terça-feira, 24 de março de 2009

Descoberto no México campo de jogo de bola do ano 650

Arqueólogos do Instituto Nacional de Antropologia e História do México (INAH) encontraram um campo de jogo de bola pré-hispânico de 45 metros de comprimento no sítio arqueológico de Monte Albán, no estado de Oaxaca, sul do país. As informações foram publicadas pela agência EFE.

O campo é o maior já encontrado até agora nesta que é uma das mais antigas cidades pré-hispânicas, tendo sido capital dos Zapotecas. O local de construção do campo foi povoado entre 650 e 850 d.C. e ficava na vila de Santa María Atzompa, fruto da expansão de Monte Albán.

No local foram encontradas também outras duas canchas de 20 e 28 metros de comprimento.
Antes dessa descoberta, os especialistas pensavam que o maior campo dedicado ao jogo fosse o estádio do centro de Monte Albán, com quarenta metros de comprimento.

Nas culturas mesoamericanas, o jogo de bola servia como um ritual e a construção dos campos era realizada, em geral, dentro dos recintos cerimoniais. O jogo consistia em lançar uma bola de borracha com o quadril ou o antebraço.

As representações em pedra dos jogadores já encontradas eram extremamente detalhadas e dividiam espaço com outras imagens em baixo relevo de sacerdotes, oferendas e jaguares - animal que teve um significado muito forte para todas as religiões mesoamericanas.

Após a descoberta, a diretora da zona arqueológica, Nelly Robles, afirmou que "ainda é um mistério o motivo pelo qual os campos foram construídos em uma área tão longe do centro de Monte Albán." A pesquisadora aponta que também é incomum que três campos de bola tenham sido construídos tão próximos. "Isto é algo que ainda temos para desvendar", disse ela.

Segundo a arqueóloga, as dimensões reais do monumento foram definidas e foi feita uma pesquisa de estratigrafia no local, a partir da qual se descobriu que ele foi construído os anos 650 e 850 d.C.
"Se o jogo de bola está associados ao desenvolvimento do sistema defensivo e da grande expansão do Monte Albán nesse período, faz todo o sentido encontrar um estádio deste tamanho que serviu a mais de uma geração e por isso sofreu várias restaurações em tempos pré-hispânicos", disse ela.

A exploração do campo de Santa Maria Atzompa vai determinar se ele era utilizado para uma espécie de ritual ou se foi apenas para entretenimento. Com a exploração, cientistas esperam também conseguir determinar as suas dimensões originais, já que, aparentemente, ele foi reduzido de tamanho com o tempo.

O campo de Atzompa será aberto para visitação no ano de 2012.

Fonte:http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI3656013-EI238,00-Descoberto+no+Mexico+campo+de+jogo+de+bola+do+ano.html

*Será aberto para visitação em 2012?
Boa data, tudo a ver com os Maias!

Nenhum comentário: