domingo, 23 de março de 2008

PÁSCOA - OVOS, CHOCOLATE E COELHO.

OVOS - Os ovos decorados de Páscoa são uma conseqüência do período e das práticas da Quaresma. Como era proibido comer ovos durante a Quaresma, chegava-se na Páscoa com uma grande quantidade de ovos perdidos. A partir Idade Média, suas cascas começaram a ser decoradas, conforme costumes variados em função dos países. As igrejas ortodoxas têm registros antigos de rituais de bênção e distribuição de ovos coloridos no começo ou no final da grande celebração pascal. No Ocidente, essa tradição começou no século XII e consagrou o ovo da Páscoa como o sinal da vida nova da ressurreição.

CHOCOLATE – Da França. Comer chocolate de diversas formas é uma tradição da Páscoa, principalmente na forma de ovos, trocados entre familiares. O chocolate chegou à Europa pela primeira vez no século XVI, vindo do México, com a descoberta do cacau na América.
Foi no século XVIII, na França, onde pela primeira vez decidiu-se esvaziar um ovo e preenchê-lo de chocolate. Depois o ovo de Páscoa começou a ser confeccionado em chocolate A progressão foi lenta e o costume consagrou-se no século XX. Nas tradições pascais, os ovos de chocolate são escondidos no jardim e as crianças devem encontra-los. Também são deixados pelos pais em ninhos e cestos, preparados e decorados na véspera pelas crianças em seus quartos ou em algum ligar da casa.

COELHO – O coelho é novinho. Foi um dos últimos animais domesticados pela humanidade, pelos monges, já na Idade Média. Também foi na Alemanha, pela primeira vez, onde o coelho ou a lebre foram associados com os ovos de Páscoa para celebrar a primavera. As crianças confeccionavam ninhos com folhas, ervas, flores e musgos, os instalavam no jardim ou em seus quartos, esperavam que o coelho os preenchesse com ovos coloridos. O costume do coelho de Páscoa chegou na maioria dos países católicos recentemente, durante o século XX.
Fonte: Livro “Guia de Curiosidades Católicas” de Evaristo Eduardo de Miranda.