segunda-feira, 27 de abril de 2009

México

O México está vivendo uma má fase. Além da preocupante gripe suína, agora sofre com terremoto.
" O governo do México determinou nesta segunda-feira a suspensão das aulas de todas as escolas do país até 6 de maio, como medida de prevenção à epidemia de gripe suína. Segundo o ministro de Saúde, José Ángel Córdova, 149 pessoas podem ter morrido em decorrência da doença. O número de mortes confirmadas permanece em 22, mas o governo investiga os outros casos."
"Um terremoto de seis graus de magnitude de momento atingiu nesta segunda-feira a Cidade do México."
Fonte:http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u556878.shtml

Cores e letras


Verifique as cores que faltam no seu nome completo.
Caso seja mulher, usar nome de solteira.
Considerar ausência, a falta das três letras. Se tiver apenas uma delas não há ausência.
Na ausência de uma determinada cor, usar na carteira uma fitinha com a cor respectiva.

Fonte: http://somostodosum.ig.com.br/testes/numerologia3/entrada.asp

Cérebro humano fabrica sua própria ‘maconha’

Cientistas brasileiros e estadunidenses descobriram que o cérebro fabrica uma proteína que age como maconha em receptores específicos do próprio órgão. A descoberta pode ajudar em pesquisas que buscam entender como a maconha funciona no controle de dor, no estímulo de apetite e para prevenir o uso indevido da droga.

“Achamos que as descobertas poderão ajudar na fabricação de remédios que promovam efeitos similares aos da maconha, mas sem correr o risco de viciar a pessoa na substância” explica Lakshimi Devi, do Departamento de Farmacologia da Faculdade de Medicina de Nova York. “Será útil ter um remédio capaz de bloquear o receptor THC do cérebro”.

Os cientistas chegaram as suas conclusões retirando pequenas proteínas do cérebro de ratos, chamadas de peptídeos, e determinando a seqüência de seus aminoácidos. A substância foi comparada com outro peptídeo, conhecido por bloquear, e não ativar, o receptor THC do cérebro – que recebe os efeitos da maconha.

No ano passado, cientistas descobriram que nossa pele produz uma substância que age como maconha. Agora foi identificada essa propriedade em nosso cérebro. De acordo com os pesquisadores que lideraram os estudos, estamos mais perto de acabar com o vício pela substância e tirar “uma boa lição” médica da situação.

Fonte: http://hypescience.com/cerebro-humano-fabrica-sua-propria-maconha/

Dez maneiras de manter a mente afiada

Que nossas juntas e nossos músculos vão perdendo a força enquanto envelhecemos é aceitável. Mas passar por essa situação com redução da nossa capacidade mental é algo impossível de ser tolerado.
Confira dez maneiras, comprovadas pela ciência, de manter sua mente afiada:

1. Faça alguma coisa! – cientistas começam a achar que exercício aeróbico pode ser a coisa mais importante para a manutenção de um cérebro ativo e saudável. Para manter sua mente em forma, o ideal é, no mínimo, meia hora de atividades físicas todos os dias.

2. Coma bem – uma dieta de baixa glicemia (muitas fibras, com quantias moderadas de gorduras e proteínas) é consumida pelo corpo de forma mais lenta do que as dietas de alta glicemia (doces). É preciso manter um ritmo normal na digestão, para que a energia transmitida ao cérebro seja a mais constante possível.

3. Observe sua dieta – tanto muitas quanto poucas calorias podem atrapalhar as funções básicas de seu cérebro. Dietas extremas podem levar a distração, confusão e perda de memória.

4. Cuide de seu corpo – as doenças que podem ser prevenidas – como diabetes do tipo II, obesidade e hipertensão – também afetam seu cérebro. Essas doenças estão conectadas com falhas no sistema cognitivo de nossos cérebros. Cuide de sua saúde física que sua saúde mental também estará bem.

5. Sono de beleza – quando dormimos e sonhamos, as memórias são selecionadas. Algumas são descartadas e outras ficam em nossa lembrança. Quando não dormimos, ou quando não dormimos bem, proteínas bloqueiam as sinapses (parte dos neurônios que fazem a ligação com outros, associando as lembranças) e fica mais difícil aprender novas coisas e até mesmo pensar.

6. Tome seu cafezinho – evidências cada vez maiores sugerem que o hábito de ingerir cafeína pode proteger o cérebro. A substância aumenta a capacidade cognitiva e seus consumidores tem menos chance de desenvolver o mal de Alzheimer. Na verdade, ainda não está claro se os benefícios vêm da cafeína ou de outros antioxidantes presentes no café – mas os cientistas confirmam que é sempre bom tomar o cafezinho, seja no trabalho ou em casa.

7. Coma peixe – algumas teorias creditam a evolução mental dos humanos a uma dieta rica em peixe. Nesse tipo de carne há essenciais ácidos graxos, como ômega 3, que são necessários para o desenvolvimento cognitivo. Além disso, sabe-se que também são benéficos no tratamento contra a depressão.

8. Relaxe - o stress pode ser um grande inimigo de uma mente saudável e ágil. Ele faz com que substâncias químicas nocivas ajam sobre áreas do cérebro envolvidas na memória. Alguns cientistas suspeitam que um estilo de vida balanceado, cheio de atividades relaxantes, como yoga e artesanato, podem atrasar a perda de memória característica da velhice, reduzindo o stress.

9. Não use suplementos – os suplementos estão em uma má fase, ultimamente. As vitaminas, de acordo com os cientistas, são, na maioria das vezes, um gasto sem motivo de dinheiro. Pílulas que dizem melhorar a capacidade do cérebro, como ginko-biloba e melatonina podem ir direto para o lixo. Isso porque, apesar de suas origens “naturais”, elas não estão livres de efeitos colaterais, como alta pressão sanguínea, problemas digestivos, problemas de fertilidade e depressão. E, entre indivíduos saudáveis, essas pílulas oferecem os mesmos benefícios do que um placebo.

10. Provoque seu cérebro – seja com sudoku, quebra-cabeças e outros desafios para o cérebro, esse tipo de exercício, acredita-se, deixa sua mente em forma. Mas isso não foi comprovado pela ciência. O que sabemos é que a falta de estudo é uma das razões que causa o declínio mental. Quanto mais você tenta aprender, menores são suas chances de ter um cérebro “lento” na velhice. A chave para isso é tentar compreender novidades, sentir o desafio do desconhecido. Você se sente mais desafiado montando um quebra-cabeça novo do que aquele que já montou e desmontou várias vezes

Fonte: http://hypescience.com/dez-maneiras-de-manter-a-mente-afiada/

Muitas saudades

Saudades. Um sentimento difícil de administrar.
No dicionário: sf (lat solitate) 1 Recordação nostálgica e suave de pessoas ou coisas distantes, ou de coisas passadas. Fala comigo por favor.