terça-feira, 17 de junho de 2008

Refugiados no mundo

É de assustar o número de pessoas que fogem de conflitos armados ou de catástrofes naturais.
Leia:http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u413320.shtml

Sony Ericsson lança celular com sistema de movimento do Wii

A Sony Ericsson apresentou nesta terça-feira (17) um celular que permite usar jogos utilizando o próprio aparelho como controle de movimento, em uma tecnologia similar à existente no console Wii, da Nintendo. A idéia do telefone F305 é fazer com que o usuário possa acionar comandos do game ao movimentar o aparelho.
"Essa é nossa primeira incursão nos games de movimento", afirma Howard Lewis, vice-presidente da empresa. "Nós vemos os jogos como um modo de interagir com consumidores jovens. É uma nova área do mercado em que a Sony Ericsson está entrando".
O aparelho vai vir com jogos pré-instalados, entre eles boliche e pesca. Além do sensor de movimento, o F305 tem câmera de 2.0 megapixels, Bluetooth e memória de até 10 Mbytes.
A bateria tem autonomia para 8 horas de jogo. A expectativa é que o produto chegue ao mercado no segundo semestre.
O controle com sensor de movimento é apontado como o principal sucesso do Wii. Ele captura os movimentos do jogador, transformando-se em espada, taco de beisebol, revólver, entre outros.

O plástico pode te deixar doente? Parece que sim

Parece que tudo o que comemos ou bebemos está coberto em plástico. O plástico embala nossas comidas rápidas, mexe nossos ovos, guarda nossa água e alimenta nossos bebês. Mas ele é um problema para a nossa saúde? Bem, depende do tipo de plástico, o que você faz com ele e a quem você pergunta. Bisfenol-A, um ingrediente do plástico, pode estar em nossa mente por ter sua segurança questionada recentemente.
Três fatores importantes devem ser verdadeiros para que um plástico possa causas problemas. Primeiramente, ele precisa ter algum ingrediente prejudicial em sua composição. Em segundo, a substância prejudicial precisa se desprender do plástico para entrar no seu organismo. E em terceiro, é necessária quantidade suficiente desta substância para causar danos em você.
Policarbonato, um tipo de plástico, possui pelo menos dois destes três critérios danosos. Ele contém um biosfenol A, (BPA, na sigla em inglês), que recebeu bastante atenção ultimamente por causa do seu uso nas mamadeiras que nossos bebês utilizam todos os dias e os danos que potencialmente causou em animais. Estudos mostraram que o BPA pode migrar do plástico para os alimentos e bebidas e, em seguida, para o seu corpo.
BPA é a molécula que mantém os ingredientes do plástico juntos. Mas em parte do policarbonato, nem todo o BPA se liga ao plástico. É esse BPA solto que se liga aos alimentos e bebidas que estão embalados em policarbonato e penetra no seu corpo.
No corpo o BPA age como um disruptor endócrino, mascarado como um hormônio sexual similar ao estrogênio. Isso é um problema em particular para o desenvolvimento sexual, que depende de sinais hormonais precisos: Crescer agora! Desenvolver pelos! Não ter seios, você é menino! Estudos mostraram que o BPA pode prejudicar ratos em desenvolvimento, mesmo em pequenas quantidades. A questão é se ele pode prejudicar os humanos nas quantidades nas quais regularmente estamos expostos.
Recentemente as autoridades sanitárias do Canadá decidiram tentar proibir as garrafas feitas do plástico policarbonato. Mesmo que as autoridades tenham concluído que a quantidade de policarbonato ingerido pelas pessoas é menor do que os níveis considerados seguros, eles se preocuparam que mesmo doses muito baixas pudessem prejudicar bebês em desenvolvimento e crianças. Tony Clement, o Ministro da Saúde canadense, disse em um discurso algo como: “É melhor prevenir do que remediar.”
A revista científica Reproductive Toxicology veiculou um artigo onde cientistas afirmam que houve mais de 40 estudos que mostram que o BPA causa danos em doses mais baixas do que as doses consideradas seguras.
Outra revisão feita por um painel de especialistas do National Institutes of Health, dos EUA, concluiu que há “alguma preocupação” que a quantidade de BPA que se desprende das mamadeiras de policarbonato ou das tampas das latas de leite em pó, possa prejudicar humanos em desenvolvimento. “Alguma preocupação”, o relatório explica, significa um meio termo entre “preocupação insignificante” e “forte preocupação”. Não é mortal, mas não também não é seguro.
Estudos mostraram que uma quantidade 5 mil vezes menor do que os níveis recomendados de BPA causam resistência à insulina (diabetes, síndromes metabólicas e falhas congestivas do coração) em camundongos adultos. Alguns pesquisadores pensam que o BPA seja responsável pelo desenvolvimento ampliado anormal do pênis, desenvolvimento sexual prematuro nas meninas, déficit de atenção, autismo e obesidade infantis, aumento da contagem de espermas e aumento de cânceres de próstata e mamas em adultos. O BPA “reprograma” genes, o que significa que alguns efeitos tóxicos podem surgir muito tempo depois da exposição ao material. O painel também pensa que o BPA, ao qual as mulheres grávidas estão expostas, possa afetar o cérebro dos fetos e gerar crianças com problemas comportamentais.
Para concluir, as pessoas não estão expostas a níveis de BPA considerados perigosos pelos governos. Mas muitos duvidam da precisão de qual seria a “quantidade segura”. Se o fato de saber que mesmo a pequena quantidade de BPA das embalagens é o suficiente para preocupar você, talvez seja a hora de mudar o sistema de armazenagem de alimentos e bebidas.

Fonte:http://hypescience.com/o-plastico-pode-te-deixar-doente-parece-que-sim/2

As 5 mais simples maneiras de desestressar

Se você tem alguns minutos, há tempo suficiente para usar um destes detonadores de estresse. O que você está esperando? Tente um agora mesmo.

Ilumine-se
Quando o seu corpo absorve luz do sol, amplia o efeito de substâncias químicas estabilizadoras do humor como a serotonina. Pegue alguns raios, mesmo que seja estacionando o seu carro um pouco mais longe para que você tenha que andar mais para o seu destino.

Pule corda
Não é apenas para crianças. Pular corda por 20 minutos ativa um processo de liberação de endorfinas e o movimento repetitivo o torna relaxado e focado. Exeercício aeróbico rejuvenesce até 12 anos.

Memórias antigas
Ouça uma música que traga boas memórias. “Muitas pessoas sentem uma reação visceral a algo que ouviam na sua juventude”, disse Suzanne Hanser, Diretora do Departamento de Musicoterapia da Universidade Berklee de Música nos EUA. Escolha qualquer música que lembre alguma imagem positiva.

Ria
Diversos estudos mostram que o riso diminui os níveis de cortisol, o hormônio do estresse. Portanto vá em frente; leia piadas e divirta-se.

Divirta-se na cama
Fazer sexo libera endorfinas que melhoram o seu humor e diminuem os sintomas do estresse.

Fonte:http://hypescience.com/as-5-mais-simples-maneiras-de-desestressar/

10 maneiras de ficar mais inteligente

Enquanto o seu Q.I. parece ser determinado geneticamente, portanto imutável, há ainda várias maneiras ficar mais inteligente, maximizando a sua inteligência funcional. Use bem a lista abaixo, pois estará investindo no seu maior patrimônio, sua mente.

1. Descubra
Aprender novas coisas pode reforçar o cérebro, especialmente se você acredita que pode aprender novas coisas. É um círculo vicioso: Quando você pensa que está tornando-se mais inteligente, você estuda mais, criando mais conexões entre os neurônios.

2. Exercícios
Estudos mostram que estudantes que praticam exercícios aeróbicos regulares ajudam a construir matéria cinza e branca no cérebros de adultos mais velhos. Em crianças o ponto alto foi o de levar a melhores performances em exames cognitivos.

3. Jogue videogame
Todo mundo que implorou por um videogame agora vai conhecer o melhor argumento para conseguir um: “Você não quer que eu tenha uma coordenação visual e motora inferior, quer?” Agora você pode falar que alguns jogos o tornam mais inteligente assim como o Brain Age, da Nintendo. Depois de esforços cuidadosos os jogadores “sentem seus cérebros rejuvenescerem”.

4. Zzzzzz
Tirar uma soneca rápida no escritório pode deixar seu chefe irritado?Informe-o que você, na verdade, merece uma promoção de acordo com os últimos resultados dos estudos sobre o sono. Um breve cochilo pode melhorar a sua memória, mesmo que dure apenas seis minutos.

5. Pratique
Pratique os tipos de questões que aparecem nos testes de inteligência. Ao se preparar para problemas verbais, numéricos e espaciais, típicos dos exames psicrométricos, você pode melhorar o seu escore

6. Mantenha-se afiado
Pesquisadores italianos descobriram que pessoas que tem mais de 65 anos que andam cerca de 9 km por semana em passo moderado tem 27% menos chance de desenvolver demência do que adultos sedentários. Os pesquisadores pensam que exercícios possam melhorar o fluxo sanguíneo no cérebro.

7. Mais devagar
Não existe o fenômeno anunciado por aí chamado de “leitura dinâmica”. Ao menos se o seu conceito de “leitura” significa compreender o texto. Estudos mostram que os leitores rápidos vão muito pior quando questionados sobre o texto. A resposta motora da retina, e o tempo que a imagem leva para ir da mácula para o tálamo e em seguida ao córtex visual para processamento, limita os olhos para cerca de 500 palavras por minuto, em eficiência máxima. O estudante universitário comum alcança,cerca da metade disto.

8. Sem pânico
Enquanto um leve nervosismo pode melhorar o desempenho cognitivo, períodos de estresse intenso nos transformam em neandertais. Tente controlar a sua respiração.

9. Beba chá
A cafeína do chá verde e preto faz o corpo pegar no tranco e afia a mente. Não é bom beber café e energéticos. Para um ganho cerebral excelente faça pausas regulares para beber chá. Doses pequenas durante o dia são melhores do que tomar uma única grande dose.

10. Coma peixe
Peixes oleosos são ricos em DHA, um ácido graxo Omega-3 responsável por 40% da formação das membranas celulares e podem melhorar a neurotransmissão. O DHA é necessário para o desenvolvimento do cérebro do feto e vários estudos ligaram dietas com bastante peixe à redução do declínio mental com a idade avançada. Mas antes que você morda a isca saiba que estes estudos se basearam no que as pessoas lembravam sobra as suas dietas, uma tarefa que cheia a peixe. Testes com Omega-3 em ratos não mostraram melhora nas habilidades cognitivas.

Fonte:http://hypescience.com/10-maneiras-de-ficar-mais-inteligente-2/