sábado, 24 de janeiro de 2009

Colírio que aumenta os cílios

Conta-se que eles vêm do Japão em diferentes potências e diferentes cores. “O preto é uma pimenta no olho, arde muito!”. A top Vivi Orth, que estava sendo maquiada e usou o tal colírio, logo confirmou. “Você fica cega por uns dois minutos, mas depois clareia muito”.
Nos EUA o referido colírio chama-se Latisse, deixa os cílios mais longos e espessos e começa a ser vendida no fim do mês apenas sob prescrição médica. O vidrinho de 3 ml, que dura um mês, custa salgados US$ 120. Mas tem médicos por lá que não estão soltando rojões de felicidade, não.
Reportagem publicada em janeiro no New York Times dá conta de que há médicos preocupados com o fato de que os consumidores de cosméticos sofram com efeitos colaterais menos desejáveis da droga, como olhos vermelhos e irritados e mudanças na pigmentação dos cílios ou mesmo das íris.
Um professor de oftalmologia da Escola de Medicina Johns Hopkins, nos EUA, disse que as reclamações mais frequentes dos pacientes de glaucoma eram olhos temporariamente vermelhos, irritação e pele da pálpebra mais clara ou escura. Mas em poucos pacientes com glaucoma que usaram o colírio contendo prostaglamina (mesmo princípio ativo do Latisse), a íris verde ou castanha mudou permanentemente para cor mais escura depois de seis a 12 meses de tratamento contínuo.
A Allergan se defende, e diz que conduziu teste clínico entre 280 voluntárias, metade delas usando o Latisse por 16 semanas. Os resultados do estudo foram revisados pela Food and Drgud Administration (FDA), a agência nacional responsável pela regulamentação de remédios e afins, que aprovou o produto no final de dezembro. Nesse estudo, os cílios normalmente cresceram 25% mais longos, 106% mais espessos e 18% mais escuros. E, ainda que 3,6% das pacientes tenham experimentado irritação nos olhos, nenhuma teve a cor dos olhos alterada.
Mas o professor da Johns hopkins contra-argumenta que os testes realizados pelo laboratório eram muito restritos e de muito curto prazo: “Eu aceitaria dados que informam ‘temos 100 mil pacientes no estudo da FDA e nenhuma mudança na cor dos olhos’”.
Ainda assim, porta-vozes da Allergan afirmam ser extremamente improvável a cor da íris ficar mais escura com o Latisse porque cada aplicação diária envolve só 5% da quantidade prescrita para os pacientes com glaucoma. Além disso, o medicamento é espalhado de leve na base dos cílios - e não pingado no olho.

Fonte:http://www.notasdebeleza.com.br/