quinta-feira, 24 de julho de 2008

O Messias chegou e as notícias não são boas: o Ibama licenciou Angra 3

Acaba de ser emitida a licença prévia para a construção da usina nuclear de Angra 3. Apesar do Estudo de Impacto Ambiental não esclarecer o destino do lixo radioativo da usina, o presidente do Ibama, Roberto Messias, assinou embaixo dessa desastrosa decisão do Governo Lula.
Roberto Messias é cúmplice desse equívoco histórico que vai ressuscitar um elefante branco radioativo.
Não deixe isso passar em branco! Você pode enviar um SMS (torpedo) e reclamar diretamente com Roberto Messias, presidente do Ibama, através do número: 061 9982-4409. Exerça o seu papel de cidadão, mostre sua indignação e cobre explicações do Governo Lula!
PARTICIPE AGORA!
Fonte:http://www.greenpeace.org/brasil/nuclear/noticias/messias-do-ibama-trouxe-mas-no

Revista publica foto da filha do "homem grávido"

Beatie e seu bebê na foto publicada pela "People". Crédito: Reprodução/Regine Mahaux/Getty/People

O site da revista norte-americana "People" publicou nesta quarta-feira, 23, a primeira imagem de Susan Juliette, filha de Thomas Beatie, o primeiro "homem grávido" da história.Beatie, um transexual de 34 anos que manteve os órgãos genitais femininos, causou polêmica ao revelar sua gravidez em março, na revista "The Advocate", voltada para o público homossexual.Casado com uma mulher, Nancy, Beatie é reconhecido legalmente como homem, após tratamento para mudança de sexo, pelo estado de Oregon, EUA.A criança, concebida por inseminação artificial, nasceu no dia 29 de junho.

Fonte:http://minhanoticia.ig.com.br/materias/493001-493500/493350/493350_1.html

Estudo de plantas médicas indígenas cai na ilegalidade

A pesquisa com plantas medicinais descobertas por culturas tradicionais só existe hoje no país se for feita na clandestinidade. Essa é a opinião do farmacólogo Elisaldo Carlini, da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), e de vários outros pesquisadores da área que participam da reunião anual da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência).
As pesquisas realizadas com plantas cujos conhecimentos venham de índios ou povos como quilombolas e ribeirinhos precisam de autorizações do CGen (Conselho de Gestão do Patrimônio Genético) que não tem sido concedidas.
Segundo Carlini, a criação do órgão, em 2001, criou de barreiras para a bioprospecção, a criação de drogas com base em recursos de seres vivos. A continuidade de um trabalho que ele orientava, com plantas utilizadas pelos índios krahô, foi proibido pelo órgão em 2003. "Eles estão querendo proteger as nossas riquezas, mas não é dessa maneira. Estão cometendo um crime de lesa-pátria, na minha opinião, porque estão impedindo a pesquisa."
Carlini preside também um congresso sobre fitomedicina, que acontecerá em São Paulo em setembro, e conta que a maior parte dos 1.500 trabalhos inscritos descreve plantas sobre as quais os cientistas não obtiveram licença para trabalhar. Sem aval, as pesquisas vão para a clandestinidade. Um programa dos SUS (Sistema Único de Saúde) para uso de plantas medicinais, diz, está atrasado por conta da burocratização da pesquisa no Brasil.
A química Vanderlan Bolzani, da Unesp, diz que falta de pesquisa leva ao uso inadequado da fitomedicina. Segundo ela, espécies estão sendo confundidas --algumas têm eficácia e outras não. Ela citou como exemplo algumas plantas parecidas com a Erythrina mulungu, calmante. Uma planta tóxica, a Petiveria alliaceae, tem sido usada como cicatrizante.
Eliana Rodrigues, da Unifesp, autora da pesquisa com os krahô, teve seu trabalho barrado no Cgen após uma disputa de índios por royalties. Ela conta que todo o processo de autorização leva em média três anos --passando pela universidade, Funai, órgãos de pesquisa e ambientais.
Outra questão polêmica é a repartição dos benefícios gerados com o uso do conhecimento tradicional associado à natureza. Em alguns casos, mais de uma etnia detém o conhecimento que foi aproveitado, e é difícil avaliar quem descobriu o uso médico de determinada espécie. Há caboclos de quatro regiões do país que usam uma mesma planta ansiolítica, que já teve eficácia testada cientificamente, diz Carlini. "Não tenho como descobrir que grupo usou primeiro."
Ele opina que o governo deveria se responsabilizar por descobrir quem tem o direito de receber o benefício e fazer a distribuição de lucros.
Habeas corpus
Num dos debates na SBPC, surgiu a idéia de os cientistas que não conseguem trabalhar pedirem habeas corpus preventivos ao STF (Supremo Tribunal Federal). "Há uma unanimidade na comunidade científica de que a legislação atual atenta contra a pesquisa e é equivocada", diz o consultor e ambientalista Fabio Feldman.
Maria Emerick, diretora do departamento do patrimônio genético do MMA, era aguardada para uma mesa-redonda, mas não compareceu até o fim do evento, na noite de ontem.
Hoje, uma medida provisória regulamenta a questão e há um anteprojeto de lei sobre o tema parado desde 2003 na Casa Civil. O ministro Carlos Minc (Meio Ambiente) afirmou na segunda-feira, na reunião da SBPC, que tentará "descriminalizar" a pesquisa e os pesquisadores. Ele disse que parte dos trabalhos poderiam ser autorizadas pelo Ibama e outra parte, diretamente pela universidade.
Carlini disse que vai insistir para que o ministro atenda a Febraplame, que congrega as associações para estudo de plantas medicinais.
Fonte:http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u423633.shtml

Reynaldo Gianecchini está internado no Rio



Reynaldo Gianecchini está internado na Clínica São Vicente, Rio de Janeiro. Segundo assessoria de imprensa do ator, ele sofreu uma reação alérgica e está em observação.
Na semana passada, Gianecchini estava com uma inflamação na garganta e ingeriu um antibiótico contendo penicilina, substância que provocou a alergia.
Ainda de acordo com a assessoria, o ator desconhecia ser alérgico a penicilina.
Gianecchini está em cartaz no Rio com o espetáculo Doce Deleite, em que contracena com a atriz Camila Morgado. As apresentações da peça serão suspensas nesta quinta, sexta e sábado. O espetáculo de domingo será apresentado normalmente.
Fonte:http://exclusivo.terra.com.br/interna/0,,OI3026237-EI1118,00-Reynaldo+Gianecchini+esta+internado+no+Rio.html

Marc Jacobs se casa com seu namorado brasileiro, Lorenzo Martone, neste domingo.

A cerimônia acontece ao meio-dia, em Paris.
O encontro do estilista com o top-executivo, que é um paulistano do tipo cool, fala cinco idiomas e mora em Nova York, foi mesmo fulminante: os dois estão juntos há apenas três meses! A primeira aparição pública do casal aconteceu em abril, na abertura da exposição de Takashi Murakami, no Brooklyn Museum. Parabéns para os dois!
Fonte:http://glamurama.uol.com.br/destaques/marc_jacobs_vai_casar.html

Após 5 mandatos, Justiça descobre que vereador em Pernambuco é analfabeto

Vinte anos exercendo o cargo de legislador e só agora a Justiça descobriu que ele não é apto para o cargo. O vereador João Gomes da Silva (PP), conhecido como João Miguel, cumpre seu quinto mandato consecutivo na Câmara Municipal de Cumaru, a 90 quilômetros do Recife. Mas sua candidatura à reeleição está ameaçada pela Justiça Eleitoral porque ele não conseguiu provar que sabe ler e escrever. João Miguel acertou apenas uma das quatro questões da prova de compreensão de texto, aplicada para comprovar que é alfabetizado, requisito para registro de candidatura.O Ministério Público Eleitoral solicitou a aplicação do teste para 14 candidatos da cidade que não têm o ensino fundamental completo. Sete deles não atingiram a média. O agricultor João Miguel, 66, conta que parou de estudar aos 12 anos, obrigado a trabalhar na roça depois da morte dos pais. O candidato disse que o texto da prova, uma reportagem sobre o aumento do preço do feijão no Brasil, "não entrou em sua cabeça". Resignado, ele diz que não pretende recorrer da decisão. João Miguel tem medo que lhe apliquem uma prova mais difícil. "Vou deixar a política para lá", afirmou. De acordo com o promotor eleitoral de Cumaru, Hilário Marinho, os candidatos que recorrerem da decisão não terão que fazer nova avaliação. "O TRE vai analisar os resultados e julgar procedente ou não a candidatura", afirmou. O vereador afirma ter feito a mesma prova para as eleições de 2004, quando foi reeleito para o quinto mandato, mas desta vez ele não conseguiu compreender o texto. "Passei meia hora fazendo o teste. Aquilo não entrou na minha cabeça de jeito nenhum", finalizou. O promotor Hilário Marinho explicou que neste pleito, "o grupo de promotores se preocupou que o teste fosse elaborado e avaliado por pessoas que tivessem um nível técnico apropriado para dizer se o candidato era ou não alfabetizado". Segundo ele, a prova foi elaborada pelo departamento de educação da Universidade Federal de Pernambuco e os postulantes precisavam acertar pelo menos duas das quatro questões. "A prova serve para avaliar o nível mínimo de alfabetização. Eles só precisavam ler e mostrar que compreenderam o que estava escrito", afirmou.
Fonte:http://eleicoes.uol.com.br/2008/ultnot/recife/2008/07/23/ult6012u23.jhtm

Cadela salva recém-nascido abandonado em Minas Gerais

Um recém-nascido foi salvo na madrugada desta quarta-feira por uma cadela após ter sido abandonado em um lote vago na cidade de Santo Antônio do Monte, região centro-oeste de Minas Gerais, a 185 quilômetros de Belo Horizonte. A cadela mestiça Xuxa se tornou a atração do bairro Nossa Senhora de Fátima por ter encontrado e arrastado até a calçada a caixa de papelão em que o bebê estava. O menino foi encontrado sujo de sangue e ainda com o cordão umbilical.
De acordo com vizinhos, a dona da cadela, Maria Luzia Campos, de 27 anos, acordou com os latidos do animal. Estranhando o comportamento de Xuxa, a mulher decidiu abrir o portão.
A cadela saiu em disparada, atravessou a rua e entrou no lote vago, de onde saiu puxando pela boca e empurrando com o focinho a caixa de papelão. Quando percebeu que se tratava de uma criança, Maria Luzia chamou o vizinho Valdeci Antônio da Silva, de 35 anos, que acionou a Polícia Militar (PM).
Fonte:http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2008/07/23/cadela_salva_recem_nascido_abandonado_em_mg_1465857.html

* Esta notícia já foi muito divulgada, mas resolví postá-la para mostrar que os irracionais somos nós. Um cão jamais abandonaria uma cria. Já os "racionais"...

Luiza Brunet diz que faz mais sucesso com homens do que sua filha

A modelo Luiza Brunet, 46, apresentou o 14º Prêmio Avon de Maquiagem, entregue na noite desta terça-feira (22), no La Luna Club, em São Paulo. No camarim, enquanto se arrumava para subir ao palco e entregar os sete prêmios da noite, ela contou que usava um recurso para deixar sua boca mais carnuda, à la Angelina Jolie.
"Estou com um batom que aumenta os lábios. É uma coisa!", falou. Mais tarde, durante entrevista ao programa "CQC", ela passou o tal batom na boca do repórter Oscar Filho.
Questionada pela Folha Online se faz mais sucesso com os homens do que sua filha, Yasmin Brunet, 20, ela disse: "Faço mais sucesso aqui no Brasil, porque tenho a típica beleza da mulher brasileira. Já a Yasmin puxou o pai e tem um outro biotipo, que não é tão brasileiro quanto o meu."
A modelo disse que sua meta é fazer televisão neste ano e que seu foco é a teledramaturgia. Ela, que já atuou na novela "Anjo Mau", da Globo, em 1997, disse que quer investir novamente nessa área.
"Estou fazendo curso de interpretação com a professora Leilane Lombardi e quero muito fazer televisão", afirmou. Brunet ainda contou que vai estar no próximo ano na Marquês de Sapucaí, desfilando no Carnaval carioca. "Vou continuar à frente da bateria da minha escola amada há 25 anos, a Imperatriz Leopoldinense."
Como faz praticamente em todas as entrevista que dá nas últimas três décadas, a modelo teve novamente que explicar para os repórteres presentes no camarim como mantém a tão aclamada beleza.
"Evito tomar sol, passo hidratante e uso pouca maquiagem. Mas olha, até para ir à praia eu uso um pouco de rímel e de batom. Ah, eu também malho. Quero chegar aos 50 enxuta!", disse.
Sobre os maquiadores, aos quais a noite era dedicada, Luiza disse que eles acabam se tornando confidentes para seus segredos. "A gente acaba ficando íntimo e falando tudo, né?", falou.
Para cada um dos sete prêmios que entregou, Luiza usou um figurino diferente, todos criados por Olintho Malaquias. Ela dançou e até fez performances no palco, ao que era elogiada com gritos eufóricos pelo time de fotógrafos da primeira fila.
Fonte:http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u425317.shtml

Google aposta na comédia

Foto by The New York Times

Seth MacFarlane, criador da série Family Guy, foi contratado pelo Google para dar origem a uma nova série de animação, cuja distribuição será feita exclusivamente pela Internet.
O novo desenho animado, já baptizado de Seth MacFarnale's Calcalcade of Cartton Comedy, será lançado no próximo mês de Setembro, numa primeira temporada que deverá contemplar 50 episódios com dois minutos cada.
Seth queria fazer episódios de 20 minutos como os da televisão. “Porque não lançar a coisa toda de uma vez?” Mas depois do Google fornecer informações sobre o comportamento dos internautas, que assistem apenas poucos minutos antes de clicar em algo novo, isso o convenceu a refazer o projeto.
A distribuição da série será feita através do sistema Adsense da Google, ou seja, em vez dos tradicionais anúncios de texto, serão colocados pequenos trechos de vídeo nas páginas de Internet aderentes.