cristã. Este status é desafiado apenas por uma igreja, descoberta em Aqaba em 1998, que também data do século 3.
Hussan afirmou ao jornal que descobertas no cemitério perto da caverna já dão pistas valiosas dos antigos moradores. "Descobrimos objetos de cerâmica que datam do século 3 ao século 7", disse.
O vice-bispo da Arquidiocese Grega Ortodoxa, Archimandrite Nektarious, descreveu a caverna como "um importante marco para os cristãos de todo o mundo".
Até o momento, de acordo com Hussan, 30 igrejas foram descobertas em Rihab. "Acredita-se também que Jesus Cristo e a Virgem Maria tenham passado por esta região", acrescentou o arqueólogo.