segunda-feira, 23 de março de 2009

SABESP e a limpeza do lixo em Cotia

Crianças, nunca façam isso!

Comenta-se aqui em Cotia que a SABESP empresa estatal (leia-se: PSDB, José Serra e eleições) estará diversificando sua atuação. Agora será a empresa responsável pela coleta de lixo desta cidade. Até aqui tudo bem, mas...a SABESP é responsável pela Represa Pedro Beitch. Essa represa fica na Reserva Florestal do Morro Grande

RESERVA FLORRESTAL DO MORRO GRANDE

Com 108 quilômetros quadrados de área a reserva ocupa cerca de 33% do território da cidade. Em 1994, foi declarada pela ONU - Organização das Nações Unidas, como área núcleo da Reserva da Biosfera – título concedido mundialmente a conjuntos de áreas preservadas em torno de grandes metrópoles. Antes, o Morro Grande havia sido tombado pela UNESCO e considerado Patrimônio da Humanidade, título concedido a monumentos como as Pirâmides do Egito ou Ouro Preto, em Minas Gerais.

A REPRESA

Foto - Sonia Marques
Além do Rio Cotia, que nasce hoje ‘no pé’ da represa, fazem limites com a Pedro Beicht, os rios Sorocamirim, São Lourenço e a Represa do Guarapiranga. A captação de água para tratamento é feita na represa da Graça, conhecida como ‘Barraginha’. De lá segue para a Estação que trata mais 1000 litros por segundo e abastece 380 mil habitantes de 5 municípios. Essa represa abriga 4 mil nascentes. São quase 15 bilhões de metros cúbicos da mais pura água de todo o Estado de São Paulo. Um privilégio por ter todas as nascentes dentro da própria reserva livre de poluição. Segundo a Sabesp, 200 alqueires da mata foi replantada e esta foi uma técnica utilizada pelo engenheiro americano Pedro Beicht para proteger a própria barragem. Raízes de árvores nativas poderiam infiltrar sob a construção e comprometer a estrutura. Por isso, a solução de plantar uma grande área de pinus em volta, árvores que desenvolvem raiz pinhão, vertical e, ao mesmo, devido a altura, podem conter o vento e impedir a formação de ondas.
Foto- Claudio Damas

À margem de uma represa tão privilegiada, é possível ver o rastro humano. É fácil encontrar lixo abandonado, pouco é verdade, mas pode-se perceber latinhas de cerveja, copos de iogurte, sacos plástico jogados, etc...
Perigo a vista
A Reserva é cortada por uma estrada de ferro que liga o Porto de Santos a Mato Grosso, cortando o estado de São Paulo e por onde trafega praticamente a produção nacional para exportação, administrada pela América Latina Logística - ALL, e representa diariamente o perigo de um grande acidente ambiental. O secretário de Meio Ambiente, Laércio Camargo, disse que não há controle sobre as cargas transportadas. Um acidente, dependendo do tipo de produto químico pode contaminar para sempre a represa. Moradores do entorno reserva, na região de Caucaia do Alto, afirmam que constantemente encontram óleo e enxofre derramados nos trilhos da estrada de ferro. Devido a necessidade das locomotivas, somente o óleo diesel contido nos tanques das máquinas é suficiente para contaminar toda a represa em caso de acidente, alerta um ambientalista.

Outro problema é a morte de animais, que muitas vezes ficam sobre os trilhos atrás dos grãos que caem dos vagões e são atropelados pelos trens. A Fauna sendo dizimada.
*Penso que a Sabesp está negligenciando o maior bem existente nesta cidade.
Pra mim a água é ouro líquido e sabemos que no futuro ela será rara.
Segundo moradores do Morro Grande, a represa não possui vigias ou guardas florestais.
Dª. SABESP, primeiro cuide do que lhe cabe cuidar e limpe o que lhe cabe limpar, para depois querer limpar uma cidade.

O Número Sete em Nossa Vida

O número sete entra em todas as circunstâncias da vida, rege o desenvolvimento do homem e os acontecimentos do mundo, material e moralmente:

1 - A mulher tem, todo mês, um período de 14 dias (duplo sete) em que pode ser fecundada e outro, estéril.

2 - Até sete horas depois de nascido, não se sabe se o novo ser é apto para a vida.

3 - Aos sete dias de nascido, despega-se o cordão umbilical.

4 - Aos 14 dias (2 vezes sete) os olhos da criatura podem seguir a luz.

5 - Aos 21 (3 vezes sete) volta a cabeça impelido pela curiosidade.

6 - Aos sete meses saem-lhe os primeiros dentes.

7 - Aos 14 meses (2 vezes sete), anda.

8 - Aos 21 (3 vezes sete) exprime seu pensamento por meio da voz e do gesto.

9 - Aos sete anos rompem-lhe os segundos dentes.

10- Aos 14 desperta nele a energia sexual.

11- Aos 21 chega à puberdade e está físicamente formado.

12- Aos 28 anos (4 vezes sete) cessa o desenvolvimento físico e começa o espiritual.

13- Aos 35 (5 vezes sete) chega ao máximo de força e atividade.

14- Aos 42 (6 vezes sete) chega ao máximo da aspiração ambiciosa.

15- Aos 49 (7 vezes 7) chega ao máximo da discrição e começa a decadência física.

16- Aos 56 (8 vezes sete) atinge a plenitude do intelecto.

17- Aos 63 (9 vezes sete) prevalece a espiritualidade sobre a matéria.

18- Aos 70 (10 vezes sete) inicia-se a inversão mental e sexual e o homem se torna, como
se diz vulgarmente, criança.

( Autor : Jorge Adoum)

Fonte:http://dominioazul.blogspot.com/2009_02_01_archive.html
* Acrescento aqui que minha sobrinha atingiu os 4º e 5º ítens no primeiro dia em que nasceu.
Acrescento também, que temos 7 "buracos" na cabeça.
Dizem que o número 7 é um número cabalístico, mas não sei o que isso significa.

Romênia renuncia Drácula

O conhecidíssimo mito do conde Drácula é muito sinistro para representar a Romênia pelo mundo. Essa é a opinião do Ministério do Turismo romeno."O mito de Drácula não será a marca do país", declarou em comunicado à agência local Agerpres a ministra de Turismo, Elena Udrea. "A Romênia tem muitas coisas que podem ser promovidas como marca. Acho que pode ser representada muito melhor por muitas outras coisas", completou a ministra.No entanto, ela reconheceu que seu ministério não pode desprezar a força do mito no mundo todo na hora de vender a imagem do país e atrair os turistas.
"Ele é conhecido na Europa, na América, em todas as partes, e seria uma pena que não o utilizássemos quando for conveniente", afirmou a ministra.A lenda de Drácula e suas nunca bem delimitadas relações com a realidade foram e continuam sendo o tom da principal atração da Romênia, um país pobre do leste da Europa que só nos últimos anos começou a ter uma política de imagem turística mais organizada.O personagem do conde Drácula nasceu no final do século 19 pelas mãos do escritor irlandês Bram Stoker, que se inspirou na figura do príncipe romeno do século 15 Vlad Tepes e nas lendas de vampiros da Europa Oriental para criá-lo.O príncipe era tido como valente, sanguinário e feroz lutador contra os invasores turcos. Reuniu histórias de sádicas torturas por prazer. Ficou conhecido como Vlad, o Empalador, pelo brutal castigo que aplicava aos inimigos otomanos.
Fonte:http://noticias.bol.uol.com.br/internacional/2009/03/23/ult4740u30178.jhtm
* Que pena! Ele é tão sinistro! (No bom sentido).

A camiseta com leds da Inês

Camisetas com leds estão bombando nas nights.
O povo literalmente aceso, cada um com uma mensagem personalizada. Verdadeira febre.
Em Sampa "tropeça-se" nessas camisetas, além de chaveiros, cintos, etc...
Quem não é de Sampa pode encontrar com facilidade na net.

Casa de Julieta, em Verona, abre as portas para casamentos

A prefeitura de Verona está abrindo as portas da Casa de Julieta para casamentos, em uma tentativa de transformar a cidade na capital dos matrimônios na Itália.A iniciativa faz parte do projeto "Sposami a Verona", algo como "Case comigo em Verona", e o preço para realizar o casamento no local é de 600 euros, para os moradores da cidade, e 1.000 euros, para os outros.Segundo os idealizadores do projeto, a diferença de preço é para compensar os custos da emissão de documentos. A casa --símbolo da cidade de Verona-- teria pertencido à família Capello, que teria inspirado a família Capuletto na peça Romeu e Julieta, de William Shakeaspeare. A prefeitura de Verona tomou posse do imóvel no começo do século passado e, em 1935, submeteu-a a uma reforma mantendo o estilo gótico e medieval. "O serviço deve entrar em operação dentro de 15 dias e vamos promover a sinergia de todos os envolvidos com um casamento, do florista ao dono de hotel, passando pelos restaurantes e outras atividades que giram em torno de um matrimônio", disse à BBC Brasil o assessor da prefeitura de Verona, Daniele Poleto, um dos criadores do projeto. Os meses entre março e setembro --o período de primavera e verão-- são os mais populares para casamentos no Hemisfério Norte. "Mas faremos cerimônias durante o inverno também, pois o clima na cidade é muito sugestivo", acrescentou o assessor.Dentro da casa, em estilo medieval, será realizado apenas o casamento civil, em meio a lareiras de tijolos e escadas de madeira. A benção religiosa deverá ser feita na igreja. Na sacada, que na tragédia de Shakespeare era o local de onde Julieta se declarava para Romeu, a esposa poderá beijar o marido e jogar o buquê. A festa poderá ser feita no pátio interno do antigo sobrado e num amplo espaço no andar superior da casa. "A casa era usada, raríssimas vezes, para exposições artísticas que tinham como tema a história de Romeu e Julieta, mas recebíamos muitos pedidos de moradores de Verona para celebrar casamentos na casa e em outros lugares nobres da cidade e em horários diferentes daqueles comuns", disse Poleto, explicando que a casa de Julieta é apenas um dos novos locais que vão ser abertos para os matrimônios. Todos os dias, centenas de pessoas visitam a Casa de Julieta, uma das principais atrações turísticas de Verona. Elas escrevem, desenham e deixam bilhetinhos com mensagens de amor nas paredes de tijolos da fachada. Reza a lenda que quem tocar o seio esquerdo da estátua de bronze de Julieta erguida no jardim vai ter o amor correspondido.A abertura da casa é o ponto máximo de um pacote turístico mais amplo com pernoites em hotéis e jantares à luz de velas em restaurantes importantes. Com quase dois mil anos de historia, Verona é a quarta cidade mais visitada da Itália. Todos os anos, cerca de um milhão e trezentos mil turistas passam pela terra de Romeu e Julieta e fazem fila para entrar na casa.Com a iniciativa, a prefeitura já recebeu pedidos de casamento na Casa de Julieta vindos da Austrália, dos Estados Unidos, da Inglaterra, de Portugal e de países da Ásia. Daniele Poleto lembra que o casamento civil é para valer, com os documentos originais emitidos pelas autoridades públicas e consulares. "Não vai ser como em muitos lugares onde o casamento é apenas simbólico, aqui vai ter valor jurídico", afirma.A iniciativa "Case comigo em Verona" vai de encontro à tendência entre os italianos, que cada vez menos oficializam suas uniões. Segundo o Istat, órgão oficial de pesquisas, em 2007, 247 mil matrimônios foram celebrados no país, contra 270 mil em 2002.