segunda-feira, 11 de maio de 2009

Sobre o perfume Chanel Nº5

Muito bonito o site do Chanel Nº5.

No vídeo mencionam-se as flores usadas na confecção de famoso perfume, mas há um porém...
O fixador do perfume é retirado do Pau Rosa (Aniba rosaeodora Ducke).

Essa árvore, típica da Amazônia , de cuja casca se extrai um óleo rico em linalol, cobiçada pelas indústrias de cosméticos do exterior, principalmente as francesas, como a Coco Chanel, fabricante do Chanel Nº 5, está em extinção.

A produção do óleo essencial é baseada na destruição da árvore, cujo tronco é cortado, reduzido a cavacos e extraído em reatores por arraste a vapor para a indústria internacional de perfumaria e cosmética. Estima-se que meio milhão de árvores de pau-rosa já foram abatidas desde o início da exploração predatória iniciada na década de 30, ou 2 mil árvores abatidas anualmente para a produção de 50 toneladas de óleo.

Porque a Chanel omitiu o uso desse óleo na composição do perfume? http://www.chaneln5.com/es/#/home
Pau Rosa

Fonte: Web

O que o @ realmente significa?

Nós usamos esse símbolo todos os dias. Os americanos e ingleses chamam de “at sign”, os italianos de caracol, os eslavos de macaco e nós o conhecemos como arroba.
Mas o que ele significava há 473 anos atrás?
Em maio de 1536, um mercador chamado Francesco Lapi, que estava em Sevilha, na Espanha, escreveu o símbolo pela primeira vez. No entanto, não era seguido de um nome de domínio, como nos nossos e-mails. Naquele tempo, ele estava se referindo ao número de ânforas de vinho que seriam despachadas para Roma. Uma ânfora era uma medida comercial amplamente usada naquele tempo.
Em espanhol, a palavra para essa medida é “arroba”, que é o nome que o símbolo “@” recebe até hoje em nossa linguagem. Posteriormente, ele foi conservado em teclados de máquinas de escrever e aparece hoje em nosso computador.
As pessoas usavam o símbolo no comércio, e ele significava “ao preço de”. Foi em 1971 que Ray Tomlinson o incorporou ao e-mail. “Fazia sentido que eu indicasse o servidor daquele e-mail assim como as pessoas indicavam preços. O @ funcionou como um ‘em’”.

Fonte:http://hypescience.com/o-que-o-arrob-realmente-significa/

Arqueólogos dizem ter desenterrado um dos primeiros reis de grande cidade maia


Imagem de Copán feita por pintor no século XIX (Foto: Reprodução)

Corpo de nobre pré-colombiano está enterrado em templo de Copán.Especialistas hondurenhos vão estudar arcada dentária do homem
Da France Presse


Especialistas do Instituto Hondurenho de Antropologia e História acreditam ter achados restos de um dos primeiros reis da cidade maia de Copán. "Foi encontrado um esqueleto numa sepultura do templo de Oropindola que, de acordo com as investigações, tem grande importância", afirma o diretor do instituto, Darío Euraque.

A dinastia maia de Copán, que teve 16 reis, floresceu entre os anos 426 e 820 da Era Cristã e deixou belos monumentos de pedra no local, que fica 400 km a noroeste de Tegucigalpa. Segundo Euraque, os restos estão muito deteriorados, porque pedras pesadas caíram sobre os ossos do homem, com cerca de 30 anos. "Mas os dentes estão suficientemente conservados para que possamos continuar as pesquisas", afirmou ele.
Na tumba, os especialistas, coordenados pelo arqueólogo Ricardo Agurcia, acharam também oferendas para o morto. No mesmo templo, a equipe achou uma pintura que pode ter servido como base para jogos rituais.

Fonte:http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL1115309-5603,00-ARQUEOLOGOS+DIZEM+TER+DESENTERRADO+UM+DOS+PRIMEIROS+REIS+DE+GRANDE+CIDADE+M.html