terça-feira, 24 de março de 2009

Descoberto no México campo de jogo de bola do ano 650

Arqueólogos do Instituto Nacional de Antropologia e História do México (INAH) encontraram um campo de jogo de bola pré-hispânico de 45 metros de comprimento no sítio arqueológico de Monte Albán, no estado de Oaxaca, sul do país. As informações foram publicadas pela agência EFE.

O campo é o maior já encontrado até agora nesta que é uma das mais antigas cidades pré-hispânicas, tendo sido capital dos Zapotecas. O local de construção do campo foi povoado entre 650 e 850 d.C. e ficava na vila de Santa María Atzompa, fruto da expansão de Monte Albán.

No local foram encontradas também outras duas canchas de 20 e 28 metros de comprimento.
Antes dessa descoberta, os especialistas pensavam que o maior campo dedicado ao jogo fosse o estádio do centro de Monte Albán, com quarenta metros de comprimento.

Nas culturas mesoamericanas, o jogo de bola servia como um ritual e a construção dos campos era realizada, em geral, dentro dos recintos cerimoniais. O jogo consistia em lançar uma bola de borracha com o quadril ou o antebraço.

As representações em pedra dos jogadores já encontradas eram extremamente detalhadas e dividiam espaço com outras imagens em baixo relevo de sacerdotes, oferendas e jaguares - animal que teve um significado muito forte para todas as religiões mesoamericanas.

Após a descoberta, a diretora da zona arqueológica, Nelly Robles, afirmou que "ainda é um mistério o motivo pelo qual os campos foram construídos em uma área tão longe do centro de Monte Albán." A pesquisadora aponta que também é incomum que três campos de bola tenham sido construídos tão próximos. "Isto é algo que ainda temos para desvendar", disse ela.

Segundo a arqueóloga, as dimensões reais do monumento foram definidas e foi feita uma pesquisa de estratigrafia no local, a partir da qual se descobriu que ele foi construído os anos 650 e 850 d.C.
"Se o jogo de bola está associados ao desenvolvimento do sistema defensivo e da grande expansão do Monte Albán nesse período, faz todo o sentido encontrar um estádio deste tamanho que serviu a mais de uma geração e por isso sofreu várias restaurações em tempos pré-hispânicos", disse ela.

A exploração do campo de Santa Maria Atzompa vai determinar se ele era utilizado para uma espécie de ritual ou se foi apenas para entretenimento. Com a exploração, cientistas esperam também conseguir determinar as suas dimensões originais, já que, aparentemente, ele foi reduzido de tamanho com o tempo.

O campo de Atzompa será aberto para visitação no ano de 2012.

Fonte:http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI3656013-EI238,00-Descoberto+no+Mexico+campo+de+jogo+de+bola+do+ano.html

*Será aberto para visitação em 2012?
Boa data, tudo a ver com os Maias!

Adolescentes capturam imagens do espaço usando um balão

Usando uma câmera barata a bordo de um balão de hélio, jovens foram capazes de tirar incríveis fotos do espaço.
Os quatro estudantes espanhóis conseguiram mandar uma câmera fotográfica para a estratosfera usando um balão. Isso prova que, para conseguir boas imagens, não é necessário os bilhões de dólares investidos no Google, ou então um centro de pesquisas como o Centro Meteorológico da BBC.
As fotos foram tiradas a cerca de 30 quilômetros acima do mar. Os estudantes, de uma universidade na Catalunia, terminaram seu experimento em fevereiro desse ano. Eles acompanharam o trajeto de seu balão através de serviços oferecidos pelo Google Earth.
O coordenador da equipe, Gerar Marull, declarou que está fascinado pelos resultados obtidos. “Poder mandar um balão, com sensores feitos à mão, para o espaço, e conseguir imagens como essas é fascinante”.
A equipe, batizada de Meteotek, teve que passar por várias situações inesperadas e contar com uma boa quantidade de sorte.
“O balão que escolhemos foi inflado com Hélio e pesava apenas 1,5 kg. Ele conseguiu carregar o sensor e a câmera Nikon tranquilamente” explicou Marull.
Inicialmente, os integrantes da equipe ficaram preocupados com mudanças atmosféricas, já que a pressão se altera – mas, monitorando o projeto sempre, através do Google Earth, eles foram capazes de superar as dificuldades.
Os estudantes já estão sendo visados por universidades americanas, para pesquisas futuras.

Tartaruga com gases não consegue voltar ao mar na BA

Tartaruga de quase 200 quilos deve ficar em observação em tanque-hospital (Foto: Paolo Botticelli/PAT Ecosmar)

Ela foi encontrada encalhada em uma praia na cidade de Prado (BA).Infecção estaria provocando gases, dificultando mergulho do animal.

Uma tartaruga de quase 200 quilos foi resgatada após ficar encalhada, na última sexta-feira (20), na praia de Guaratiba, em Prado (BA). De acordo com a equipe da ONG Projeto Amiga Tartaruga (PAT) Ecosmar, o animal ficará em observação, pois, devido a um problema de formação de gases em seu abdome, não consegue mergulhar. Segundo o fundador da PAT Ecosmar, Paolo Botticelli, a tartaruga verde, como é conhecida, foi encontrada por um turista. Ela foi removida do local e transferida para um tanque-hospital na base da ONG em Porto Seguro (BA). A tartaruga marinha foi medicada e, na manhã desta segunda-feira (23), a equipe do PAT tentou devolvê-la ao mar. Entretanto, segundo Botticelli, o animal está com dificuldades para mergulhar devido a uma infecção que estaria provocando o acúmulo de gases na região abdominal. Por isso, ela deve ser transferida para um tanque maior, onde continuará em tratamento.

Fonte:http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL1054501-5598,00-TARTARUGA+COM+GASES+NAO+CONSEGUE+VOLTAR+AO+MAR+NA+BA.html

Transexual espanhol anuncia estar grávido de gêmeos

Um transexual espanhol, que nasceu mulher e decidiu ser homem, está agora grávido de gêmeos. Rubén Noé, de 25 anos, nascido Estefanía Corondonado, ainda mantém órgãos reprodutivos do sexo feminino. Ele disse à imprensa espanhola que segue o desejo de ser pai - que pode ser resultante, segundo suas próprias palavras, de fato de ter sido criado em um orfanato e adotado. O transexual disse ainda que acha seu caso "normal, porque o mundo está mudando". O caso de Noé lembra o do americano Thomas Beatie, transexual que no ano passado deu à luz sua primeira filha e está novamente grávido.

'Tabus sociais'

O espanhol afirma que resolveu tornar a história pública, após conseguir engravidar por meio de uma inseminação artificial, para "ajudar a acabar com os tabus sociais". "Já é hora de as pessoas começarem a considerar normal uma gravidez de um transexual. O mundo está mudando, cada vez vão aparecer mais casos assim", disse. Namorando a espanhola Esperanza Ruiz, de 43 anos e mãe de dois filhos, Rubén Noé pretende se casar e registrar os gêmeos em nome de ambos, sendo ele o pai. Para isso quer voltar ao tratamento hormonal, interrompido para a gestação.

Terapia

Noé afirmou estar convencido sobre sua identidade sexual e que nunca duvidou de "se sentir um homem". Assim que der à luz em setembro, pretende retomar a terapia com testosterona (hormônios masculinos) e operar os genitais. O que lhe preocupa agora é a saúde dos bebês. Ele sofre de epilepsia e foi advertido pelos médicos de que sua gravidez é de alto risco por causa da doença, pois eventuais convulsões poderiam provocar um parto prematuro. Mesmo assim, pretende expor "a barriga de grávido", como descreveu aos jornalistas espanhóis na cidade de Berga, próxima à Barcelona, onde está vivendo a gestação longe da família. Noé disse ter sofrido pressões da família ao tomar a decisão de engravidar. Por isso trocou Málaga, no sul do país, pela pequena cidade de 15 mil habitantes no nordeste espanhol. Mas quer publicidade para sua gestação e já negocia o preço de uma entrevista com dois canais de TV da Espanha. "A bomba é minha. Se eu não fizer, outro vai fazer e ganhar dinheiro com a minha vida", argumenta.
Fonte:http://noticias.bol.uol.com.br/ciencia/2009/03/23/ult958u77.jhtm