terça-feira, 24 de março de 2009

Adolescentes capturam imagens do espaço usando um balão

Usando uma câmera barata a bordo de um balão de hélio, jovens foram capazes de tirar incríveis fotos do espaço.
Os quatro estudantes espanhóis conseguiram mandar uma câmera fotográfica para a estratosfera usando um balão. Isso prova que, para conseguir boas imagens, não é necessário os bilhões de dólares investidos no Google, ou então um centro de pesquisas como o Centro Meteorológico da BBC.
As fotos foram tiradas a cerca de 30 quilômetros acima do mar. Os estudantes, de uma universidade na Catalunia, terminaram seu experimento em fevereiro desse ano. Eles acompanharam o trajeto de seu balão através de serviços oferecidos pelo Google Earth.
O coordenador da equipe, Gerar Marull, declarou que está fascinado pelos resultados obtidos. “Poder mandar um balão, com sensores feitos à mão, para o espaço, e conseguir imagens como essas é fascinante”.
A equipe, batizada de Meteotek, teve que passar por várias situações inesperadas e contar com uma boa quantidade de sorte.
“O balão que escolhemos foi inflado com Hélio e pesava apenas 1,5 kg. Ele conseguiu carregar o sensor e a câmera Nikon tranquilamente” explicou Marull.
Inicialmente, os integrantes da equipe ficaram preocupados com mudanças atmosféricas, já que a pressão se altera – mas, monitorando o projeto sempre, através do Google Earth, eles foram capazes de superar as dificuldades.
Os estudantes já estão sendo visados por universidades americanas, para pesquisas futuras.

Nenhum comentário: