domingo, 28 de setembro de 2008

A brasileira que faz estágio no CERN


Na verdade (re)encontrei a Flavia de Almeida Dias, uma querida ex-aluna. Ela está concluindo o bacharelado em Física na USP até o final de 2008. E, para a minha surpresa, já com o doutorado na ponta da agulha, descobri que a Flavinha passou as férias de julho deste ano em estágio no CERN - Organização Européia para Pesquisa Nuclear na Suíça, mais precisamente no LHC - Large Hadron Collider, o maior e mais importante acelerador de partículas construído pelo homem, recém inaugurado, e que virou assunto mundial até mesmo entre os leigos em Física.

Ela faz parte do Sprace - São Paulo Regional Analisys Center, grupo de pesquisa coordenado pelo prof. Dr. Sérgio Noaes (Unesp) que trabalha em cooperação com o CERN no CMS - Compact Muon Solenoid, um dos quatro experimentos já instalados no LHC.

O CMS e o gigante ATLAS (o maior detector do complexo do LHC) são os dois "caçadores" do bóson de Higgs, a partícula que falta para validar de uma vez por todas o Modelo Padrão de partículas e interações. Assim, encontrar a caríssima Flavinha foi quase como encontrar o próprio bóson de Higgs! Afinal, se ele for mesmo detectado no LHC, ela certamente já estará por lá, trabalhando no CERN, em pleno doutorado, com a mão na massa, ou seja, com a mão no bóson!

Prof. Dulcidio Braz Júnior
Fonte:http://fisicamoderna.blog.uol.com.br/

Falsificação de remédios movimenta US$ 75 bilhões, diz diretor da Pfizer

A falsificação de remédios movimenta pelo menos US$ 75 bilhões, "muito acima do tráfico ilegal de drogas", com a diferença de que o risco para quem comete estes crimes é "muito menor".

Esta é a estimativa do diretor de segurança global da companhia de pesquisa biomédica Pfizer Internacional, David Shore, que afirma que é "muito difícil conhecer a magnitude real do problema", embora acredite que este mercado cresça ao ano a um ritmo de 30%.

A internet se transformou no trampolim deste comércio de escala global e a Organização Mundial da Saúde (OMS) adverte de que 62% dos medicamentos vendidos na rede são falsos, com a ameaça que isto representa para a saúde da população.

Segundo os prognósticos do Center for Medicine in the Public Interest, dos Estados Unidos, este mercado alcançará um volume de aproximadamente 55,5 bilhões de euros em 2010, com um aumento de mais de 90% desde 2005.

*Enquanto isso, o governo se perocupa com a pirataria de CDs.

Fonte:http://noticias.bol.uol.com.br/brasil/2008/09/26/ult1766u28116.jhtm

Usar "bruxaria" vira tradição entre físicos

Fazer analogias com bruxarias virou uma tradição entre os físicos dedicados a manipular a luz com materiais especiais.

Em 2006, o britânico John Pendry calculou pela primeira vez como metamateriais (estruturas que "entortam" a luz como nenhuma outra) podem tornar objetos invisíveis. Pendry mencionou o manto da invisibilidade do personagem Harry Potter, de J.K. Rowling, em seu artigo científico por sugestão da mulher, fã do bruxo. Um homem invisível, entretanto, tem um grande problema: assim como ninguém pode vê-lo, ele não pode ver ninguém.

A equipe de físicos da Universidade de Jiao Tong (China) descobriu no começo do mês um "manto da antiinvisibilidade", que o homem invisível pode usar sob seu próprio manto para conseguir enxergar. Foi a partir dessa pesquisa que surgiu a idéia da Plataforma 9 3/4.
Como não bastasse tanta bruxaria, os cálculos do portal oculto deram outra idéia: a coluna mutante. "Podemos fazer uma coluna se parecer com qualquer coisa", disse o chinês Huanyang Chen.

Fonte:
http://historiadordocotidiano.blogspot.com/2008/09/portal-oculto-magico.html

Eleições 2008 - Perfil dos candidatos

Pesquise os antecedentes dos canditatos e o conteúdo dos seus crimes, neste link imperdível.
Após digitar o nome, clique no mesmo e saberá mais à respeito do dito cujo.

Fonte:http://cgi.folha.com.br/folha/especial/2008/eleicoes/busca.html?q=Marcelo+Frisoni&party=&city=S%E3o+Paulo&type=vereador