sexta-feira, 29 de maio de 2009

Eugène Ionesco


(1909 - 1994)

Teatrólogo romeno nascido em Slatina, criador do teatro do absurdo e um dos mais importantes nome do teatro do século XX, pelo estilo surpreendente e renovador, baseado no surrealistas e no inconformismo perante as convenções sociais.

Filho de pai romeno e mãe francesa, viveu a infância na França, mas regressou à terra natal (1925) com o pai, depois que os pais se divorciaram.

Graduou-se em como professor de francês pela Universidade de Bucareste (1928-1933) e casou-se (1936) com a romena Rodica Burileanu, com quem teve uma filha.

Regressou a França (1938) para concluir a sua tese de doutoramento e com a eclosão da II Guerra Mundial (1939) passou definitivamente a viver em Paris.

Sua peça de estréia foi La Cantatrice chauve (1949), uma comédia de apenas um ato classificada pelo seu autor de anticomédia e que se caracterizava pelo seu surrealismo verbal.

Com esta produção, inaugurou um novo tipo de teatro, que depois foi denominado pelos críticos de teatro do absurdo, onde os personagens aparentavam grotescas marionetes e cujos diálogos versavam essencialmente sobre a incomunicabilidade no relacionamento humano.

Fonte:http://www.dec.ufcg.edu.br/biografias/EugeneIo.html

FRASE DE IONESCO

São os inimigos da história que acabam por fazê-la.

Nenhum comentário: