domingo, 22 de março de 2009

A Terra brilha vista do espaço

Se os filmes de ficção científica estiverem certos e existir vida inteligente em outros planetas do Sistema Solar, de uma coisa podemos ter certeza: para os alienígenas, a Terra brilha tanto quanto os astros que enxergamos daqui à noite.
Segundo Basílio Xavier Santiago, professor do Departamento de Astronomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, isso ocorre porque, sendo um dos oito planetas do Sistema Solar, a Terra é capaz de refletir a luz do Sol que incide nela, assim como fazem os outros planetas.
O brilho da Terra, quando vista de um outro planeta distante, conforme informa o professor, está relacionado a alguns fatores, como a distância da Terra ao Sol, que é de aproximadamente 150 milhões de quilômetros, e o tamanho da Terra, cerca de 12.600 quilômetros de diâmetro. Depende, ainda, "da distância da Terra ao planeta, que varia conforme a posição em que os dois planetas estão em suas órbitas, e da capacidade da Terra de refletir a luz, que chamamos de 'albedo'".
A Terra vista de Marte, exemplifica Basílio Santiago, seria mais brilhante do que Marte observado daqui. "Isso porque a Terra está mais próxima do Sol, é umas duas vezes maior e reflete 25% mais a luz solar do que Marte", explica.
Fonte:http://noticias.terra.com.br/educacao/vocesabia/interna/0,,OI3648152-EI8399,00.html

Nenhum comentário: