sábado, 28 de fevereiro de 2009

Manuscrito de Da Vinci pode esconder autorretrato do artista

Imagem foi identificada por jornalista e apresentada sábado, na Itália. Especialistas forenses, gráficos e policiais participaram da investigação
Especialistas removeram o texto, para descobrir o que havia por baixo dele. O que apareceu foi o rosto de um homem, depois identificado como Da Vinci. (Foto: Reuters)
Um esboço que durante cinco séculos ficou oculto sob um texto manuscrito em um dos cadernos de Leonardo da Vinci pode ser um autorretrato dele na juventude, de acordo com especialistas italianos que "envelheceram" o desenho para compará-lo com autorretratos do artista, feitos quando ele já era mais velho.
Escondido sob camadas de manuscrito numa página do "Códice sobre o voo dos pássaros", o desenho foi identificado pelo jornalista científico italiano Piero Angela, que apresentou neste sábado imagens de sua descoberta na televisão estatal italiana RAI. Estudando um fax de alta qualidade do códice, Angela primeiro detectou o esboço leve de um nariz sob o texto preto espesso da décima página do códice, disse ele em entrevista coletiva nesta sexta-feira (27). O estudioso convocou então a ajuda de historiadores da arte, especialistas forenses policiais e do departamento gráfico da RAI para converter em branco o texto preto que recobria o esboço, deixando-o da mesma cor que o papel.
Descoberta
Ao longo de meses de trabalho com micropixels, o designer gráfico Giovanni Stillitano pouco a pouco "removeu" o texto e revelou o desenho que há por baixo. O que emergiu foi o rosto de um homem entre jovem e de meia-idade, com cabelos longos, barba curta e olhar penetrante. Primeiramente, os traços foram comparados a todos os retratos e esboços conhecidos de homens jovens feitos por Leonardo, mas não foi encontrada nenhuma correspondência. Então, tendo notado semelhanças com o famoso autorretrato de Leonardo em idade avançada, pintado por volta de 1512 -- um trabalho de giz vermelho sobre papel, abrigado na Biblioteca Reale de Turim --, Angela se perguntou se o desenho poderia ser um autorretrato de Leonardo mais jovem.
Futuro e passado
Técnicas de investigação criminal foram usadas para correlacionar digitalmente o desenho com o retrato conhecido do artista e "envelhecê-lo" com tecnologia de reconfiguração facial, afundando os ossos molares e os olhos e enrugando a fronte.
A polícia considerou as duas imagens compatíveis "a tal ponto que podemos considerar razoável a hipótese de que as duas imagens retratam a mesma pessoa". Os resultados foram validados por um cirurgião plástico, Giuseppe Leopizzi, e verificados novamente por meio digital, quando o autorretrato de Leonardo mais velho foi "rejuvenescido" digitalmente. Com as rugas removidas e os olhos mais brilhantes, a versão mais jovem do autorretrato mais velho foi superposta ao desenho recém-descoberto, e descobriu-se que era quase idêntica. "Encontrar um novo desenho de Leonardo já é algo espantoso por si só", disse Angela. "Quando tentei envelhecer o rosto, colocando nele o cabelo e a barba do autorretrato famoso, um arrepio percorreu minha espinha. Parecia um irmão gêmeo de Leonardo." O especialista em Leonardo da Vinci Carlo Pedretti, da Universidade da Califórnia, descreveu o desenho como "uma das conquistas mais importantes no estudo de Leonardo, no estudo de sua imagem e também no estudo de seu pensamento".

Geléia de Pimenta

Ingredientes:
2 quilos de açúcar
2,5 litros de água
150g de pimenta dedo-de-moça sem sementes
10g de ácido cítrico
13g de pectina

Modo de Fazer:
Coloque a água em uma panela. Acrescente o açúcar, separando um pouco para ser misturado depois com a pectina. Adicione a pimenta, que deve ser batida no liquidificador com um pouco de água antes de ir para a panela. Acenda o fogo e mexa. Depois coloque a pectina misturada ao açúcar que ficou separado. Por fim, acrescente o ácido cítrico. Deixe ferver por 40 minutos. Está pronto.

Fonte:http://g1.globo.com/globoreporter/0,,MUL1021465-16619,00-SAIBA+COMO+PREPARAR+RECEITAS+COM+ESPECIARIAS.html